O mangá baseado no filme anime Mobile Suit Gundam Narrative chegou oficialmente ao fim. O último capítulo da obra de Kōzō Ōmori foi publicado na revista Gundam Ace da editora Kadokawa, encerrando uma saga que se prolongou por quase sete anos.
A adaptação em mangá teve início em novembro de 2018, coincidindo com a estreia do filme nos cinemas japoneses. O mangá tem atualmente 15 volumes.
O final estava próximo há já algum tempo. Em julho de 2023, a revista tinha anunciado que o mangá se aproximava da sua “última batalha”, preparando os leitores para o desfecho da adaptação.
A história acontece no ano U.C. 0097, um ano após os eventos conhecidos como “Laplace’s Box”. Apesar da revelação da Carta do Século Universal reconhecer a existência e os direitos dos Newtypes, a estrutura mundial mantém-se praticamente inalterada. O conflito que ficou conhecido como “Laplace Incident” parecia ter terminado com a queda dos Sleeves.
No clímax desses eventos, dois mobile suits com psycho-frame completo demonstraram um poder que ultrapassava a compreensão humana. O unicórnio branco e o leão negro foram selados para remover esta ameaça da consciência das pessoas. Contudo, o RX-0 Unicorn Gundam 03, que desaparecera dois anos antes, prepara-se para reaparecer na Esfera Terrestre. Uma fénix dourada… com o nome Phenex.
O filme anime original, que serviu de base para esta adaptação mangá, foi lançado nos cinemas japoneses em novembro de 2018. A obra faz parte do universo Universal Century de Gundam e representa mais um capítulo na longa saga criada por Yoshiyuki Tomino.