
A mais recente edição da Shōnen Ace revelou que a adaptação para mangá de Katana Maidens: Toji no Miko vai terminar na próxima edição da revista a 26 de março de 2019.
O mangá por Saito começou a ser publicado na revista em outubro de 2017 e o 2º volume foi lançado em maio de 2018.
Na história, desde os tempos antigos, as donzelas de santuários que usam espadas têm exorcizado “aratama”, estranhos seres que ameaçam o mundo humano. Essas mulheres jovens que usam uniformes escolares e uma espada são chamadas de “Toji”, e servem como uma unidade oficial dentro da força policial como um “esquadrão especial da polícia de serviços religiosos”. O governo autoriza as Toji a usar espadas e a servir como funcionários do governo, e o governo criou cinco escolas em todo o país para as meninas frequentarem.
As meninas vivem uma vida normal na escola, sendo que ocasionalmente executam os seus deveres, empunhando as suas espadas e utilizando vários poderes para lutar e proteger as pessoas. Na primavera, as cinco escolas enviam a sua melhor Toji para competir num torneio. À medida que o torneio se aproxima, todas as representantes treinam rigorosamente para se fortalecerem e melhorarem as suas capacidades.
A série anime original de 24 episódios Toji no Miko (The Shrine Maiden Swordwielders) estreou nas TVs em janeiro de 2018 com animação pelo Studio Gokumi. A direção é da responsabilidade de Koudai Kakimoto (Cyborg 009 Call of Justice, Psycho-Pass), o argumento é de Tatsuya Takahashi (The IDOLM@STER Cinderella Girls, Pandora em the Crimson Shell: Ghost Urn, Eromanga Sensei) e o des ign de personagens é de Yoshinori Shizuma (ilustrador de Zero Kara Hajimeru Mahō no Sho/Grimoire of Zero). A produção é da Genco.