Após a morte de Arlindo Fagundes em janeiro de 2025, as autoras portuguesas Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada escolheram a mangaká portuguesa Kachisou (Cátia Sousa) com a nova ilustradora da sua icónica série Uma Aventura.
Kachisou vai ter assim a importante tarefa de desenhar uma das séries de livros mais importante em Portugal que acompanhou a vida de muitos. Vai estar presente na próxima edição do Maia BD de 23 a 25 de maio de 2025.
A séries de livros Uma Aventura começou a ser publicada em 1982 e em 2024 contava com 67 livros. A coleção segue as diversas aventuras de cinco jovens: as gémeas Teresa e Luísa, Pedro, Chico e João. Sem esquecer o cão das gémeas (Caracol) e o de João (Faial).
Uma Aventura teve direito a uma adaptação para série na SIC. Em 2009 estreou o filme Uma Aventura na Casa Assombrada, uma adaptação pela Valentim de Carvalho e pela SIC do livro de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada com o mesmo título.
Kachisou é uma artista portuguesa nascida em 1994 em Faro. Totalmente auto-didata, leitora de BD desde muito nova, aos 15 anos descobre os mangás, e depois de ler uma entrevista com a autora Hino Matsuri, decide ser artista de mangá. No Japão arrecadou inúmeros prémios: em 2017 uma primeira conquista, com um Award nominee no Silent Manga Audition 7 (SMA), e em 2018 no SMA8, atinge o grau de Grand Prix Runner-up. Este último prémio permitiu-lhe a entrada no SMA Masterclass, organizado pela editora COAMIX. Em 2019 voltou a ganhar outros dois prémios no SMA, desta vez num “round Extra”, o prémio Excellence Award Runner-up no SMAEx4, e um Grand Prix Runner-up no SMAEx5.
Entre as suas obras mais recentes encontramos Quero Voar, um livro publicado pela A Seita. Podem comprar a obra aqui com desconto.
Na descrição de Quero Voar podemos ler:
Uma maravilhosa novela gráfica de uma das mais recentes vozes da BD portuguesa. Kyle sente-se preso, acorrentado pelo seu pai autoritário, numa família religiosa e severa, sente que não consegue abrir as suas asas, ganhar espaço… voar! O reencontro com o seu amigo de infância, Jack, vai ser o momento da libertação, da fuga. Mas vai ser também o início de algo mais, de uma viagem daquelas que nem sempre acabam bem.
Kachisou, uma autora de banda desenhada vencedora de vários prémios de mangá no Japão, apresenta aqui a sua primeira obra de longo fôlego, um drama de adolescência com um sabor ao mesmo tempo doce e amargo, num estilo entre o realista e a linguagem do mangá japonês. Um livro num registo a preto e branco que inclui algumas das mais belas páginas da BD portuguesa contemporânea.