
O lançamento de obras mangás vem se consolidando cada vez mais em todo o mundo e no Brasil isso não é diferente. Segundo levantamento feito pelo site Bookinfo, os mangás concentravam 46,7% das vendas no mercado brasileiro de quadrinhos no mês de outubro, mês em que o 12 de outubro é comemorado o dia das crianças no Brasil.
Já o levantamento feito pelo blog Biblioteca Brasileira de Mangás mostrou que no decorrer do ano de 2025 houve no Brasil um aumento na quantidade de volumes de mangás publicados. Ao todo foram publicados 676 volumes mangás no decorrer de todo o ano de 2025 contra 656 em 2024, mantendo pelo quarto ano seguido o recorde da quantidade de volumes lançados no Brasil.
Outro ponto interessante levantado pelo blog BBM foi a quantidade de volumes publicados por cada editora. Em 2025 a editora Panini teve 394 volumes publicados no Brasil, seguido pela JBC com 153, NewPOP com 50 e o lançamento feito por outras editoras no Brasil foi de 74 volumes em 2025. O número de lançamento de novos volumes de outras editoras ter sido maior que os da NewPOP em 2025 se deu justamente pelo aumento da publicação de mangás por novas editoras no Brasil, com um destaque para as editoras MPEG (que publicou 21 volumes) e Pipoca & Nanquim (com 12 volumes publicados).
No decorrer de 2025 houve no Brasil 261 séries mangá sendo publicadas no decorrer do ano entre as diversas editoras, sendo 117 publicadas apenas pela Panini. Já de séries novas, 114 obras começaram a ser publicadas no Brasil em 2025 (12 obras a mais em comparação a 2024), sendo que 34 das novas obras foram de volumes únicos.
Os números de lançamento de Ebooks, Light Novels e outros produtos relacionados

Não foram apenas os mangás que tiveram bons números de publicação no Brasil. Segundo levantamento do blog BBM, o lançamento de volumes de mangás em formato de ebooks aumentou consideravelmente em comparação com o período entre 2020 e 2024. Em 2025 foram 160 volumes mangá publicados em formato ebook, sendo 131 volumes publicados apenas pela JBC. No decorrer de 2025 foram lançadas 41 séries em formato ebook.
Os números de lançamentos de Light Novels foram mais tímidos, mas, em comparação com o ano de 2024, houve uma queda nos números de lançamentos de volumes de Light Novels. No decorrer de 2025 houve o lançamento de 20 volumes contra os 25 volumes lançados em 2024. A editora Panini lançou 12 volumes de Light Novels, já a NewPOP e a JBC lançaram 4 volumes cada.
Em 2025 o Brasil teve o lançamento de dois artbooks, alguns livros e diversos outros tipos de produtos relacionados à obras de franquias de mangás ou voltadas à cultura pop japonesa. Entre as novidades, houve no Brasil publicação de livros de colorir das obras Atelier of Witch Hat e Blue Lock pela editora Panini, o lançamento dos livros Imagens Estranhas e Casas Estranhas (que serviram de base para a criação de obras mangás), além da publicação do livro Parasyte Eve (que serviu de base para o famoso jogo de mesmo nome) e da publicação das obras infantis Detetive Bundinha, Kuroro e Os Exploradores do Espaço e Olhares.









