A Editora Devir anunciou neste Amadora BD 2024 que vai publicar em Portugal os mangás Showa e Hitler de Shigeru Mizuki. Ambos os mangás fazer parte da coleção tsuru da Devir.
Publicado originalmente com 8 volumes pela Kodansha entre 1988 e 1989, final do período Showa, esta é uma obra que conta vários acontecimentos históricos da Era Showa no Japão. No Brasil a Devir anunciou a obra com um formato de 4 volumes.
Showa 1926-1939: Uma História do Japão é o primeiro volume do retrato histórico meticulosamente pesquisado por Shigeru Mizuki do Japão do século XX. Este volume trata do período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, uma época de elevado desemprego e outras dificuldades económicas causadas pela Grande Depressão.
Quando a Era Showa começou, o próprio Mizuki tinha apenas alguns anos de idade, então suas primeiras memórias coincidem com os primeiros eventos do período. Mizuki traz a história para o reino do pessoal, tornando-a palatável e, de fato, atraente, tanto para o público jovem quanto para os leitores mais maduros.
Ao descrever a militarização que levou à Segunda Guerra Mundial, a posição de Mizuki em relação à guerra é ponderada e muitas vezes francamente crítica – o seu retrato do Massacre de Nanjing pinta claramente o incidente (um tema controverso no Japão) como uma atrocidade. Showa 1926-1939 de Mizuki é uma história lindamente contada que acompanha como os desenvolvimentos tecnológicos e a mudança na estabilidade económica do país tiveram um papel na definição da política externa do Japão no início do século XX
Quem foi Adolf Hitler? Um jovem megalomaníaco e obsessivo, frustrado nas suas aspirações artísticas que se tornou um ditador com a ambição de dominar o mundo. A história contada com maestria por Shigeru Mizuki é um relato próximo da realidade sobre a vida e os desejos de um homem que marcou a História da Alemanha e do mundo – desde a sua juventude, passando por sua improvável carreira militar e o seu papel fundamental na II Guerra Mundial, até a sua morte.
Um mangá biográfico desenhado com pinceladas ousadas, que apresenta uma perspectiva japonesa sobre os acontecimentos que levaram ao maior conflito do século XX. Mizuki traça aqui um paralelo com a própria história militar do Japão, um tema que se tornou central na sua obra devido a sua posição pacifista e aos traumas causados por sua participação na guerra.
No mangá Hitler, Shigeru Mizuki mergulha nos livros de história para criar um retrato intenso e eloquente da figura de Adolf Hitler.