A Ala dos Livros já colocou à venda Mattéo – Quinta Época, uma banda desenhada com argumento e desenho por Jean-Pierre Gibrat. Podem comprar aqui com 10% de desconto e portes grátis.
Em Alcetia, Espanha, instalado em casa do maior latifundiário da região, Mattéo parece disposto a tudo para libertar Amélie, a quem os nacionalistas haviam capturado. Entretanto, e à medida que a Guerra Civil Espanhola caminha, de forma dramática, para o seu fim, o inimigo ganha terreno, estando cada vez mais próximo da posição ocupada por Mattéo e pelos seus companheiros.
Conseguirá Mattéo regressar a Collioure? A que preço?
Quinto volume da série assinada por J. Pierre Gibrat, Mattéo – Quinta Época, narra-nos o destino singular de um homem que, da Guerra de 14 à Segunda Guerra Mundial, passando pela Revolução Russa, a Frente Popular e a Guerra de Espanha, atravessará as primeiras décadas do século XX, uma época marcada por conflitos tumultuosos…
Com esta Quinta Época, a Ala dos Livros prossegue com a edição em Portugal de Mattéo, uma série brilhantemente desenhada por J.P. GIBRAT.
SOBRE O AUTOR:
Argumento e Desenho: Jean-Pierre Gibrat
Nasceu em Paris em Abril de 1954. Depois de ter estudado grafismo publicitário e artes plásticas, inicia-se na banda desenhada em 1977, desenhando várias histórias curtas para a revista Pilote, as quais, em 1980, seriam compiladas no álbum “Visions Futées” (que conta com argumento de Éric Simonet, Jackie Berroyer e J.P. Gibrat). Em 1978, edita “Le petit Goudard”, uma série com argumento de Jackie Berroyer que mais tarde será compilada pela Dargaud em cinco álbuns. Paralelamente, Gibrat publica outros trabalhos em publicações como o “Le Nouvel Observateur”, “L´Événement”, “Science et Avenir” e as revistas infantis “Je Bouquine” e “Okapi”. Para esta última, realiza « Médecins Sans Frontières », com argumento de Gui Vidal e Dominique Leguillier. A partir dos anos 90 a obra de Gibrat regista uma tendência mais adulta, incluindo-se nesta fase as obras “Pinocchia” (1995, com argumento de Francis Leroi ) e “Maré Baixa” (1996, com argumento de Daniel Pecqueur).
Com a publicação de “Destino Adiado” (1997) e de “O Voo do Corvo” (2002), Jean-Pierre Gibrat passa a assinar o argumento das suas próprias histórias, o que volta a suceder na aclamada série Mattéo.
Meus parabéns especial, bênçãos infinitas, a leitura complementar sobre estes artigos foram bem preciosas.