O jornal japonês Asahi Shimbun anunciou os vencedores do 28º Tezuka Osamu Cultural Prize (28º Prémio Cultural Anual Tezuka Osamu).
Os prémios comemoram as contribuições do pioneiro do mangá Osamu Tezuka (Astro Boy/Mighty Atom, Kimba the White Lion/Jungle Emperor, Phoenix, Black Jack) reconhecendo o mangá que melhor segue a sua tradição.
Grande Prémio
1-byō 24-koma no Boku no Jinsei (Ma Vie en 24 Images par Second, or My Life at 24 Frames per Second) – Rintarō
Uma autobiografia do aclamado realizador e animador de anime Rintarō, que dirigiu obras como Galaxy Express 999, Harmagedon, X/1999 e Metropolis, e trabalhou pessoalmente com Tezuka em Astro Boy, Kimba the White Lion e Phoenix: Karma Chapter
Prémio Novo Criador
When the Chameleon Flowers Bloom (Dokudami no Hana Saku Koro) – Shiho Kido
Shigaraki é propenso a birras, e o seu comportamento imprevisível faz com que seja um estranho na turma. Um dia, o aluno modelo Shimizu dá uma vista de olhos à obra de arte em barro de Shigaraki durante uma aula de artes e ofícios e fica imediatamente cativado por ela. Este acontecimento leva-o a ficar obcecado pelas criações de Shigaraki.
Prémio para trabalho Curto
The Kinks – Shunji Enomoto
A Yokote City Masuda Manga Art Foundation, a fundação que gere o Museu de Manga Yokote Masuda, ganhou o prémio especial deste ano por contribuir para a difusão cultural do mangá.
O Asahi Shimbun agendou uma cerimónia de entrega de prémios em Tóquio para o dia 5 de junho. O vencedor do Grande Prémio receberá uma estátua de bronze e 2 milhões de ienes (cerca de 13.300 dólares), enquanto os outros vencedores receberão, cada um, uma estátua de bronze e 1 milhão de ienes (cerca de 6.600 dólares).