Os números divulgados pela deputada Sol Son, da Comissão de Cultura, Desporto e Turismo da Assembleia Nacional sul-coreana, revelam uma pirataria crescente de webtoons. Entre 2020 e 2024, os pedidos de remoção de distribuição não autorizada de webtoons coreanos no estrangeiro saltaram de 48.452 para 393.038 casos, um crescimento quase oito vezes superior.
Apesar do aumento nos esforços de fiscalização levados a cabo pela Agência de Proteção de Direitos de Autor da Coreia (KCOPA), apenas 8,8% dos pedidos de remoção foram bem-sucedidos em 2024, o que corresponde a cerca de 8.300 casos. Mais de 91% das cópias ilegais permanecem online, acessíveis a milhões de utilizadores em todo o mundo.
A categoria dos webtoons representa agora 77% de todos os pedidos de remoção relacionados com conteúdo coreano, segundo dados de agosto de 2025. Este valor reflete tanto a popularidade global crescente dos webtoons coreanos como a sofisticação cada vez maior das técnicas de pirataria. Em contraste, os pedidos relacionados com conteúdo de vídeo aumentaram apenas 2,4 vezes no mesmo período, enquanto os casos ligados à música diminuíram.
만화 · 웹툰을 사랑하는 국회의원 모임 발족식이 있었습니다!
만화가 선생님들은 멋진 모자를 쓰시는 게 룰인가요?
국회에 등장한 케이팝데몬헌터들과 사진도 찍으며 즐거운 시간을 보냈습니다.웹툰 종주국으로서 전 세계로 도약하는 만화·웹툰 산업에 대한 기대와 지원은 물론, 열악한 노동환경에… pic.twitter.com/2dw2wPJFd7
— 손솔 (@sonsol_jinbo) September 25, 2025
Sol Son sublinha que as medidas atuais carecem de poder executivo real. Os pedidos de remoção não têm força legal vinculativa e dependem de os detentores dos direitos de autor tomarem medidas judiciais adicionais em cada país onde o conteúdo pirata está alojado, um processo moroso, dispendioso e muitas vezes ineficaz.
O relatório identifica também a escassez de recursos humanos e orçamentos estagnados como obstáculos críticos. A Divisão de Proteção de Direitos de Autor do Ministério da Cultura, Desporto e Turismo emprega atualmente apenas 28 funcionários, número considerado insuficiente para processar o volume crescente de casos. O orçamento para cooperação com a Interpol na fiscalização internacional de direitos de autor mantém-se congelado em 1,2 mil milhões de wons (cerca de 870 mil dólares) para 2025 e 2026.
Mais preocupante ainda é a redução prevista no orçamento total de fiscalização para 2026, que desce de 54,88 milhões de wons para 53,28 milhões de wons. Esta diminuição levanta receios de que a capacidade de fiscalização no terreno possa enfraquecer ainda mais precisamente quando a indústria mais precisa de proteção.
Legisladores e especialistas da indústria exigem maior cooperação internacional e estruturas legais vinculativas para proteger a indústria dos webtoons sul-coreanos. Este setor tornou-se numa das principais exportações culturais do país, mas encontra-se cada vez mais vulnerável à pirataria global. A popularidade de títulos como Solo Leveling, Tower of God ou The Remarried Empress atrai milhões de leitores legítimos, mas também alimenta uma economia paralela de sites piratas que geram receitas publicitárias à custa dos criadores originais.