Cada vez mais plataformas japonesas de venda de mangá e anime estão a ser negativamente impactadas nos seus negócios devido às restrições impostas pela Mastercard e Visa.
O mais recente exemplo é a Melonbooks, uma plataforma japonesa que vende mangá (doujinshi), videojogos e Blu-rays anime publicados de forma independente, que anunciou subitamente que a partir de dia 18 de novembro vai deixar de aceitar pagamentos via Mastercard e Visa.
Juntamente com a Manga Library Z que fechou as suas portas recentemente porque perdeu as suas principais formas de pagamento, estes são dois exemplos de uma série de plataformas de conteúdos japonesas que são afetadas pelas regulamentações mais rigorosas das companhias internacionais de processamento de pagamentos.
Embora o anúncio oficial da Melonbooks não apresente uma razão para esta decisão, é provável que tenham recebido um pedido para remover conteúdo para adultos. Ultimamente, os processadores de pagamentos internacionais têm reforçado as suas regulamentações, para evitar situações em que as suas redes de transferência de dinheiro sejam utilizadas na monetização de conteúdos sexuais produzidos ilegalmente e/ou conteúdos que retratam atos sexuais envolvendo menores.
Estas restrições impostas pela Mastercard e Visa têm um grande impacto nos sites japoneses que oferecem fanart e mangá doujinshi. Até agora, este ano, Skeb, Niconico, DMM, DLSite e Fantia estiveram entre os sites que tiveram de desativar os pagamentos via Visa e Mastercard.
Este último anúncio sobre a Melonbooks gerou preocupações nas redes sociais japonesas de que as regulamentações aplicadas pelos processadores de pagamento estão a ter um impacto injusto nos artistas de mangá autopublicados e nos criadores de fanart.