Vai ser dia 8 de setembro que a Iguana (Penguin Random House Portugal) vai publicar O Meu Amigo Kim Jong-un (My Friend Kim Jong-un) de Keum Suk Gendry-Kim em Portugal. Podem comprar aqui com desconto e esta é uma boa altura para subscreverem o nosso canal de youtube.
Na descrição de My Friend Kim Jong-un podemos ler:
Uma mulher cai sobre uma fina linha preta, cortando-a ao meio — metade torna-se a Coreia do Norte, a outra metade torna-se a Coreia do Sul. A partir da Ilha de Ganghwa, um paraíso rural aparentemente idílico a apenas uma hora de Seul, a Coreia do Norte fica a poucos quilómetros de distância, visível da casa e do estúdio do cartoonista Keum Suk Gendry-Kim. Ela paira sobre ela enquanto passeia os seus cães pelos arrozais. Fogo de artilharia, helicópteros e sirenes de uma base militar próxima pintam a sua paisagem acústica. Gendry-Kim escreveu extensivamente sobre a dor e a tristeza vividas ao longo da história recente da Coreia nos seus livros premiados Erva e A Espera. Em O Meu Amigo Kim Jong-un, Gendry-Kim não olha para o passado, mas sim para o presente — para o homem que é atualmente responsável pela sustentação da divisão nacional.
Retraçando a sua ascensão ao poder e revelando o seu lado humano, Gendry-Kim explora a vida do líder supremo da República Popular Democrática da Coreia: desde o seu nascimento à sua educação internacional, aos seus gostos e passatempos, e às suas relações. Gendry-Kim tece os seus relatos pessoais deste processo ao longo do livro, na sua abordagem característica de não-ficção pessoal, incluindo entrevistas com o ex-presidente sul-coreano Moon Jae-in, desertores norte-coreanos, investigadores, jornalistas, o ex-chef de Kim e um amigo dos seus tempos de internato na Suíça.
O Meu Amigo Kim Jong-un traz uma mensagem de paz e tenta dar sentido a um capítulo terrível da história coreana. O Meu Amigo Kim Jong-un é um conto de advertência e uma lição sobre o que define um ditador, numa época em que essas lições são mais relevantes do que nunca no Ocidente.