Mais...
    InícioNacionalAnimax vai acabar em Portugal

    Animax vai acabar em Portugal

    Tal como aconteceu em África também a Animax em Portugal parece estar com os dias contados. Segundo o jornal de negócios e o briefing, a Sony Television está a preparar-se para transformar o Animax português noutro canal.

    Em resultado das fracas audiências as alterações estão já previstas para o mês de Maio, passarão pela alteração do nome e da identidade do canal, assim como dos conteúdos. Se a Sony optar realmente pela alteração do nome do canal terá de enviar um pedido para a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) algo que até ao momento em que este artigo foi escrito não foi realizado, no entanto, os operadores de distribuição nas várias plataformas de televisão por subscrição foram já informados do processo.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    14 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    14 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Carlos
    Carlos
    28 , Fevereiro , 2011 0:17

    é claro que tem fracas audiençias, ser uma expecie de AXN-2, faço das tuas palavras Shibiusa as minhas.

    Laisrian
    Laisrian
    22 , Fevereiro , 2011 5:38

    @Bushido: Compreendo perfeitamente. É na boa. Profissionalismo acima de tudo. ^^
    Desconhecia o rumor… Aliás, até me chegou aos ouvidos que está a ter sucesso lá pelas terras de nuestros hermanos e eles andam a prometer grandes nomes para os próximos meses que me atraem bastante. Só tenho pena que isto acabe assim para os portugueses…

    @Diogo4D: É que nem foram animes bons nem maus. Simplesmente deixaram de passar anime para passar séries horríveis e sem jeito nenhum (pelo menos, uma delas era mesmo porno. Estava a fazer zapping e vi a publicidade nojenta à série e a horas que qualquer miúdo podia ver aquilo!). E continuaram a aclamar passar. Sim, passavam. Às duas da manhã, quando estava 95% do pessoal a dormir. Eles compravam os direitos aos espanhóis, até porque, se forem a ver, os créditos e as legendas têm cenas espanholas de vez em quando por lá. Porque não passar o que os espanhóis passavam? Simplesmente deixaram de passar anime quase de todo ou com um horário ridículo e o pessoal desistiu do canal. E ele entrou em declínio, mas a pique mesmo.

    A culpa das más audiências é mesmo deles. Bastava eles fazerem uma sondagem, como referiram aqui. E terem qualquer pessoa entendida em marketing na equipa, coisa que, pelos vistos, não têm. Mas de forma alguma. O director da programação podia usar estratégias básicas de marketing, que era tentar colocar os animes mais chamativos a horas que o pessoal está mais pela tv. Para um estudante, isso seria depois do jantar, por exemplo. E até eu, que não sou entendida em marketing, muito pelo contrário, sei disto. Mas enfim.

    Diogo4D
    Diogo4D
    22 , Fevereiro , 2011 3:07

    Meus amigos, vocês estão-se a esquecer que animes bons pagam-se caro!
    É óbvio (a menos que eles fossem uma cambada de ignorantes) que por eles metiam One Piece, Naruto, Bleach e todas as séries de grande sucesso no Japão.

    Mas eles têm de ter um balanço de receita/prejuízo equilibrado, portanto com um país pequeno nunca a receita seria boa o suficiente para permitirem animes de grande qualidade, todos num canal.

    Tenho esse canal mas também sempre fui mais de ver anime pela net.

    Kaori M.
    Kaori M.
    22 , Fevereiro , 2011 2:41

    apoiado, não gostei nada quando começaram a passar series e não anime como o nome do canal diz.. estou mesmo desiludido, apesar de passarem alguns animes mais velhos.. 🙁

    D. Campos
    D. Campos
    21 , Fevereiro , 2011 18:10

    Foi graças ao Animax e à SIC radical que me apaixonei pelos animes: a sic radical graças a Naruto; Animax graças a detective conan, Death Note, …
    Estava sempre a ver o Animax, mas começaram repentinamente a mudar o horário das séries que mais gostava para horas impossiveis para mim e deixei de ver o canal com tanta frequencia. A partir do momento em que passaram a investir em series em vez de animes deixei mesmo de ver o canal.
    Se investissem em animes recentes ainda era capaz de ter muitas audiencias, agora assim…

    Fainter
    Fainter
    21 , Fevereiro , 2011 20:44

    Bem concordo com o/a shibiusa e com o bushido. Apesar de transmitirem por vezes animes bons (Honey and Clover, Death Note, Ergo proxy) os horários são uma completa porcaria e é claro que uns 3 ou 4 animes bons não dão ao canal grande audiência.

    Para dizer a verdade eu inclusive fui ao site português da animax para procurar o contacto de e-mail para fazer uma sugestão de animes mas não encontrei porra nenhuma. E estas cenas deixam-me irritado porque são uns otários que para ali andam que escolhem a programação, visivelmente, errada e perdem um bom canal à pala dessas me***s.

    Estou revoltado contra isto…

    Para a animax portugal t(-.-t)

    Bushido
    Bushido
    21 , Fevereiro , 2011 8:52

    Partilho da tua opinião Shibiusa, só não quis dar ao artigo uma visão mais pessoal da questão. Mas para mim o grande culpado é o director de programação daquele canal.

    O género anime tem tudo para dar certo num formato de canal.

    PS. Correm rumores por ai que o Animax Espanhol também deve seguir as pisadas no Português e também deve dentro em breve de desaparecer

    João Ortega
    João Ortega
    21 , Fevereiro , 2011 17:43

    Concordo!
    Aqueles atrasadinhos em vez de investirem em boas serie de anime RECENTES, investiram em series VELHAS que ninguém vê… e depois quando viram que não tinham audiência decidiram arranjar series de segunda categoria para substituir o anime… e depois dizem que não há mercado para anime em Portugal! Que gente parva… um estudante de marketing ou comunicação do 1º ano consegue fazer melhor que eles, não houve pesquisa absolutamente nenhuma sobre o publico alvo que estavam a tentar conquistar! Ridículo.

    Laisrian
    Laisrian
    21 , Fevereiro , 2011 8:29

    Como já disse por várias vezes, a desgraça do canal é culpa deles. Se continuassem a seguir as pisadas do Animax espanhol, como até há uns tempos atrás, o canal ainda hoje teria sucesso. Passar anime, tal como diz o nome, e não séries que não interessam a ninguém e que passam em mais de 2 canais. O Animax virou uma espécie de AXN 2 ou Sony Entertainment 2, o que, sinceramente, está mais que batido. Começaram a passar séries porque se queixavam da fraca audiência, mas nem por isso passaram algo que interessava a alguém. Queriam agradar à população jovem, mas os jovens não gostavam daquelas séries. Eles deviam de facto apostar em anime e anime de qualidade, de preferência. A grelha espanhola é muito boa e as promessas futuras desse mesmo canal para este ano são ainda melhores (desde Basilisk, a One Piece, Trinity Blood, Hellsing, etc). Mas quem perde são eles, sinceramente…

    xvxcvxc
    xvxcvxc
    Reply to  Laisrian
    15 , Julho , 2019 18:06

    Concordo plenamente, o Animax parecia um Panda Biggs…

    Blader
    Blader
    Reply to  Laisrian
    15 , Julho , 2019 20:14

    a culpa nao era deles era culpa da sony televisions porque eles fizeram o erro de meter series para adolescentes e o animax so queria emitir anime ate o proprio nome do canal diz isso: ani – anime max – total to muito triste pelo canal ter acabado e tambem tou triste pelos espanhois de espanha e da latino america por terem perdido o locomotion em 2005.

    Mauro
    Mauro
    22 , Abril , 2011 11:05

    Só tinha reparado nesta noticia agora (porque foi referida no próprio canal).

    Passar o remake de Mazinger Z na mesma altura que no Japão se começou a gritar ‘SRW Z2!’ foi um passo muito bem dado, mas parece também ser o ultimo…

    Eu tenho lido que Animax chegou a passar Prince of Tennis, Death Note (frequentemente), entre outras grandes séries. Parece que aderi à Meo muito tarde mesmo, enfim…

    Concordo aqui com muita coisa (principalmente a dos horários), não vale a pena dizer aquilo que já foi dito…

    TheBest_F-22
    TheBest_F-22
    30 , Março , 2011 20:00

    Deixem-me já dizer que concordo com muito do que disseram por aqui. Do que Eu consigo/tenho tempo para ver, actualmente só se aproveita “Nodame Cantabile”. E se queriam pôr “Shin-chan”, ao menos que pusessem sem estar dobrado naqueles tons de voz irritantes… -_-;; …

    Já agora,
    Uma amiga minha que já esteve no Japão e é grande fã de Anime, Manga e Cultura Japonesa que Eu tenho em “IRL” (na Vida Real) conhece pessoalmente as pessoas (que até foram colegas dela) que tratam da programação do Animax.
    E eles dizem-lhe isto:

    – Aparentemente a “Sony Entertainment” faz imenso “Cock-Blocking”!!!.
    Eles (do Animax) fazem o melhor que podem mas a “Sony Entertainment” (em Portugal) é FORRETA como ó raio e não querem passar nada de jeito. O melhor que já fizeram foi antes da “pequena” transformação para “AXN-2” quando passaram “The Sky Crawlers” no Animax (e que ainda tenho gravado na minha “Box”).

    Ninguém pode dizer que “Death Note”, “Yakitatte Ja-pan”, “Honey and Clover” (e mais uns tantos mais ou menos bons que Eu não me estou para me esforçar a lembrar agora por falta de tempo) eram maus animes.
    (Deviam também ter dade “Higashi no Eden” AKA “Eden of the East” mas devia ser mesmo muito caro…)
    Simplesmente o “Sony Entertainment” portuguesa (“SE” daqui para a frente) (não sei se mudou os responsáveis ou não) decidiram que “Animes Não valem muito” ou assim e ficaram uns forretas e uns “Cock-Blocking Guys” e não permitiram aos tipos que estavam encarregues dos programas do canal de fazer o seu trabalho.

    Aparentemente esses tipos da programação do Animax têm estado desesperados e cheios de “dores de cabeças” ao que fazer com a programação. A evolução para passarem séries não-anime são coisas forçadas para eles pela “SE” para encherem a programação (porque não querem pagar Animes)…

    Conclusão:
    Não falem tão mal dos que estão à frente da Programação do Animax porque eles não podem fazer grande coisa…
    Os Trolls da “SE” são os seus “superiores” e deviam querer ganhar audiências ou assim quando decidiram implementar o Animax…
    A culpa da Programação deve-se quase completamente só aos tipos da “SE” portuguesa.

    A Sony, mesmo no Japão, embora muito mais internacionalmente, é uma empresa muito Capitalista… (PS2/PS3 e os seus “Lobby”s anyone?…)

    Anyway…
    Parece que o que restava já não vai durar muito.
    Agora Anime decente Legendado em Português só em fansubs… (é de mencionar que o Diogo4D tem uma “Fansub” registada com subs em português no AniDB 😀 )

    Tsubaki.pt é capaz de ser muito fixe mas se tivessem lojas que se pudessem visitar, o comércio era muito melhor.
    (já que é difícil alguém comprar coisas que nunca viu à sua frente… e a secção da FNAC portuguesa é muito pobre… Parece-se um pouco com a situação entre a “SE” portuguesa e o Animax… Esta gente não faz idea de quantos “Otaku”s portuguese é que há… XD )(e por falar na FNAC: quem é que quer Manga em françês?! Se não é português ponham em Inglês!. Mas a FNAC é francesa por isso também não se pode fazer nada mais uma vez… -_-;; …)

    [/rant]

    Gotta go people. Too busy with Studying in I.S.T. to vent some more anger.

    C Ya L8r then!. ;P

    Leonor Belo
    Leonor Belo
    Reply to  TheBest_F-22
    15 , Julho , 2019 20:11

    Concordo plenamente em tudo 🙂 Eu não cheguei a saber da existência da Animax porque na altura em que existia em nem sabia o que eram animes e só via Panda ‘-‘ mas ok os gajos da SE são uns fdp -.-” É verdade que a Fnac é muito pobrezinha, mas este ano está a melhorar bastante, até estão a traduzir o mangá de Assassination Classroom 😀

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares