Mais...
    InícioNacionalComédia Japonesa - Ciclo de Cinema Japonês na Cinemateca Portuguesa

    Comédia Japonesa – Ciclo de Cinema Japonês na Cinemateca Portuguesa

    Comédia Japonesa - Ciclo de Cinema Japonês na Cinemateca Portuguesa

    e a  em colaboração com a vão de 2 a 13 de Março promover um ciclo dedicado ao cinema japonês legendado em português.

    Podem consultar a programação em baixo.

     

    CROWDED TRAIN, de Kon Ichikawa (1957)

    Sinopse: Tamio Moroi licencia-se por uma universidade de prestígio e consegue um emprego na ‘Camel Brewery’, numa cidade distante. Recebe uma carta do pai dizendo que a mãe está a ficar maluca e contratou um estudante de psiquiatria da sua universidade para analisar a mãe…

    2 de Março – 21h30

    9 de Março – 15h30

     

    ‘HOSPITALITÉ 1.1’, de Fukada Koji (2010)

    Sinopse: Este filme representa, de uma forma cómica, a transformação inevitável de uma família perante a chegada de uma certa visita. Kobayashi Mikio (Yamauchi Kenji) gere uma pequena gráfica na baixa de Tóquio e tem uma vida tranquila, na companhia de sua mulher, Natsuki (Sugino Kiki) e de sua família, até ao dia em que aparece um homem, alegando que é o filho de um abastado homem que, em tempos, concedeu ajuda financeira à fábrica de Kobayashi.

    3 de Março – 19h00

    10 de Março – 15h30

     

    MEGANE, de Naoko Ogigami (2007)

    Sinopse: Taeko, uma mulher a viajar sozinha e sem rumo chega a uma pequena cidade do sul, junto à praia. Encontra uma pequena pensão, Hamada, e é recebida pelo dono do local Yuji. Taeko estranha os demais “hóspedes” com manias diferentes e resolve hospedar-se num outro local. […] Algum tempo depois, chega à pensão um rapaz que chama Taeko de professora. O tempo vai passando e os 5 habitantes do Hamada começam a usar óculos, sem ao menos se conhecerem bem uns aos outros, surgindo uma estranha ligação entre eles.

    4 de Março – 19h00

    11 de Março – 15h30

     

    HAPPY FLIGHT, de Shinobu Yaguchi (2008)

    Sinopse: A história decorre, sobretudo, a bordo do voo nº 1980, com destino a Honolulu, do Japão. Para Kazuhiro Suzuki (Seiichi Tanabe), o co-piloto, este voo é o teste final para ser promovido a capitão. Para Etsuko Saito (Haruka Ayase), uma hospedeira recém contratada, é a sua estreia memorável num voo internacional. Contudo, o avião bate num pássaro, pouco depois da descolagem, e o avião é obrigado a voltar ao Japão, devido a problemas técnicos…

    5 de Março – 19h00

    12 de Março – 15h30

     

    ADVENTURE OF TOBISUKE, de Nobuo Nakagawa (1949)

    Sinopse: Um trabalho fantástico, representando a aventura roqueira e dramática do protagonista, indo ao encontro de diversos monstros. Utilizando cortinas de fundo como cenários, a narrativa desvenda-se como se numa história de fadas, com um toque de humor. O espírito experimentalista do realizador na produção de filmes torna-se evidente na sua apresentação libertadora.

    6 de Março – 19h00

    13 de Março – 15h30

     
    KIKUJIRO – O Verão de Kikujiro, de Takeshi Kitano (1999)

    Sinopse: O jovem Masao está de férias de verão, sozinho com a avó em Tóquio. Não tem pai e só conhece a mãe por fotografi as. Decide ir procurá-la. No início da sua viagem, encontra um casal vizinho, a mulher ordena ao marido, Kikujiro, que ajude e acompanhe Masao na sua jornada. Kikujiro, homem rude com pouca paciência para crianças, está longe de ser a companhia ideal para o miúdo. Durante o percurso acidentado, o insólito par descobre que tem mais em comum do que aparentemente julgava. Kitano, em registo burlesco e solar.

    9 de Março – 21h30

     
    OHAYO – Bom Dia, de Yasujiro Ozu (1959)

    Sinopse: Este filme pode ser considerado como uma variante, mas certamente não como um remake, de um dos mais célebres filmes de Ozu, UMARETE WA MITA KEREDO (“NASCI, MAS…”, de 1933). Mas, contrariamente à quase totalidade das obras-primas realizadas por Ozu na fase final da sua carreira, OHAYO não aborda o tema da dissolução de uma família, apenas um momento de crise. Dois miúdos fazem uma greve de silêncio para protestar contra o facto dos pais se recusarem a comprar uma televisão. A realização de Ozu, como sempre rigorosa e perfeita, tece um filme que, ao invés de mostrar o fi m de uma vida, ou de uma família, mostra uma continuidade, a aceitação da mudança. Um dos filmes onde cineasta trabalha exemplarmente a cor.

    10 de Março – 19h00

     
    Organização: Embaixada do Japão, Japan Foundation e Cinemateca Portuguesa

    Local: Cinemateca Portuguesa – Rua Barata Salgueiro, 39 – Lisboa / www.cinemateca.pt

    Mais informações: Sector Cultural da Embaixada do Japão, Tel.: 213 110 560, email: cultural@lb.mofa.go.jp

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares