Mais...
    InícioNacionalSer autor de Banda Desenhada!

    Ser autor de Banda Desenhada!

    Ser autor de Banda Desenhada!, quem nunca pensou um dia enveredar por esta carreira?

    Aqui no OtakuPT apoiamos todas as iniciativas nacionais para a promoção desta forma de arte pelo que não poderíamos deixar de dar uma mãozita ao João Ortega, um jovem que está a tentar entrar para este mundo extremamente competitivo onde as oportunidades são escassas.

    O João criou um blog (www.joao-ortega.blogspot.com) onde nos relata o progresso dos seus projectos e as suas tentativas de publicar o seu trabalho, podem a seguir à entrada ler uma pequena conversa que tivemos com ele.

     

    Queres começar por te apresentar?

    Sou João Ortega, nasci em 1989 no Barreiro e sou licenciado em Design de Comunicação pela U.L.H.T. em Lisboa.

    Faço ilustração como freelancer há 4 anos mas sou apenas amador no que diz respeito a Banda Desenhada.


     

    Porquê o interesse pela BD?

    Desde pequeno que leio BD, e acho que é um género muito completo, pois pode ter narrativas tão completas como uma obra literária e ao mesmo tempo ter uma linguagem gráfica cativante para a acompanhar.


     

    Quais são as tuas referências no mundo da BD?

    São bastantes, tanto japonesas como americanas, mas aqui vão algumas das mais importantes: Tayio Matsumoto (Tekkonkinkreet), Yuki Urushibara (Mushishi, Water), Kohta Hirano (Hellsing), Eichiro Oda (One Piece), Osamu Tezuka (Ode to Kirihito, Astroboy), Alan Moore (Watchmen, V for Vendetta), Charles Burns (Black Hole), Jeff Lemire (Nobody, Sweet Tooth), Mike Mignola (Hellboy), António Jorge Gonçalves (Rei).

    Alguns como Eichiro Oda não são propriamente arriscados e muito inovadores, mas conseguir manter uma serie como One Piece a correr tanto tempo e com tantos fãs também é de louvar, na minha opinião.

     

    Como caracterizarias a industria da BD em Portugal?

    Em Portugal quase não existe industria. Apenas há alguns lançamentos esporádicos por parte de editoras como a ASA e a Tinta da China que ainda têm coragem de apostar. No entanto onde se encontram projectos mais interessantes é nas associações e editoras indie, em fanzines e novelas gráficas.

    Tenho esperança que a BD nacional venha a crescer, talvez através de uma nova geração de autores que são motivados por series como “Bakuman” que dão-nos vontade de meter mãos ao trabalho. Pessoalmente penso que o que nos falta é o formato revista periódica, que dá origem a series mais completas e imersivas que uma simples Novela Gráfica.

     

    Quais são os teus projectos actuais e futuros?

    De momento estou embrenhado na divulgação do meu Blog – joão-ortega.blogspot.com – no qual relato o dia-a-dia de um autor de BD amador a contactar editoras e a desenvolver e melhorara projectos, chamemos-lhe um “Reality-Blog”. Estou também a trabalhar nas ditas series (claro) para mais tarde as propor a algumas editoras. Em simultâneo vou fazendo algumas participações em fanzines e fazendo as minhas próprias publicações independentes, que poderão consultar no Blog (a primeira sairá brevemente).

    Para o futuro… bem, sou o coordenador de um projecto que deverá agradar aos fãs de revistas periódicas japonesas como WSJ. Não posso dizer muito, apenas que se o Piloto do projecto resultar pode vir a revolucionar a dita industria de BD em Portugal.

     

    O que te atrai na cultura Japonesa?

    A principio foi o factor “estranheza”, fascinavam-me todos os  tiques e rituais que a cultura nipónica tem. Á medida que a fui conhecendo fui também apaixonando-me por ela, principalmente pelo contraste existente entre os centros urbanos e as zonas rurais. Enquanto que em Tóquio parece que estamos no centro de todo o mundo, onde tudo acontece, basta andar uns Kms para chegar a uma zona sossegada e de certa forma mágica.

    E, como não podia deixar de ser, a sua cultura pop! Desde os videojogos, passando pelo manga e anime, e acabando na pop-art de Takashi Murakami, toda a cultura pop japonesa é “over-the-top” e levada ao extremo, conseguindo assim os maiores génios em quase todas as áreas.

     

    Quais são os teus Animes e Mangas favoritos?

    Quanto a animes sou grande fã dos mais estranhos, como os criados pelos estúdios “Studio 4º” e “Shaft”, mas também gosto de alguns mais normais como: Neon Genesis Evangelion, Bakemonogatari, Casshern Sins, Claymore, Death Note, Genshiken, Mushishi e mais alguns que não me lembro de momento. Quanto a filmes de longa duração de anime tenho que mencionar Mamoru Oshi, tanto os seus trabalhos de animação como live-action são muito bons, o seu anime “Sky Crawlers” é provavelmente o meu filme favorito de todos os tempos, apesar de ser seguidor incondicional de realizadores como Quentin Tarantino, David Lynch e Stanley Kubrick.

    Falando de manga tenho que confessar que tento seguir a WSJ o mais possível, apesar de não gostar muito de series como Naruto tento sempre estar a par do que se vai passando. Principalmente porque a Shueisha é a mais importante empresa de manga do momento.

    Mas é importante referir que os manga que realmente mexem comigo muito raramente são Shueisha. Os melhores que já li até hoje foram: Mushishi, Tekkonkinkreet, Ode to Kirihito e Hellsing.

     

    O que fazes nos teus tempos livres?

    Normalmente depende do dia, tenho tantos hobbys e actividades que acabei por tentar encaixa-las numa rotina. Agora que acabei o curso e estou a tirar algum tempo para recuperar, passo a maior parte do tempo a escrever ou desenhar BD, no entanto aos fins-de-semana costumo estar a compor música ou em estúdio com os Amarionette (myspace.com/amarionette), dos quais sou guitarrista. Além destas actividades fixas também é frequente ir ao cinema, ler (livros ou BD), jogar videojogos, montar Gunpla, etc.

     

    O que achas do OtakuPT?

    O OtakuPT veio literalmente revolucionar-me a vida! E não estou a ser lambe-botas! Antes do OtakuPT existir eu vagueava incessantemente pela net todos os meses à procura de um “chart” ou lista com as estreias de anime do mês, agora simplesmente sigo o OtakuPT. Além das noticias diárias, que são bem estruturadas e actuais, também gosto bastante da comunidade que se está a começar a formar em volta do site.

    E devo também dizer que é de louvar que dê oportunidade a pessoas como eu de divulgarem o seu trabalho e tentar chegar aos fás do género: aos nossos tão fofinhos Otaku (dos quais eu faço parte xD).

     

    Queres deixar algum conselho aos nossos leitores?

    Em relação à BD o único conselho que tenho a deixar é que comecem pelo principio, não tentem ir directamente ter com a Shueisha e ser aprovados para a WSJ, isso é muito improvável de acontecer mesmo com um grande background em BD quanto mais para alguém que nunca fez nada na área. Eu não estou a dizer que devem desistir dos vossos sonhos nem nada do género, aliás eu qualquer dia também hei-de entrar pela Shueisha a dentro com 20 manuscripts prontos para lhes mostrar debaixo do braço, mas se não começarem por fanzines e por publicar alguma coisa por aqui e terem algum feedback e criticas da parte do publico provavelmente é muito mais difícil, pois não têm oportunidade de aperfeiçoar o vosso trabalho.

    Quanto ao modo de vida Otaku em geral só tenho a dizer que nunca vou deixar de apreciar um bom anime ou manga, nem nunca vou crescer ao ponto de ver a animação e BD como um meio secundário de narração, pois isso são preconceitos sociais infundamentados. Apesar de não ser propriamente um dos mais fanáticos que compra todas as action-figures e assim, não tenho nada contra. Se se sentem bem com o vosso modo de vida nunca deixem que ninguém vos mude, porque no final das contas vamos estar todos debaixo da terra e a única diferença é entre quem aproveitou a vida e quem se levantou ás 6h durante 40 anos para receber uma reforma miserável e ser tratado como estrume.

    Visitem o blog – joão-ortega.blogspot.com – e deixem feedback! Ajudem-me a melhorar e qualquer tipo de critica e divulgação é bem vindo.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    3 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    3 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Fainter
    Fainter
    11 , Outubro , 2010 18:58

    Acho que este é um tópico demasiado importante para não dar um “feedbackzinho” que seja, ainda pra mais porque é um jovem em inicio de carreira e precisa de apoio por mais simples e pequeno que seja, as pessoas gostam de ver o seu trabalho reconhecido e valorizado. Espero que as pessoas tenham uma maior colaboração neste tipo de iniciativas nomeadamente a projecção de pessoas etc, etc.. porque parecendo que não aumenta a esperança e auto-estima do próximo. Cumps.

    João Ortega
    João Ortega
    11 , Outubro , 2010 19:03

    Obrigado pelo apoio Fainter! Mas não faz mal o tópico passar mais despercebido, se com a ajuda do OtakuPT chegar a mais uma única pessoa já é uma vitória! Ser autor de BD em Portugal é difícil e é preciso ir dando passos de bebé.

    Fainter
    Fainter
    10 , Outubro , 2010 1:24

    O blog parece ser porreiro e gostei muito das BD’s, cultas, realistas. Citando o caro companheiro Otaku “(…)acho que é um género muito completo, pois pode ter narrativas tão completas como uma obra literária e ao mesmo tempo ter uma linguagem gráfica cativante para a acompanhar.” Depois de ler as tuas BD’s acordo em 100% com estas palavras. Espero que tenhas um futuro brilhante, se não der na BD acho que podias enredar pelo caminho da música, simplesmente adorei, gostava até de ouvir mais música original do teu grupo, têm um estilo brutal.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares