De 5 a 6 de Março a Casa de Serralves (Porto) vai receber a XXI Exposição de Camélias do Porto, uma iniciativa conjunta do Pelouro do Ambiente da Câmara do Porto, da PortoLazer e da Associação Portuguesa de Camélias, incluída no programa cultural Porto Cidade das Camélias que se desenrola entre os dias 5 a 12 de Março.
No total vão existir três sessões do Teatro de Sombras Japonesas “NAMBAN-JIN”, apresentado pela artista plástica Beniko Tanaka, que se vão realizar na Capela da Casa de Serralves. As actuações vão acontecer dia 5 de Março pelas 17:00, e dia 6 de Março pelas 15:00 e 17:00. A entrada é gratuita, estando sujeita à lotação do espaço e os ingressos devem ser levantados junto da mesa da Associação Portuguesa de Camélias.
Já dia 8 de Março vai decorrer no Palácio do Bolhão um workshop de Teatro de Sombras Japonesas também pela artista plástica Beniko Tanaka e os alunos do 2º ano do Curso de Cenografia, Figurinos e Adereços da ACE Escola de Artes, igualmente aberto ao público em geral das 10:00 – 12:30 e das 14:00 – 17:00. Dia 9 de Março para além do workshop pelas 9:00 terá lugar um espectáculo pelos alunos.
Tal como o ano passado este evento em torno desta flor, originária do sudeste asiático e também conhecida por Japoneira, não se esgota na Exposição. O evento alargará o seu âmbito à cidade, prolongando-se por toda a semana com mais de 40 iniciativas abertas à população, entre visitas guiadas, oficinas, concertos de música, palestras, exposições, conferências, degustações e muita animação de rua. Podem consultar aqui o programa do Porto Cidade das Camélias.