Mais...
    InícioO que estamos a verO que estamos a ver – 12 de Março de 2023

    O que estamos a ver – 12 de Março de 2023

    De uma forma resumida, falamos um pouco sobre o que vimos e deixamos o convite para em baixo nos comentários dizerem o que viram e jogaram na última semana.

    Bruno Reis

    The Last of Us (08)

    O oitavo e penúltimo episodio de The Last of Us introduziu-nos a uma comunidade liderada por um padre. Mesmo perante um inverno rigoroso neste mundo desolado, este homem mantém a luz da esperança acesa por intermédio de textos e ensinamentos bíblicos. Porém, também esconde um terrível segredo que mergulha Ellie numa viagem sem retorno que põe um fim definitivo à sua inocência.

    Posso dizer-vos com todas as certezas que Bella Ramsey convenceu. Acreditem que no início fui um dos que franziu o nariz quando a atriz foi apresentada na série. Contudo, após a magnifica interpretação da jovem ao longo dos episódios só tenho mesmo de lhe tirar o chapéu. Este foi até à data o mais intenso da série. Ellie pela primeira vez esteve sozinha sem a ajuda de Joel. A criança também pela primeira vez teve de enfrentar outros monstros, os quais nem tinha noção que existiam e vestem uma pele humana. O episódio fecha do chave de ouro com o reencontro entre Joel e Ellie, onde é notório o crescimento de um e outro. Um efeito muito interessante deste episodio foi a inclusão de Troy Baker no elenco, o ator que interpreta o Joel dos jogos, ou seja, o Joel original. De uma certa forma até podemos dizer que Ellie matou o Joel desta realidade.

    Vinland Saga Season 2 (09)

    Thorfinn acorda de um sonho para mergulhar num pesadelo. Nos confins do inferno reencontra Askeladd e todas as vitimas que durante a sua infância foram assassinadas por si. Indiretamente Askeladd ajuda-o novamente, e Thorfinn põe um fim definitivo à sua vida de guerreiro, ao fazer um juramento junto de Einar que vai abandonar o ciclo da violência. Se o episódio de Attack on Titan do passado domingo não fosse suficiente para demonstrar a mestria deste estúdio nos departamentos da arte, representação e fotografia, este então ainda elevou mais a fasquia. Não só tivemos um dos melhores episódios da série como já um candidato a episodio do ano. Esta viagem metafórica até ao inferno de Thorfinn sem duvida permanecerá na indústria como uma régua qualitativa e quantitativa.

    Urusei Yatsura (2022) (21)

    Lum e as suas amigas foram novamente destaque nesta versão moderna de Urusei Yatsura. Contudo, desta vez o grupo juntou Ran e viajou até às suas infâncias e ao seu período onde estudavam numa escola primária interplanetária. Mesmo numa idade muito precoce o pequeno grupinho já fazia das suas, e não hesita até a utilizar mísseis para castigar o professor robótico, CAO-2. Este jurou que um dia voltaria do planeta do ouriço para consumir a sua vingança e foi exatamente isso que fez, mesmo quando o grupo evoluiu de crianças para jovens mulheres.

    O tema de vingança continua neste episódio. Ryoko cria uma boneca de voodoo para se divertir a castigar o seu irmão. Contudo, já não fosse o suficiente, a jovem decide deixar a boneca com o Ataru, que mesmo sem saber coloca Shuutaro em todo o tipo de peripécias… dolorosas. Este bloco de episódios vingativos foram dos mais divertidos até à data. As personalidades do grupo jovem da Lum são extensões bastantes divertidas para perceber as suas motivações adultas, principalmente as da Ran, que possivelmente enveredou para uma mulher compulsiva e desconfiada, porque as suas supostas amigas (e não apenas a Lum como muitos pensavam) colocaram-na em todo o tipo de problemas. Comicidade foi mesmo elemento chave de episódio, isto porque nem mesmo os efeitos sonoros do professor ficaram esquecidos, acreditem que soltei uns risos muito breves pela forma com alternaram entre sons graves e o agudos no seu caminhar.

    The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel: Northern War (10)

    Lavi regressa -literalmente- às suas origens e finalmente descobre a verdade sobre o seu avô. Este não foi um herói de guerra como muitos pensavam, mas sim um herói pelos corações que ajudou e tocou na pacata aldeia de Mishyus. Completamente ciente do seu papel, a sua neta regressa aos campos de batalha junto da sua mais fiel aliada dos campos gelados de North Ambria. The Legend of Heroes, é uma série bem diferente de muitas devido à abordagem qualitativa das suas personagens e mundo. Ao passo que a da maioria é individual, a série de jogos da Nihon Falcom Corporation, destacou-se na indústria por tecer história e mundo em proporções muito semelhantes. Este episódio retratou este efeito na perfeição ao ligar elementos desconexos a personagens e mundo que não só melhoraram narrativamente esta adaptação como todo o mundo do jogo nesse processo. Só começo a acreditar que dois episódios não vão ser suficientes para relatar os eventos restantes de uma guerra que nem sequer oficialmente ainda começou. Se está adaptação apenas retratar os eventos que levaram à mesma e ficar por aqui, vou ter mais um motivo para criticar a mesma.

    SPY x FAMILY dos Chineses (BUDDY DADDIES) (09)

    Miri e os seus papás estão muito entusiasmados por participarem num dia de atividades na escolinha. Enquanto Kazuki decide treinar a sua filha para ganhar uma cobiçada medalha de ouro (de papel), Rei finalmente tenta cozinhar. Embora o episódio narrativo) tenha terminado de uma forma muito perturbante (o anterior foi um recap), o desta semana voltou a relatar o quotidiano de pais e filha. Contudo, através da óptica do Rei tivemos elementos que o ligaram aos eventos perturbantes referenciados em cima. O simples facto de Kazuki dizer que para o ano o grupo vai ganhar todas as medalhas de ouro e a forma como ganharam a única nesta ocasião, não só coloca dúvidas no Rei, como até no espectador. Também no momento de “família” é impossível não ter ficado emocionado. Este revela a viagem que o nosso querido SPY x FAMILY dos chineses produziu no coração de quem se dedicou a seguir as suas divertidas aventuras semanalmente.

    Trigun Stampede (10)

    Vash e o seu grupo chegam a July, a maior cidade do continente. No local combatem com a polícia, e o braço direito de Knives, demonstra a Meryl e Robert, as motivações do seu mestre e os seus planos. Knives deseja utilizar os poderes das plant para criar seres humanos que não adoecem, não precisam se alimentar nem reproduzir porque vão ser imortais. Também e à semelhança da série clássica tivemos uma morte. Começo a pensar que o nome mais correto para esta nova série devia ser Trigun Origins, porque parece mesmo que é o que está a ser. A parte de um início com alguns paralelos, o foco da série basicamente tem sido as origens de Vash e Nai na No Man’s Land. Como recebeu o seu casaco vermelho, a sua pistola e as motivações de cada um dos irmãos plant. Com os ligeiros ajustes e um novo título, julgo que produziria um melhor efeito.

    The Last of Us

    NieR Automata Ver.1.1a (07)

    2B, 9S e Pascal viajam até a uma das áreas mais impressionantes do jogo, o reino da floresta. Lá ajudam o líder da aldeia pacífica a encontrar o paradeiro de uma pequena máquina que fugiu de casa para procurar um item. Além de encontrarem a máquina também encontram a androide fugitiva, A2. Este capítulo voltou a narrar os eventos do jogo. No entanto, julgo que saltou em alguns pontos importantes como a própria história do reino que julgo serem importantes para conhecer as motivações das máquinas e porque escolheram manter um sucessor.

    Felipe Soares

    My Hero Academia 6 (23)

    A conclusão dos acontecimentos entre o enfrentamento entre Deku e a Turma A foi bem simples. Ainda assim acho interessante a série entrar em uma abordagem sobre quem defende os heróis quando necessário, isso pode gerar debates interessantes agora que os alunos da UA terão de defender a população de dentro da escola e ao mesmo tempo defender Deku da população.

    Gostei da produção deste episódio em questão de visual e animação das cenas de luta. É interessante como no decorrer dos acontecimentos Deku vai saindo do visual sombrio e voltando para o visual com um colorido mais vibrante. A edição deste episódio também foi bem montada, principalmente na cena da conversa entre Deku e Bakugo mostrando o crescimento dos personagens passando por diversos momentos.

    The Mandalorian (s03e02)

    Parece que se tornou tradição que The Mandalorian tenha um episódio com um formato próximo de filme de terror e isso ocorreu neste segundo episódio da atual temporada da série. Gostei que este episódio faz questão de referenciar indiretamente The Clone Wars e ainda expandir sua história com novas informações. O próximo episódio será interessante após o gancho deixado ao final deste episódio, isso pode abrir alguns precedentes interessantes e que podem fechar um ciclo em torno da história de alguns personagens.

    Helder Archer

    Attack on Titan The Final Season: THE FINAL CHAPTERS (01)

    Na nossa recente live falei sobre o que achei. O episódio foi muito bem conseguido, e passou muito depressa. Em termos de animação sem nada a apontar e a história foi contada de uma maneira interessante proporcionando aos fãs uma excelente despedida da Hange. Apreciei o pormenor do reencontro com os outros personagens.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    3 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    3 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Marco Caixeta
    Marco Caixeta
    12 , Março , 2023 18:32

    Apesar de gostar de Trails sinto que a narrativa da Falcom vem perdendo muita qualidade nos últimos anos e esse anime é a prova disso. Tivemos 10 episódios e poucos serviram ao proposito da série. (A maioria é bem ruim). Daí, do absoluto nada, Lavi decide se lembrar das palavras do avô e vir com o papo de que ama seu vilarejo. Em toda série nunca houve sequer uma menção ou sentimento nostálgico que reforçasse esse suposto ”desenvolvimento”. Me fez lembrar de como construíram Osborne como um grande antagonista desde sua ”figura oculta” no Trails in the Sky FC apenas para destruir seu personagem no CS3 com toda reviravolta da maldição, que não tem qualquer construção nos jogos anteriores ( exceto beber da fonte ”maldade humana” que deveria ser um elemento narrativo natural em um mundo tão grande)

    Eu até gosto de como tentam apresentar o conceito de herói no anime mas é tudo tão mal feito que simplesmente não funciona. Infelizmente a franquia está a sofrer os mesmos males do UCM.

    Marco Caixeta
    Marco Caixeta
    12 , Março , 2023 18:36

    A adaptação de Nier Automata estava destinada a sofrer de uma história Rushada no momento que anunciaram que teria 24-26 episódios. A Lore de Nier é muito densa e se estende por muitos eventos específicos que saíram da mente maluca do Taro. Seria preciso contextualizar melhor cada um para conseguir criar uma adaptação boa.

    O plot principal talvez consiga se sustentar até o final mas a falta de detalhes pode comprometer o entendimento de vários pontos específicos, principalmente para quem começou a acompanhar pelo anime.

    Samuel Silva
    Samuel Silva
    12 , Março , 2023 23:25

    Todos os elogios para o episódio de Vinland Saga são poucos. Demasiado bom!

    Urusei Yatsura nunca falha e o pormenor na parte do episódio da boneca de voodoo do Mendo estarem na aula de inglês a ler um texto sobre Ranma 1/2 foi só delicioso.

    Buddy Daddies tem sido uma boa surpresa e parece que os próximos episódios vão ser um pouco mais dark.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares