O que estamos a ver – 23 de Janeiro 2022

De uma forma resumida falamos um pouco sobre o que vimos e deixamos o convite para em baixo nos comentários dizerem o que viram e jogaram na última semana.

Bruno Reis

Kimetsu no Yaiba – Entertainment District Arc

Tanjiro parte em socorro de Nezuko antes que esta se torne numa criatura sedenta de sangue. Enquanto o seu irmão canta literalmente “Os Patinhos” para a acalmar, reverta à sua juventude e adormeça, Uzui, descobre que Daki alberga um tenebroso segredo no seu interior. Estivemos na presença de outro eletrizante episódio onde uma animação surpreendente, batalhas explosivas e uma nova personagem foram os seus maiores destaques. Impressão minha ou cada um dos grandes demónios é alusivo a um pecado mortal? Daki, a luxúria, e a nova personagem é claramente a inveja.

Attack on Titan: The Final Season

Enquanto o episódio anterior foi focado na batalha entre Eren e os restantes Titãs, o desta semana debruçou-se no lado humano. Esta afirmação não podia fazer mais sentido, já que Gabi por fim descobre que não existem demónios nas muralhas, existem apenas pessoas tal como a própria e os restantes Marleanos. Este momento ressoou em nós enquanto seres humanos, visto que travámos guerras ao longo dos tempos equiparáveis a esta, e no final a conclusão foi sempre a mesma, mas mesmo assim continuamos a viver erro. Ainda tivemos um momento muito pessoal para quem acompanha esta série desde 2013, a indecisão da Mikasa. Tal como esta personagem, assistimos ao crescimento do Eren como personagem, e não a censuramos que tenha deixado em terra o seu bem mais precioso perante tanta confusão no seu espírito. No pouco tempo de antena dos gigantes, Eren tenta chegar perto do seu irmão Zeke que surgiu no cimo de uma das muralhas.

Sabikui Bisco

Se Sabikui Bisco debruçou-se nas suas personagens no seu episódio inicial, neste o foco foi o ambiente que acompanha as aventuras do “man-eater” que usa cogumelos nas suas flechas. Contudo, o seu mentor, o seu caranguejo gigante, e hipopótamos armados também deram o ar de suas graças num episódio frenético, já com um início de próximo bem interessante. Na totalidade Sabikui Bisco remete-me imenso às séries anime da Sic Radical, no início do canal, que foram condicionantes a aprofundar o meu gosto e conhecimentos acerca desta arte.

Hakozume – Kouban Joshi no Gyakushuu

As nossas “PSPzitas” continuam polvilhar com alguma comédia, assuntos polémicos e perturbantes, como morte e a discriminação social. A chegada da brigada da polícia judicial pode abrir portas para novas desenvolvimentos, contudo, vai depender se Hakozume vai enveredar para fora da sua zona de conforto.

Digimon Ghost Game

Por fim peguei nos episódios das semanas anteriores e fiquei agradavelmente surpreendido com esta série. Desde muito cedo senti que Digimon Ghost Game era uma espécie de Digimon Tamers 2.0, visto que também é um abandono total dos moldes de Digimon Adventure, e é um Isekai em reverso, ou seja, os Digimon é que invadem o mundo real. Também logo nos primeiros episódios senti estar perante uma série Digimon bem fora dos seus padrões. Embora não existiam momentos de terror visíveis nos nossos ecrãs era implícito que aconteceram, e acreditem que os Digimon aqui são bem cruéis. Sugam a energia vital dos humanos transformando-os em carcaças, arrancam olhos, e até se assassinam uns aos outros. É precisamente sobre este último registo que tivemos o foco de um dos episódios recentes. Um dos Digimon tem como meta assassinar 1000 Digimons, e a sua 1000.º vitima foi o benevolente Bokomon. Gammamon ao presenciar a morte do seu amigo que lhe fornecia doses infindáveis de “CHAMPIONS” digivolui para o estado de Vírus, e assistimos a uns momentos bem pesados para a natureza desta série enquanto cruelmente combate com o assassino do seu amigo. Embora tenha revertido para o seu estado normal ao escutar a voz da razão, no seu íntimo ainda desconhece o termo “morte” visto que acredita que Bokomon apenas fez uma viagem. Adicionalmente a este elemento, tivemos mais um indicador do lore de Digimon, ou seja, a sua reencarnação, e a um misterioso Black Agumon que assistiu a tudo no horizonte, antevendo futuros desenvolvimentos bem impactantes. Se são fãs de Shin Megami Tensei e Digimon, não podem perder esta série, pois mistura um pouco de ambos, e creio que não está a ter o devido destaque pelo facto de ser radicalmente diferente de Adventure, um efeito que Tamers também sofreu em 2001.

Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru

No ponto de vista da arte do fabrico de um Cosplay este foi o episódio mais interessante até à data, visto que Marin e Gojo vão às compras para adquirir os materiais para o criar. A dupla vai visitar diversas lojas desde as da especialidade até às convencionais de vestuário. Pelo caminho temos “nuances” de um crescente romance entre os dois.

Dragon Quest: The Adventure of Dai (2020)

Enquanto Mystvearn mede forças com o demónio ferreiro responsável pela criação das armas lendárias, os cinco Discípulos de Avan tentam realizar o feitiço para destruir a barreira do castelo. Como se previa Popp não conseguiu acender a sua insígnia. Mais um episódio frenético onde também tivemos mais indicadores do passado dos demónios e das ambições de Vearn, que no ponto de vista da sua espécie são tão dignas como as humanas.

Ousama Ranking 

À boa velha maneira do terceiro filme do Senhor dos Anéis o nosso pequeno Rei regressa ao seu reino. Através da sua bondade e inocência conquista quer aliados como inimigos. Notaram como as criaturas são monstros lendários de Final Fantasy (Behemoths) e Dragon Quest (Gigantes)?

Shaman King (2021) 

O torneio recomeça com Ren e Horohoro a revelar as suas novas “Oversouls”, e a inspirar a Yoh e a sua equipa a treinar ainda mais para as ultrapassar. Nos bastidores já fervilha o último arco “Greater Spirits”.

Nos jogos continuo no Final Fantasy VII Intergrade, com ainda mais “MODS” de áudio e cosméticos, e a sentir tudo o mesmo que há dois anos quando o joguei na PlayStation 4. Felizmente desta vez derrotei Jules à terceira nos “Pullups da Tifa” nem precisei retirar as vozes dos seus amigos do ginásio para me concentrar, e nem quase de atirar o Dual Shock 4 à parede para acalmar a frustração.

Helder Archer

Kimetsu no Yaiba – Entertainment District Arc

Episódio muito bem animado com a Nezuko quase a passar para o “lado negro da força” e Tanjiro parte para o salvamento. Afinal a Daki escondia um grande segredo e definitivamente uma grande combate se avizinha.

Attack on Titan: The Final Season

Mais combate, um Eren em modo Berserk e os seus amigos entre indecisões partem para o auxilio. As coisas estão a ficar tensas e mal posso esperar pelo próximo episódio.

Eternos

A curiosidade foi mais forte e lá fui conferir o Eternos. É um filme mediano e se a Marvel planeia construir tendo por base este filme, mmm…, vai ter muito que lhe dar, não fiquei muito convencido e a história tem algumas incongruências.

Felipe Soares

Kimetsu no Yaiba – Entertainment District Arc

Gostei como a luta da Nezuko foi para um lado mais violento ao ponto da personagem perder o controle e ir para o lado Oni quase que por completo. A forma como Tanjiro suprime o lado violento de sua irmã é interessante, afinal ela parece possuir uma consciência infantil e sem perceber as consequências de seus atos.

Ter o surgimento de um segundo inimigo acabou sendo algo muito mais interessante do que esperava. O ponto de real surpresa no surgimento dele é o contraste de personalidade que os dois inimigos possuem. Enquanto que a irmã adora a beleza e detesta a “feiura”, o irmão demonstra em seus diálogos que detesta seres belos. Este contraste entre eles também está no visual dos dois, com a irmã sendo a beleza pura e o irmão tendo um visual mais esquelético e feio.

Em questão de animação este episódio foi bem mais contido em comparação com o episódio anterior. Mas ainda assim possui muitos pontos positivos.

Dragon Quest: The Adventure of Dai (2020)

Demorou, mas finalmente coloquei o anime de Dragon Quest em dia. Posso dizer que no decorrer dos episódios desde a primeira luta entre Dai e o Rei do Mal a série cresceu muito em estão de roteiro. Foi muito emocionante ver Popp consolando Dai no momento mais pesado para o herói, isso acabou mostrando o lado humano dos dois personagens. Por outro lado, acho que todo o arco envolvendo o Mago e o pingente de Avan está bem mais longo do que deveria. Toda vez que me pareceu que a coisa estava resolvida, algo puxava de volta às coisas para o início.

Temos que dar muitos parabéns a Toei Animation por conseguir manter uma boa qualidade em um anime de longa duração, com episódios semanais e ainda mantendo a qualidade também na produção de outras séries do estúdio. 

Ricardo M.

Kimetsu no Yaiba – Entertainment District Arc

Em Demon Slayer a batalha de Daki com Nezuko chega ao fim com aparecimento súbito de uma nova ameaça. A evolução do poder e da força física de Nezuko ficaram ainda mais evidentes neste episódio, contribuindo assim para estimular a sua sede por sangue, que no entanto acabou por criar um panorama comovente entre os dois irmãos, que possivelmente tocou no coração de todos nós. Foi igualmente inesperado o aparecimento arrepiante de Gyutaro, o irmão precioso de Daki que, como Tanjiro estabelece laços inquebráveis com a Oni. Por essa razão, o seu comportamento inseguro e as foices revestidas de sangue que manuseia, podem muito bem ser o maior problema dos caçadores nesta temporada.

Ousama Ranking 

Agora que os personagens e a real ambição de Lady Miranjo foram apresentados, o cenário dramático deu lugar às lutas constantes para proteger a rainha e o reino da destruição. Nos recentes eventos a rainha tem me deixado impressionado com a sua bondade diante dos outros, sejam eles humanos ou demónios, isto graças à sensibilidade genuína do pequeno Bojji. Contudo, após invasão pouco tem acontecido, está na altura de jogarem novos trunfos para cima da mesa.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest
1 Comentário
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
ApenasUmAdmirador
ApenasUmAdmirador
26 , Janeiro , 2022 18:49

Agradeço pela recomendação, só leio minhas nótificas aqui.