Mais...
    InícioO que estamos a verO que estamos a ver – 29 de Janeiro de 2023

    O que estamos a ver – 29 de Janeiro de 2023

    De uma forma resumida, falamos um pouco sobre o que vimos e deixamos o convite para em baixo nos comentários dizerem o que viram e jogaram na última semana.

    Bruno Reis

    Vinland Saga Season 2 (03)

    Como o filho do patrão de Thorfinn e Einar é um menino mimado com uma perceção diferente da vida, os seus servos aproveitam a situação para semear a discórdia e se afirmarem diante dos escravos. Estes indicam que o rapaz de 17 anos nunca se irá sentir um homem se não matar ninguém. Inicialmente aproveitam-se de Einar, mas como Thorfinn é indiferente a estar vivo ou morto, os seus planos não vão avante e produzem cenas bem perturbantes. É notória que Thorfinn sofre de distúrbios psicológicos. Não só assistimos a este registo no sonho, como na indiferença de ser esquartejado sem pestanejar. Vinland Saga é uma daquelas séries que devido à sua qualidade e escrita achamos que 20 minutos por episódio não são suficientes.

    The Last of Us (02)

    O segundo episódio abre com mais uma cena do passado. Este é quase uma alusão à pandemia que nos bastidores ainda assola o nosso planeta, dado que demonstra um possível paralelo do início do Covid-19 na China no final de 2019. Depois, após este mergulho no passado, a série viaja até ao presente, desta vez muito mais mesmo muito mais próxima da sua obra original. Isto porque o espectro de videojogo foi quase palpável. Além de diálogos quase tirados a papel químico da sua fonte, as próprias mecânicas da mesma foram impressas em diversos momentos da história, tais como o desvio do mobiliário nas portas, ou subir sítios mais altos como a ajuda de aliados.

    Ellie é luz da esperança num mundo governado pela escuridão

    A caracterização de personagens esteve muito superior neste episódio. A irreverência e o sarcasmo de Ellie foram mais orgânicos e integrados na narrativa. Tess também senti mais coesa e Joel manteve os mesmos registos, apenas senti o seu tom mais irónico. A produção fez um ótimo trabalho a separar e moldar as interações do trio de personagens. Estas começam logo no início do episódio com a Ellie sentada num pequeno campo verdejante rodeada de um intenso feixe de luz. Julgo que este apontamento serviu para sublinhar o tom de esperança que a jovem pode trazer para o mundo, dado que Tess e Joel permanecem no escuro. Personagens mais trabalhadas não foram os únicos destaques do episódio. Os assustadores Clickers também estiveram incrivelmente caracterizados. Desde o seu característico som até aos seus movimentos. Em suma, pareceu mesmo que estávamos a presenciar uma cena do videojogo. A produção magistralmente emula o efeito que os jogadores sentem ao presenciar estas criaturas. Pânico, e muita confusão envolta numa chuva de balas desesperada. Por excelência este foi um episódio que nos transmitiu todas as emoções que nos tornam humanos, tanto que no final temos uma das cenas mais bizarras da série até à data onde podemos tirar diversas leituras.

    Já todos passámos por isto no jogo

    Urusei Yatsura (2022) (14)

    Ran julga que finalmente conquistou o coração do seu amado e não demora tempo a esfregar na cara da sua amiga de infância esta boa notícia. Como não podia deixar de ser, Lum fica aliviada e contente porque finalmente ficou livre do boi extraterrestre. Contudo, o que descobre é que o conquistou foi o seu estômago. Em seguida Lum e Ran reavivam as suas memórias de infâncias num café e junto de Sakura criam a poção do amor. Foi interessante assistir à inocência da Lum criança e porque Ran desenvolveu a sua personalidade distorcida e um enorme ódio por alguém que considera a sua amiga. Afinal este ódio não se deve unicamente por Rei se apaixonar de Lum. Ran nutre esta raiva porque Lum em criança encostava todos os problemas para a sua amiga. Desde fazer xixi na cama e colocar Ran no sítio, como destruir as bonecas favoritas da mãe da sua amiga. Como podem ver Lum, já possuía uma pequena maldade muito inocente. O interessante é que gradualmente vai a deixar de lado com as intervenções do seu Darling. Ataru de futuro vai revelar que é alguém com um bom coração. Espero que adaptem o episódio do espírito porque é o que faz mais jus a esta afirmação.

    SPY x FAMILY dos Chineses (BUDDY DADDIES) (04)

    Miri não para de ser criança e os seus papás, não tem outra via senão matricular a sua filha num jardim-escola. No entanto, depressa se apercebem que matricular e entregar a Miri na sociedade é uma tarefa bem mais complicada do que qualquer missão secreta. No começo de BUDDY DADDIES, onde o batizei carinhosamente de SPY x FAMILY dos chineses, senti que muitos paralelos dos Forger se iriam sentir e parece que não me enganei, pelo menos de um certo modo. Isto porque a série também parece enveredar pelos campos das “sitcoms” em que cada semana temos um episódio com uma problemática resolvida e faz lentamente avançar o enredo. Também sentimos o paralelismo dos Forger a tentam-se integrar na sociedade. O senso comum é elemento que não impera nestas famílias, sendo sentido em diversos momentos também em BUDDY DADDIES. No entanto, como esta história e passa num tempo atual, sinto ser mais orgânica e relacionável, principalmente na parte de preencher papelada que acreditem soltei uma gargalhada, algo que não fazia imenso numa série anime. Outro elemento que julgo que a separa da obra de Tatsuya Endo, é apelar a uma comicidade mais cinematográfica. Não paro de assistir a momentos de comédias clássicas tais como 3 homens e um bebé ou um polícia no jardim-escola. É facto que podem discordar, mas certamente que todos concordam que estamos perante uma das mais surpreendentes séries da temporada e do episódio mais divertido até à data.

    Quando tens uma pulseira verde nos hospitais portugueses

    The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel: Northern War (04)

    Lavi e os seus companheiros deixam Ordis e viajam até Ymir a aldeia natal de Rean Schwarzer, o suposto herói ereboniano. No local ajudam a população local a ressuscitar as termas. Realmente não sei o que a Tatsunoko quer transmitir nesta adaptação. Julguei que o grupo se mantivesse em Ordis, para apresentar a fortaleza Juno e a Aurelia como era suposto sendo descrito no terceiro jogo do arco de Erebonia. Ao invés, parece que assistimos a uma tour entre os vários territórios do império com uma animação colada a papel e cuspo. Também não percebo porque convivem com um povo que supostamente devia ser seu inimigo. Percebo a ideia de humanizar as personagens, mas não em detrimento do desenvolvimento de personagens e história. Julgo que Lavi será morta por Rean a certa altura, dando início ao seu trauma. Mas para tais desenvolvimentos acontecerem temos de parar com esta excursão. Já nem ligo à horrível animação, mas por favor animem o conflito propriamente dito.

    Olha a Alisa e a Sharon, também tivemos o cameo do Ash no episódio… as únicas coisas decentes do episódio

    Trigun Stampede (04)

    Vash e o seu grupo conhecem finalmente o Nicholas D. Wolfwood desta adaptação. Contudo, este não foi o único deste episódio. Quem conhece bem a história original sabe que uma certa criança esconde um grande segredo. Contudo, prefiro a abordagem clássica da mesma. A nossa e a aliança com Wolfwood é o mínimo estranha. Também sem Millie a personagem certamente que terá um desenvolvimento diferente. Muitos norte-americanos comparam Wolfwood ao Sanji de One Piece. Não sei se por essa razão, Wolfwood também apareceu com um chupa-chupa na boca, um elemento bem conhecido do Sanji da 4kids.

    Ijirinaide, Nagatoro-san: 2nd Attack (05)

    Como o Senpai tratou da Nagatoro quando esteve com gripe também ficou infetado. Para lhe retribuir o favor, a sua amiga/bully também invade a sua casa para o curar. Pelo caminho temos os habituais mal-entendidos e cada vez uma aproximação romântica entre ambos. O Senpai quase faturava desta vez! Não fosse uma chegada inesperada.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    2 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    2 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Lucius Artorius Pendragon
    Lucius Artorius Pendragon
    29 , Janeiro , 2023 19:59

    Trails já tava horrível e é facilmente o pior anime da temporada daí colocam o cameo da pior personagem da franquia só pra me deixar mais irritado ainda kkkkk morra alisa morra imediatamente

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares