O DualSense Edge é um novo comando que a Playstation propõe aos jogadores de Playstation 5 que querem potenciar as suas capacidades nos seus jogos e não tenham dúvidas, este é um comando destinado aos jogadores Pro e não ao jogador casual.

A primeira vez que pegarem no DualSense Edge vão imediatamente aperceber-se que é mais pesado que o DualSense, são aproximadamente 325 gramas Vs 281 gramas, de resto ergonomicamente é igual. Embora seja um comando mais pesado em longas sessões de jogo não notei qualquer fadiga extra comparativamente ao DualSense.

Pessoalmente sou muito mais fã do esquema de cores do DualSense Edge do que do DualSense. Os botões e o painel táctil a preto, e uma maior prevalência desta cor ao longo do comando dão um ar mais arrojado e sofisticado. Apreciei também o painel táctil marcado com os pequenos símbolos dos botões que dão uma maior aderência comparativamente ao painel liso do DualSense, e algo que também imediatamente notei foi a presença destes símbolos dos botões nos gatilhos R2/L2 dando assim relevo às superfícies dos gatilhos o que se traduz numa experiência táctil ainda melhor do que no DualSense.

Dito isto podem contar no DualSense Edge com todas as tecnologias do DualSense, ou seja, Feedback háptico e Gatilhos adaptativos. Vamos então para as grandes diferenças.

Mais botões!

Comparativamente ao DualSense no DualSense Edge ganham mais 4 botões. 2 Botões Fn debaixo dos manípulos para acederem rapidamente às configurações do comando e dois botões na parte traseira onde podem conectar 2 Botões traseiros meio arredondados ou 2 Botões Traseiros de Alavanca, se quiserem podem até colocar 1 botão de cada tipo. Quando peguei pela primeira vez no DualSense Edge pensei que os Botões Traseiros de Alavanca seriam os meus prediletos e que melhor se adequariam ao meu estilo de jogo, mas curiosamente após muitas sessões de jogo a minha opção acabou por recair nos botões traseiros meio arredondados, o comando encaixa melhor na mão e torna-se mais natural enquanto que os botões traseiros de alavanca são mais sensíveis por se afastarem mais do centro de ativação do botão e com eles tinha maior tendência para cliques involuntários.

Estes botões traseiros acabam por ser uma grande mais valia no que diz respeito a gameplay permitindo fazer duas coisas ao mesmo tempo sem terem de estar a mover os manípulos e a pressioná-los ao mesmo tempo, dando assim uma maior precisão.

Ainda na parte traseira do DualSense Edge encontram os seletores para a distância que R2/L2 têm de percorrer, algo que num comando profissional como este é obrigatório. Para cada um dos gatilhos podem selecionar até três distâncias que os gatilhos têm de percorrer até estarem totalmente ativados, os jogadores de FPS provavelmente quererão a distância mais curta para um disparo mais rápido, os amantes de corridas quererão uma maior distância para suavemente controlarem a aceleração.

O último botão na parte traseira é o que vai soltar a proteção dos manípulos frontais.

Manípulos Substituíveis – Imprescindível ou nem por isso?

Passo então para o feito de engenharia deste DualSense Edge, a possibilidade de troca dos manípulos. Depois de retirarem a tampa protetora têm acesso a uma pequena alavanca que vos vai permitir remover do comando o manípulo para poderem trocar por outro. Um manipulo para o DualSense Edge custa 24,99 euros.

Esta é uma boa ideia para combater o desgaste do material e o temido drift, mas será que era mesmo algo imprescindível? O drift no DualSense é algo assim tão frequente? Não seria melhor a Playstation investir na criação de manípulos que não tivessem esse tipo de problemas? Eu digo isto porque esta mecânica é sem dúvida a que mais faz encarecer o comando, a sua implementação é custosa e aumenta o peso do comando. Se não tivéssemos esta mecânica no DualSense Edge talvez fosse possível posicionar em termos de preço o comando num patamar bem mais acessível.

Claro está que a Playstation mais tarde me pode surpreender ao lançar diferentes tipos de manípulos com outras funções e isso seria superinteressante. Não esquecendo que relativamente aos manípulos o DualSense Edge vem acompanhado de 2 Tampas standard (as minhas favoritas), 2 Tampas arredondadas altas e 2 Tampas arredondadas baixas para poderem colocar e trocar.

Gostei muito do longo cabo trançado USB (2.8m) e o mecanismo de fixação do cabo ao DualSense Edge está muito bem implementado, fácil de aplicar e evita desconexões involuntárias no calor da batalha.

Bateria do DualSense Edge

A bateria do DualSense Edge é mais pequena que o DualSense, em termos de duração deverão ter menos 1/3 da duração do DualSense. É sempre muito difícil avaliar a duração da bateria de um DualSense pois vai depender muito do jogo em questão e da implementação que este fez das tecnologias de feedback háptico e gatilhos adaptativos, podendo variar muito de jogo para jogo.

Eu vejo o DualSense Edge como um comando para ser utilizado em competições, profissionalmente, ao mais alto nível, quando querem descansar um par de horas retiram o cabo e jogam livremente, mas assim que entram para um lobby de um jogo multiplayer competitivo está na altura de ligarem o cabo para o melhor desempenho.

Algo que também gostei foi a bolsa de transporte. A sua construção em plástico vai garantir uma grande resistência a choques, conseguem transportar de forma segura com vocês todos os acessórios do DualSense Edge e o pormenor de na traseira poderem remover um painel para carregarem o comando dentro da bolsa de transporte está muito bem pensado e implementado.

Software

O software para personalizarem o funcionamento do DualSense Edge está muito bem conseguido. Quando ligam pela primeira vez o DualSense Edge à Playstation 5 são presenteados com um ecrã de boas vindas que vos vai guiar num breve tutorial.

O sistema de criação de perfis é excelente, permitindo muito rapidamente alterarem de perfil mediante o jogo que têm pela frente com uma combinação de Fn e um dos botões do comando.

Vão poder atribuir botões de acordo com as vossas preferências, ajustar a sensibilidade dos manípulos e o intervalo de atuação dos gatilhos.

Têm também opções para controlar a intensidade da vibração e do efeito do gatilho.

O Preço

Atualmente o DualSense Edge é vendido por 239,99 euros. É excessivo! Têm nas vossas mãos sem dúvida nenhuma um dos melhores comandos de sempre, mas atendendo à conjetura económica atual é algo que os jogadores não vão conseguir ignorar e terá de ser uma compra bem ponderada. Em cima já dei a minha opinião onde a Playstation podia ter cortado para conseguir colocar este comando a um preço mais apetecível.

O que era muito bom ficou ainda Melhor!

O DualSense Edge pega num excelente comando que é o DualSense e refina o seu conceito trazendo para as mãos dos jogadores uma experiência ainda melhor potenciada por uma maior personalização.

Prós:

  • Um dos melhores comandos de sempre
  • Bolsa de transporte robusta e funcional
  • Possibilidade de trocar manípulos e distância a percorrer dos gatilhos
  • Botões traseiros

Contras:

  • Preço elevado
  • Menos bateria
Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments