“Carolina, este jogo não saiu há tipo dois meses?” perguntam-me vocês. Sim, mas isto é um party game. E estes jogos, pela sua natureza, requerem múltiplas pessoas para os jogarem. 

Infelizmente, eu não sou uma pessoa assim tão social quanto isso, por isso demorei até  agora para juntar um grupo para experimentar este jogo comigo. Tenho a certeza que compreendem a sensação de dor de não conseguir juntar amigos para jogar convosco os jogos que querem experimentar. 

O meu grupo de amigos não estava tão bem vestido, no entanto.

Mas voltando ao Everbody 1-2 Switch!, isto é um party game muito mais streamlined que algo como um Mario Party ou até um Jackbox Party Pack. Entras no jogo, escolhes o modo de input (por Joy-Con ou smart device), o tempo de duração do jogo, e siiiigaaa. 

Os mini-jogos em si são rápidos, divertidos, e diversos. Irás fazer coisas como esconder o teu Joy-Con pela sala, ou ter perguntas de cultura geral, ou jogar bingo, ou até fazer agachamentos. 

O jogo tem também a parte positiva que vos permite escolher se querem jogos onde tenham que se mover ou fazer barulho. Bom para quem joga em apartamentos ou só queira ficar sentado no sofá. 

Há também um modo de jogo só de bingo, para os interessados.

Os jogos com Joy-Con dão até 8 pessoas, e com o uso de smart devices, este número trepa para umas impressionantes 100! Nem todos os jogos dão para jogar com ambos os sistemas de controlos, mas a grande maioria dá. 

É um party game divertido, que devido à escolha da duração, nunca demora mais tempo do que o desejado. Os mini-jogos nunca se repetem numa mesma partida, o que também é bastante positivo. 

Em termos de produção, os gráficos e sons estão também bem conseguidos. O uso de fotos de pessoas e objectos reais podem não ser do agrado de todos, mas tem o seu próprio charme retro devido a isso. A UI é, como todo o resto do jogo, bastante simples e streamlined. O apresentador poderá não ser do gosto de todos, alguns podendo gostar do ridículo de um humano com cabeça de cavalo, outros podendo achar só cringe. Mas como tudo, é uma questão de gosto. 

Poderás achar cringe, mas eu até acho fofo.

Se é o melhor do género que já joguei… não sei não. O Mario Party, para além de décadas de renome e personagens conhecidas, tem a vantagem de ter os tabuleiros para de certa forma centrar os mini-jogos numa perspectiva mais dinâmica que simplesmente um contador de pontos. No entanto, isto poderá ser uma desvantagem para alguém, sendo que o Everybody 1-2 Switch! é muito mais simples e de rápido começo e progressão. Não há aquela coisa de estar cinco minutos a olhar para o telemóvel à espera que toda a gente tenha o seu turno. 

Comparando com, por exemplo, a série Jackbox Party Pack, mais recente e também com a vertente da jogabilidade através de smart devices, o Everybody 1-2 Switch! ganha pela variedade de inputs nos mini-jogos, que nos Jackbox muitas vezes se limitam à escrita, desenho, e selecção de respostas. No entanto, também por isso, os Jackbox têm muito mais no âmbito de jogos de perguntas e outros jogos mais baseados em perspicácia cerebral, enquanto que o Everybody 1-2 Switch! muitas vezes se baseia mais em tempos de reacção do que exactamente ter bastante conhecimento ou ser engraçado.

São jogos diferentes para alturas diferentes para públicos diferentes. O Everybody 1-2 Switch! é para o jogador de party games que quer algo fácil e rápido de pegar e começar, sem preparações longas nem mini-jogos complexos, em que a diversão se encontra nos desafios físicos e de reacção.

É um jogo que pelo seu próprio formato não permite uma jogabilidade de single-player, mas isto também não deverá ser grande problema. Afinal de contas, mesmo quando os jogos deste género permitem este modo de jogo, é sempre nas partidas multiplayer que a diversão se encontra. 

Consegui encher um balão a 98.7%! Fiquei mesmo feliz!

TL;DR: Um party game rápido, divertido, e diferente. Destaca-se da competição pelos seus mini-jogos e a sua simplicidade. Poderão acabar o jogo a dizer “Everybody 1-2 Switch!” ao mesmo tempo que o apresentador. Terão de ser vocês mesmos a decidir se isto é algo bom ou mau, no entanto.

 

Prós: 

  • Mini-jogos divertidos;
  • Rápido e fácil de começar;
  • Permite até 100(!) jogadores em modo smart device;
  • Escolhas de acessibilidade a nível de barulho e movimento;

 

Contras: 

  • Envolvente do jogo talvez demasiado simples;
  • Mini-jogos muito focados em reacção e rapidez;

 

Aviso:

  • Não tem modo single-player!
Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments