Os jogos precisam de uma razão para existirem? 

Óbvio que não. Pergunta retórica. 

Mas há certos jogos que uma pessoa olha e pensa “este jogo precisava mesmo de existir?” 

Não estou a dizer que Exoprimal seja este jogo… mas a verdade é que quando o vi pela primeira vez, a minha reação foi pensar na quantidade de team shooters que já existem por esse mundo fora, e questionar o que de exactamente é que este jogo traz de inovador. 

A resposta é… algumas coisas, mas não de longe o suficiente para se destacar num género tão bloated

Exoprimal é um online team shooter sobre enfrentar invasões de dinossauros com mechas. O nosso protagonista, Ace, encontra-se preso numa ilha, constantemente a viajar no tempo para lutar em equipa juntamente com versões de si mesmo de outras realidades contra dinossauros enviados por um sistema de AI. 

Sim, este enredo é absolutamente louco. Mas continua a ser a parte mais interessante do jogo. As personagens estão surpreendentemente bem desenvolvidas para um jogo deste estilo, embora eu tenha de me questionar se arranjaram permissão do Markiplier para usar a imagem dele no jogo. 

O enredo desenrola-se à medida que vamos jogando mais partidas, encontrando documentos e imagens relativamente ao evento que causou as invasões dos dinossauros. 

E quanto às partidas, como é que estas funcionam? Basicamente, o jogo é em formato PvE, em que cada equipa de jogadores compete para matar os dinossauros o mais depressa possível. No final de cada partida, há uma altura em que é possível haver um modo PvP, em que é possível atacar directamente os outros jogadores. 

Este foco em PvE em vez de PvP é definitivamente o ponto diferenciador deste jogo, mas dou por mim a questionar a sua eficácia. Existe alguém que queira competir com outros jogadores desta forma indirecta? Que não preferisse uma luta directa, caso prefira PvP, ou um jogo focado exclusivamente em PvE, caso goste mais disso? A quem é que esta mistura serve? 

O jogo em si funciona bem. Os mechas são divertidos de usar e diferentes entre si, e o sistema de progressão, embora nada de novo, é um battle pass perfeitamente aproveitável. A necessidade de um battle pass num jogo que já custa 60€ só por si, no entanto… Não sei. Parece-me uma monetização um pouco excessiva. 

Dá para trocar de mecha durante as partidas, assim como de arma, o que faz com que uma pessoa possa sempre mudar de táctica se reparar que a actual não está a funcionar. 

Em alguns pontos menos positivos, as cutscenes de entrada em cada partida são bastante longas, e as cutscenes no geral não têm assim grande qualidade. 

Para além disso, quase parece que o jogo não quer ser jogado! Para além de ser preciso comprar o jogo, é preciso ter PS+ para sequer iniciar o jogo, mesmo antes de começar qualquer partida multijogador, e é preciso ter conta no site da Capcom. É mesmo frustrante quer jogar um jogo e embarrar em obstáculo atrás de obstáculo…

Deixem-me jogar!!

Para além disso, é um jogo que faz aquilo que é suposto fazer… a questão sendo se aquilo que é suposto fazer é assim tão necessário. 

Mas quem sabe? Talvez tu sejas a pessoa que sempre quis um jogo de PvP indirecto que funciona maioritariamente a partir de PvE entre mechas e dinossauros. Se sim, este é definitivamente o jogo para ti. 

TL;DR: Mechas contra dinossauros num enredo com viagens no tempo e realidades alternativas. Um team shooter com partidas de 10 minutos, um battle pass, cosméticos e upgrades. Tu sabes ao que vens. Mas provavelmente encontras muito semelhante (e possivelmente melhor) noutros lados. 

 

Prós:

  • Bom combate; 
  • Sistema de PvP/PvE diferente;
  • Enredo e personagens interessantes; 

 

Contras:

  • Battle pass pago num jogo que já custa 60€;
  • Público alvo incerto;
  • Não tem opções em Português;
  • Cutscenes longas e um bocado feias.
Carolina Moreira
Com background de informática, e gosto em videojogos a combinar, mas aficionada de histórias em qualquer formato, juntou-se à equipa do OtakuPT em 2023 para dar uma opinião pessoal sobre o entretenimento que nos chega às mãos.
Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments