Desenvolvido pela WB Games Montreal e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment aqui está o muito aguardado Gotham Knights, um jogo inspirado nas comics Batman: Gotham Knights que coloca o jogador num mundo onde Batman faleceu e cabe agora ao quarteto Nightwing, Batgirl, Robin e Red Hood a responsabilidade de proteger e restaurar a justiça em Gotham City durante um período sombrio que surgiu logo após a morte de Batman.

Anunciado em agosto de 2020, Gotham Knights apresenta-se como uma entrada totalmente nova sem qualquer relação com jogos anteriores do Batman e até com qualquer elemento de adaptações live-action, e isso é bem patente logo nos momentos iniciais quando somos apresentados à misteriosa morte de Batman e é esse o ponto de partida para o começo deste RPG que se apresenta como uma história de ação e investigação que vai envolver os jogadores nos seus muitos mistérios.

Narrativamente Gotham Knights apresenta uma história interessante que se o jogador quiser pode percorrer sem grandes desvios, mas a forma como o jogo está estruturado vai sempre estimular a realização de missões secundárias quer para a obtenção de mais informações como para ganhar a experiência para realizar melhoramentos dos personagens.

E de facto, o que não falta é o que fazer em Gotham Knights, o seu mapa é imponente embora que se sinta um pouco vazio muito provavelmente por a ação se passar no periodo noturno, cheio de pontos de interesse e para o atravessar vão recorrer à vossa fiel Batmoto (bem divertida de utilizar e até podemos fazer uma corridas) ou então recorrer ao gancho transformando-se numa espécie de Homem-Aranha, sendo que este último dá ao jogo uma maior verticalidade aumentando exponencialmente as abordagens que podem adotar.

A sempre divertida Batmoto
A sempre divertida Batmoto

Poderão optar por uma abordagem furtiva, evitando os maus da fita, não despoletando alarmes, utilizando o cenário como vosso aliado e eliminando sorrateiramente os inimigos, ou então, atirar o cuidado pela janela e entrar em força eliminando todos os adversários que se atrevem a aparecer no vosso caminho. Aqui vai entrar muito o personagem que vocês decidem controlar, mas falaremos disso mais em baixo.

E por falar em cenário, em alguns momentos tivemos alguns problemas de deteção de colisão que eventualmente um patch poderá resolver, mas como podem ver em baixo o resultado por vezes é hilariante.

Fusão!!!
Fusão!!!

O combate é relativamente simples, embora variando de acordo com o personagem que controlam, na sua base temos apenas o premir de um botão para a execução de ataques e combos, passando por ataques leves e pesados. Claro está que temos ataques à distância, botão para desviar e podemos ainda escapar de toda a confusão utilizando o nosso gancho para à lá “Attack on Titan” sairmos rapidamente de uma área. Esta mecânica de combate significa que os veteranos deste tipo de jogos se vão sentir em casa e já sabem o que esperar, enquanto que os recém chegados muito rapidamente vão dominar o combate e os seus combos.

A grande maioria dos adversários que encontram na cidade são genéricos a não ser que estejam a fazer alguma missão. Em termos de dificuldade Gotham Knights oferece quatro níveis (Muito Fácil, Fácil, Média e Difícil).

Algo que apreciei em Gotham Knights foi a sua componente de investigação, nas missões muitas vezes somos confrontados com um cenário onde temos de descobrir determinada pista, ou como algo funciona. Utilizando uma visão especifica temos de descobrir várias pistas e depois fazer uma relação entre elas para obtermos o que procuramos. Acaba por transmitir ao jogador uma sensação de realização sendo que a sua implementação pode ser criticada por ser demasiado simplista.

No que diz respeito ao controlo de Nightwing, Batgirl, Robin e Red Hood, todos apresentam ligeiras variações de gameplay, sendo que em algumas missões as características de um determinado personagem facilitarão a missão em causa. Vai ser no Campanário que vão escolher com qual destes personagens se querem aventurar na noite de Gotham City, sendo que para trocarem têm de voltar à base e selecionar outro herói. Para os completistas isto acaba por dar uma enorme rejogabilidade ao jogo.

Quem escolher!?
Quem escolher!?

Com Gotham Knights vamos ter direito a uma árvore de habilidades e equipamentos que podemos modificar.

No que diz respeito a árvore de habilidades, esta está dividida em 4 secções diferentes e independentes, cada uma oferecendo vários upgrades, desde movimentos novos, a saúde passando por aumento de dano, e vai ser aqui que vão querer fazer evoluir as habilidades de cada um dos personagens gastando os vossos pontos de habilidade que ganham quando os personagens sobem de nível.

Já no que diz respeito a Equipamento, temos uma enorme variedade de opções. Desde múltiplos trajes, esquemas de cor, modificadores e armamento, se quiserem vão passar aqui muitas horas a moldarem a vossa personagem ao vosso gosto.

Para além das missões vão encontrar uma aba no jogo unicamente destinada a desafios, aqui vão encontrar atividades particulares que vos vão dar mais experiências e até algumas recompensas particulares, pelo que vale a pena darem uma espreitadela a esta secção e verem que atividades podem fazer durante o jogo para terem uma recompensa extra.

Algo que Gotham Knights consegue fazer muito bem é criar um excelente ambiente em Gotham City, o ambiente noturno, os grandes edifícios, os neons, os reflexos na água, o design de cores, tudo contribui para dar uma identidade muito própria ao jogo, algo que apreciei, claro está que para isso contribui o facto de a ação se passar à noite, já que as partes diurnas são passadas no Campanário, a base de operações dos nossos heróis onde estes decidem qual é o próximo passo que vão dar.

Graficamente é dos jogos recentes que por aqui passaram que menos opções dá ao jogador, temos 3 sliders (Brilho, Contraste, Saturação) e a opção de desligar e ligar o HDR. Nas consolas está barrado a 30fps e por isso não existe o habitual modo de desempenho, mas não pensem que os 30fps estragam a experiência, não tivemos qualquer problema e o gameplay é muito reconfortante .

Utilizando o modo fotografia de Gotham Knights
Utilizando o modo fotografia de Gotham Knights

Por ter poucas opções gráficas podem ser levados a pensar que é um jogo pobre graficamente, mas tal está longe da verdade, Gotham Knights é visualmente muito interessante e vão dar por vocês muitas vezes a vagar sem destino por Gotham City apenas para apreciarem os seus visuais.

Em Gotham Knights temos também algumas opções de acessibilidade que passam desde alterar o tamanho da interface, comportamento de gatilhos, sensibilidade de câmara e muito mais.

Em conclusão Gotham Knights acaba por ser um RPG narrativo com muito potencial que acaba por não ser explorado na sua plenitude já que os 4 personagens nunca acabam por atuar em conjunto nas missões, estamos sempre a fazer missões com apenas um deles e sem grande variação se mudarmos de personagem sendo que só na base podemos trocar para outro personagem, aqui a WB Games Montreal foi pouco ambiciosa e num jogo com 4 protagonistas era esperado um pouco mais.

Se gostaram dos outros jogos do Batman é garantido que também vão gostar deste Gotham Knights, o jogo é divertido, está bem executado e vai proporcionar-vos muitas horas de aventuras numa bela Gotham City.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments