Harry Potter: Quidditch Champions é um videojogo baseado no icónico desporto favorito do Wizarding World, desenvolvido pelo Unbroken Studios de Los Angeles e publicado pela Warner Bros. Games através da sua linha Portkey Games, dedicada aos jogos da franquia Harry Potter.

Para os muggles, ou vá, menos fãs do Wizarding World, Quidditch é um desporto competitivo onde equipas de seis (em vez dos sete dos livros) jogadores se encontram, montados nas suas vassouras voadoras, num campo ovalado com três anéis em cada uma das suas pontas, e preenchem uma das possíveis quatro posições de campo: Um de três Chasers, que irão entrar em confronto directo com os Chasers adversários pela posse da Quaffle, a maior das “bolas” do jogo, de modo a fazê-la passar por um dos anéis no lado do seu adversário, guardados pelo Keeper que tem o trabalho de defender os anéis, parando as Quaffles e apontar tácticas aos outros jogadores; Beater (dos quais só há um em jogo em vez dos dois presentes nos livros), que tem o objectivo de atrapalhar todos os outros jogadores, podendo inclusivamente atirá-los abaixo das suas vassouras temporariamente com a ajuda de um taco e uma Bludger, bola que podem atirar directamente contra outros jogadores; e finalmente, os Seekers, os jogadores principais de cada equipa, mas que só entram em jogo quando está presente a Golden Snitch, uma bola alada minúscula e extremamente rápida que deve ser perseguida e eventualmente apanhada por eles.

Cada Quaffle dentro de um anel vale 10 pontos, e cada Golden Snitch apanhada vale 30 ponto (em vez dos 150 e o final do jogo dos livros), com o jogo a acabar aos 100 pontos ou ao final de 7 minutos, com um prolongamento em caso de empate, decidido com Golden Score (ganha a primeira equipa a pontuar durante o prolongamento).

Quidditch Champions permite-nos criar as nossas próprias personagens ao longo do tutorial para cada uma das posições que nos é dado pela Ginny Weasley enquanto jogamos uma amigável Weasley Burrow Garden Cup no campo ao lado da casa dos Weasley’s e com a participação de toda a família, incluindo Harry, Hermione e os gémeos George e Fred, sendo que em modo single-player cabe ao jogador rodar entre as seis personagens e fazer todas as posições (ou deixá-las para os bots e concentrar-se apenas numa), enquanto que em jogos PvP controla apenas um par de jogadores, alternando entre um dos três Chasers e uma das outras posições de forma fixa.

Feito o tutorial, podemos continuar a ambientar-nos jogando contra bots num modo campanha que inclui a Hogwarts House Quidditch Cup, onde escolhemos uma das quatro prestigiadas casas de Hogwarts para representar no torneio (nenhuma decisão é fixa e podemos fazer os torneios várias vezes com equipas diferentes), a Triwizard Schools Quidditch Cup, disputada entre os melhores jogadores da escola de Hogwarts, a academia francesa de Beauxbatons e o instituto Durmstrang do norte da Europa, e ainda a Quidditch World Cup, com as selecções representantes de 16 nações (onde, infelizmente, Portugal não está incluido).

À medida que completamos partidas, iremos ganhar pontos de fama que sobem o nosso Career Level, desbloqueando vários items e XP, que irá subir o Season Level onde temos 50 níveis de prémios para desbloquear também. Para ajudar a subir ambos, temos também Challenges diários, semanais e de carreira que ajudam a progredir rapidamente. Com as recompensas que desbloqueamos podemos ainda ganhar e fazer upgrade a novas vassouras, assim como gastar skill points para desbloquear certos perks em cada posição, e os inevitáveis cosméticos que vão desde acessórios e roupas, a emotes, celebrações e efeitos especiais.

Harry Potter Quidditch Champions teaser screenshot

É também possível desbloquear skins de personagens do universo Harry Potter para substituir as nossas personagens originais, desde os já mencionados Weasley’s (os gémeos George e Fred, Ron e duas variantes de Ginny) e Hermione, a Draco Malfoy, Cho Chang e Cedric Diggory, a professora Rolanda Hooch e claro, o próprio Harry Potter, com algumas personagens presentes no jogo que possivelmente serão adicionadas como jogáveis mais tarde como Fleur Delacour e Viktor Krum.

Quidditch Champions acaba por ter um feel muito Rocket League com um toque do mini-jogo Blitzball presente em Final Fantasy X, com jogos rápidos e repletos de acção, poucos ou nenhuns momentos mortos e alguma variedade de jogo no que diz respeito às diferentes posições.

Um jogo baseado neste desporto de fantasia era há muito esperado pelos fãs de Harry Potter, e depois da sua notada falta em Hogwarts Legacy, Quidditch Champions consegue não só reivindicar os fãs com uma excelente versão jogável de Quidditch, repleta de pequenos detalhes do Wizarding World, como também um jogo fácil de aprender, mas interessante de aprofundar, mesmo para os menos fãs.

De ressalvar também que apesar dos inúmeros elementos live service, Quidditch Champions não tem (pelo menos para já) quaisquer micro-transacções e em qualquer um dos tipos de progressão apresentados, o leveling é justo, rápido e gratificante. Sem dúvida um exemplo a seguir nos dias modernos.

Review por Tiago Vasconcelos.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments