LEGO Star Wars: The Skywalker Saga, ou se preferirem LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, o jogo da Warner Bros. Games, TT Games, LEGO Group e Lucasfilm Games vai ser dia 5 de abril lançado para Xbox Series, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC.
Seis anos após o lançamento de Lego Star Wars: The Force Awakens este novo jogo de LEGO Star Wars promete ser a derradeira experiência para os fãs da Lego e de Star Wars, oferecendo todos os 9 filmes da saga num pacote aprimorado.
Aqui vemos a experiência dos britânicos da TT Games (Traveller’s Tales) a vir ao de cima, este é o seu 6º jogo de LEGO Star Wars e claramente vemos a visão e ideias do estúdio para este jogo que é uma celebração de Star Wars.
Começamos por um gameplay que consegue ser convidativo para os novatos no universo de LEGO Star War mas que também tem a profundidade necessária para fornecer um desafio aos mais experientes. Vão encontrar toda uma enorme panóplia de veículos icónicos para controlar, desde a Millennium Falcon passando pelas naves imperiais sem esquecer que o combate corpo-a-corpo não foi esquecido permitindo divertidos combos. Não vai ser por falta de variedades de opções de combate que ficarão desiludidos, alias agora podem com a vossa arma apontar para partes especificas do corpo dos vossos adversários traduzindo-se em danos diferentes.
O elemento RPG de LEGO Star Wars: The Skywalker Saga não foi esquecido e aqui irão recolher Blocos Kyber para assim terem a oportunidade de desbloquear múltiplas habilidades e recursos podendo assim moldar o gameplay ao vosso estilo favorito. Este é assim um estímulo que é dado ao jogador para explorar todos aqueles mundos em busca não só de recursos, mas também para encontrar muitas das surpresas e referências aos 9 filmes da Saga.
Sem perder o humor Lego, LEGO Star Wars: The Skywalker Saga é divertido e familiar
Por falar nos filmes, de início em LEGO Star Wars: The Skywalker Saga são dadas 3 abordagens iniciais, podem começar a vossa aventura num dos primeiros três filmes de cada trilogia, temos assim Star Wars: A Ameaça Fantasma (Episódio I), Star Wars Episódio IV: A Guerra das Estrelas e Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força.
Isto acaba por fazer de LEGO Star Wars: The Skywalker Saga o ponto de entrada perfeito para quem nunca experienciou em pleno o universo de Star Wars. Acompanhado de um Humor característicos o jogo acaba por ser um refrescar de história para os mais veteranos, mas é igualmente uma excelente entrada para aqueles que só viram os filmes mais recentes e que têm assim uma oportunidade de uma forma leve ficarem a conhecer a história dos filmes mais antigos. Devem, no entanto, ter em conta que LEGO Star Wars: The Skywalker Saga deve ser considerado um complemento aos filmes com a introdução do estilo Lego e o seu humor, não sendo uma tradução completamente fiel do que acontece nos filmes perdendo pelo caminho muitos dos detalhes da história.
Para aqueles que por uma razão ou outra nunca deram uma oportunidade a Star Wars, o jogo é suficientemente diferenciado para proporcionar uma boa experiência e definitivamente vai fazer-vos interessar por esta franquia.
Em LEGO Star Wars: The Skywalker Saga podem livremente saltar entre personagens e cada uma têm habilidades únicas que o jogador deverá saber utilizar para progredir nas suas missões. Para além de divertido o jogo também vai puxar pela vossa perspicácia para ultrapassar diversos obstáculos, mas nada de muito difícil, este jogo foi construído para ser desfrutado por todas as idades.
Para além de um mapa, no menu têm acesso a várias classes desde Jedi a Hero passando pelo Dark Side. Aqui podem através da típica árvore de skills adquirir várias habilidades que afetarão o estilo de jogo e como podem ver na imagem em cima o que não vão faltar são opções. Temos uma árvore de skill comum e depois outras 9 pelas quais as mais de 300 personagens se vão dividir.
LEGO Star Wars: The Skywalker Saga acaba por ter uma boa longevidade para quem quiser completar tudo, se se afastarem da missão principal terão múltiplas coisas para fazer, desde desafios do local onde estão passando por missões secundárias e puzzles.
Anteriores jogos Lego Star Wars:
Lego Star Wars: The Video Game (2005)
Lego Star Wars II: The Original Trilogy (2006)
Lego Star Wars: The Complete Saga (2007)
Lego Star Wars III: The Clone Wars (2011)
Lego Star Wars: The Force Awakens (2016)
Têm também a oportunidade de nos níveis fazer replay da História como ela aconteceu no grande ecrã ou então explorar os níveis com personagens diferentes, o que abre as portas para uma enorme rejogabilidade uma vez LEGO Star Wars: The Skywalker Saga tem uma enorme quantidade de personagens que podem controlar.
Como podem constatar se quiserem LEGO Star Wars: The Skywalker Saga consegue ter uma boa profundidade, que infelizmente na Playstation 5 terá de ser explorada em inglês. Na nossa versão do jogo que recebemos antes do lançamento nas opções de legendas não está presente o português, o que é uma pena dado que algo com o nome LEGO associado deveria ser sinónimo de acessibilidade. Desconhecemos no momento de escrita desta review se nas outras plataformas se passará o mesmo na versão portuguesa do jogo.
Graficamente na Playstation 5 nas opções de vídeos temos duas opções, colocar o jogo a correr a 30 ou 60 fps, sendo que o jogo é muito parco em explicar a vantagem ou desvantagem em de cada um destes modos. Os jogadores com maior conhecimento tecnológico imediatamente sabem que ao escolherem os 30fps estarão a optar por um modo com maior qualidade gráfica e os 60fps significam um gameplay mais fluido a troco da perda de alguma qualidade.
O jogo utiliza uma palete de cores bem vibrante e detalhada característica dos trabalhos da Lego e que é um aprimorar do que já vimos entradas anteriores.
The Skywalker Saga é a melhor e maior experiência LEGO Star Wars.
The Skywalker Saga é assim uma descomplexada abordagem ao universo Star Wars com a introdução do estilo e humor característicos da Lego que agradará não só aos jogadores que experimentam um LEGO Star Wars pela primeira vez como também aos veteranos.