Apesar de Mario ser na maioria das vezes o protagonista dos videojogos da Nintendo, sempre tive um carinho muito especial pelo seu irmão, Luigi. Felizmente, este canalizador de verde ganhou protagonismo com o lançamento da série Luigi ́s Mansion, que para além de nos ter apresentado uma proposta entusiasmante que combina o sobrenatural com um humor ao estilo de Ghostbusters, deu-lhe espaço para mostrar os seus talentos. Agora, 11 anos depois do lançamento original na 3DS, a Nintendo regressa com o uma versão remasterizada de Luigi’s Mansion: Dark Moon para a Nintendo Switch, relembrando o quanto o jogo foi “assombradamente” divertido em 2013.

Em Luigi’s Mansion 2 HD, a pedido do professor A. Luando, Luigi volta para mais uma das suas aventuras no Vale das Sombras, onde terá de procurar os fragmentos da lua negra levados pelo Rei Bu. Como é habitual, desde o primeiro instante que sabemos que vamos passar por muitas situações caricatas que envolvem a presença de fantasmas que estão sempre interessados em nos atrapalhar a vida com as suas travessuras, mas a diferença neste jogo está na presença de diversas mansões, cada uma com uma temática diferente, que teremos de explorar cautelosamente ao longo da aventura.

Amedrontado, Luigi aproxima-se da primeira Mansão.

Diferente dos dois títulos da série, esta aventura é dividida em missões, que por norma duram no máximo 30 minutos, onde temos de cumprir os vários objetivos que nos são indicados. Caçar espectros, perseguir um cão-fantasma, salvar os Toads, situações que nos levam muitas das vezes a regressar aos mesmos locais, mas que nunca nos deixam de encantar com as novidades que vamos descobrindo.

Para desbloquear os extras, precisamos de encontrar dentro das mansões os Bus e as gemas.

Por outro lado, o que torna Luigi’s Mansion 2 HD bem mais agradável é a sua jogabilidade e a construção dos seus níveis. Ao longo das mansões existe bastante por explorar, interações para descobrir os segredos que os cenários escondem, bem como uma quantidade considerável de quebra-cabeças que não são assim tão fáceis de resolver. Para tornar estas tarefas ainda mais gratificantes, contamos com o aspirador de Luigi, que para além de ser crucial para sugar fantasmas, também deve ser usado para interagir com o ambiente, desde agarrar objetos para os atirar a um alvo, sugar tapetes e lençóis suspeitos, ou até para girar mecanismos.

O nosso Luigi conta ainda com uma lanterna multifunções com a qual pode disparar feixes de luz capazes de atordoar fantasmas ou revelar os inimigos invisíveis. Serve também para outros propósitos, como por exemplo abrir cofres, revelar itens ocultos e pistas que nos guiam em direção a algo importante. Cada mansão consegue ser bastante singular, repleta de detalhes e surpresas, por isso sempre que andamos pelas salas, temos de analisar atentamente tudo ao nosso redor, usar a nossa memória fotográfica e principalmente usar as ferramentas que temos à disposição para descobrir os seus segredos, tesouros e colecionáveis. Tudo isso, está ao dispor de um inteligente design de níveis que engenhosamente nunca nos deixa de surpreender, seja com o uso dos ângulos da câmara para ocultar itens dos cenários, ou a partir de novas mecânicas e puzzles que tornam a nossa travessia de uma área para a outra mais empolgante.

Os fantasmas azuis a porém o sono em dia.

Voltando aos fantasmas, durante a aventura existem diferentes tipos de aparições que se diferenciam pelos seus próprios traços que devemos memorizar para não cairmos constantemente nas suas armadilhas, funcionando como um pequeno puzzle que torna parte das caçadas em situações mais divertidas. Contudo, temos um jogo bastante acessível em termos de dificuldade em que raro foi o momento em que senti pressão, mesmo perante os próprios chefes em que necessitamos de seguir uma orientação para os derrotar.

A partir dos tesouros que recolhemos ao longo das missões, desbloqueamos melhorias para o nosso aspirador e lanterna.

O jogo conta também com um modo multijogador local e online chamado de Torre dos Sustos, onde até quatro jogadores partem para uma torre de vinte e cinco andares com objetivo de caçar fantasmas juntos. É um modo que não tive oportunidade de experimentar com amigos, mas parte das partidas que fiz online nem sempre foram animadoras, já que os outros três Luigi ‘s na maioria das vezes abandonavam o jogo. No entanto, gostaria ter visto um modo local ou online dedicado à história do jogo, onde pudéssemos partilhar toda a sua experiência divertida ao lado de um segundo jogador.

O primeiro chefe do jogo.

Esta remasterização apesar de conservar o conteúdo da versão original, recebeu melhorias significativas no seu visual e controlos em geral. Luigi’s Mansion 2 HD nesta nova versão em alta definição está muito mais polido e expressivo. Embora que possa estar longe das qualidades visuais de Luigi’s Mansion 3, consegue apresentar ambientes e texturas mais detalhadas, uma iluminação melhorada e animações mais requintadas, trazendo uma nova vida à atmosfera “horripilante” das mansões. Da mesma maneira, os controlos foram melhorados, aproveitando o segundo Joy-Con e os controlos de movimento da Nintendo Switch. Estas mudanças fazem a diferença quando precisamos de mover e mirar ao mesmo tempo, principalmente quando estamos diante de vários fantasmas.

Além disso, o departamento sonoro também se destaca pela qualidade, apresentando músicas e efeitos sonoros que enfatizam a atmosfera sinistra dos locais que Luigi visita. Os jogadores podem também ficar descansados que o jogo está totalmente localizado para português.

Luigi no seu descanso merecido.

Luigi’s Mansion 2 HD é uma remasterização que tira proveito das capacidades gráficas da Nintendo Switch para promover as particularidades do clássico de 2013. Independentemente da falta de novo conteúdo, esta nova versão funciona muito bem como um retorno nostálgico aprimorado de uma experiência especial e bem-humorada que até ao presente continua a ser das séries mais criativas da Nintendo.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments