Depois de analisarmos o PD200X a MAONO enviou aqui para o OtakuPT o seu Maonocaster G1 NEO para termos assim um maior controlo sobre o nosso áudio. Podem ver aqui o site oficial do audio mixer.
O Maonocaster G1 NEO é um audio mixer destinado aos gamers e streamers que procuram uma solução para complementar o seu microfone adquirindo assim um controlo mais granular sobre o seu áudio associado a um conjunto e ferramentas que facilitam operações simples.
Na caixa para além do Maonocaster G1 NEO temos também um cabo USB-A/C para USB-C para ligar o audio mixer ao PC e dispositivos mobile, um cabo 3.5mm e claro o manual de utilizador.
Fisicamente o Maonocaster G1 NEO é um dispositivo com uma construção sólida, que num bom layout vos coloca na mão um conjunto de ações comuns de uma forma intuitiva. À volta do dispositivo têm uma subtil barra RGB que acaba por complementar muito bem os múltiplos botões RGB do audio mixer e claro está podem personalizar as cores.
O Maonocaster G1 NEO não está limitado a ficar pousado numa secretária, sendo que na sua parte de baixo é dada a opção de o colocarem por exemplo em braços extensíveis ou então em tripés.
Uma das características mais importantes de um bom audio mixer são as conexões que permite e com o Maonocaster G1 NEO vão encontrar todas as que vão necessitar para produzirem conteúdo áudio para streaming e vídeos.
Na parte de trás para além do botão de ligar/desligar, encontramos uma entrada USB-C para a energia onde podem ligar o cabo a uma power bank para permitir trabalhar assim com dispositivos mobile. Ao seu lado encontramos outra porta USB-C para servir de interface áudio com o vosso PC ou dispositivo mobile.
Temos depois uma saída 3.5mm para ligarem a umas colunas ou a um outro PC dedicado a streaming, para aquelas pessoas que utilizam dois PCs para fazer streaming. Temos depois ao seu lado outra saída 3.5mm mas desta vez destinado aos vossos auscultadores para monitorizarem o áudio. Ao seu lado temos uma entrada de 3.5mm, vai ser aqui que vão ligar o vosso áudio de uma fonte externa como o PC onde estão a jogar ou outro dispositivo áudio.
Temos depois um combo sendo que só podem utilizar uma entrada de cada vez, temos uma entrada de áudio de 3.5mm para microfones, como por exemplo o microfone dos vossos auscultadores ou outros que utilizem essa interface se assim o desejarem, ou então podem ligar na outra porta XLR o vosso microfone, sendo que o Maonocaster G1 NEO suporta tanto microfones condensadores de estúdio como dinâmicos.
Maonocaster G1 NEO tem uma grande versatilidade de conexões
Quanto à parte frontal do Maonocaster G1 NEO vamos ter 13 botões de dimensões bem generosas para não haver cliques por engano, vão ter dois controlos de volume, um para o microfone e outro para a restante media, e ainda 3 controlos para ganho, reverb e auscultadores.
O controlo do volume de microfone e média são acompanhados por uma barra colorida que indica o volume, quando demasiado alto a coloração é vermelha e o som vai começar a apresentar cortes, sendo que o ideal será entre o verde e o laranja. Ambos os controlos possuem em baixo um botão dedicado para fazer mute ao respetivo som.
Por cima do controlo do volume do microfone encontram um botão para ligar / desligar “48V” o Phantom Power para o vosso microfone XLR. Quando o botão está vermelho significa que está ligado, mas devem ter em atenção que este só deve ser utilizado em microfones compatíveis, geralmente os microfones condensadores. Na dúvida devem consultar o manual do vosso microfone pois podem danifica-lo se ligarem o Phantom Power e o microfone não for compatível.
Ao lado deste botão encontrão o botão de Bluetooth para emparelharem os vossos dispositivos mobile. Manter premido durante 2 segundo liga e desliga o Bluetooth e quando o emparelhamento é feito com sucesso o botão fica com um azul sólido.
Na parte superior direita vão então ter 3 controlos, o de ganho do microfone, sendo que devem ter em atenção que quanto maior for o ganho do microfone mais ruído vão captar. Ao lado estão o botão do Reverb para darem mais profundidade e dimensão ao som e o controlo do volume dos auscultadores.
Quanto aos 9 grandes botões, temos o “Noise Reducer” para reduzir o barulho, têm 3 opções, um breve clique ativa a redução de barulho menos agressiva, um segundo clique ativa uma redução de barulho mais forte e um terceiro desativa a redução de barulho. A luz do botão indica em que estado esta função está ativada.
O botão “Voice Changer” funciona de uma maneira semelhante disponibilizando várias mudanças do tom da vossa voz. Já o “Direct Monitor” está ativado por defeito e o “Loopback” desativado, mas se não quiserem ouvir a vossa voz podem desativar esta função. Vão ter de ter algum cuidado na maneira como utilizam o “Loopback” dependendo dos dispositivos que têm ligados para evitar ecos.
Já repararam como a voz dos streamers se sobrepõe à música dos jogos? É para isso que funciona o botão “SideChain“, quando ativam esta função o som do jogo é diminuído e a vossa voz é destacada para assim os vossos ouvintes vos conseguirem ouvir com clareza.
Já o botão “RGB” dispensa grandes apresentação, vão poder ativar múltiplos efeitos e cores RGB para darem um toque mais gamer ao vosso setup.
Restam depois 4 botões que não estão legendados e que vão servir para darem asas à vossa imaginação. Vão poder gravar em cada botão até 20 segundos de qualquer som que podem depois passar com um simples toque. Vão ter assim uma maneira de com um simples clique destacarem um som ou efeito, reagindo ao que estão a fazer.
Durante a minha utilização o Maonocaster G1 NEO revelou-se um audio mixer muito competente, com uma boa qualidade de construção e uma grande versatilidade. A qualidade de som é boa e gostei particularmente da qualidade da redução de ruído e do SideChain, já o mute do som deveria ser feito imediatamente quando premimos um botão e não ter um fade. Apreciei a capacidade de o poder montar em todo o tipo de dispositivos e não estar limitado a estar pousado numa mesa.
Atendendo à relação preço/qualidade este Maonocaster G1 NEO é um audio mixer que recomendo vivamente a todos aqueles que querem fazer conteúdos online,é uma excelente ferramenta de trabalho.