Depois de Marvel’s Spider-Man em 2018 e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales em 2020, eis que a Insomniac Games nos entrega Marvel’s Spider-Man 2.

A expectativa é muita, os dois jogos anteriores foram muito bem recebidos colocando a fasquia alta e mal começam a jogar garanto que todos os vossos receios vão desaparecer. Vão ser imediatamente envolvidos por um sentimento de familiaridade, a magia da Insomniac Games está mais que presente e melhorada, sendo que se forem jogadores que estão a ter um primeiro contacto com Marvel’s Spider-Man nada têm a temer, existe um pequeno vídeo resumo dos dois jogos anteriores que é mais do que competente para vos inteirar da história principal dos dois jogos anteriores e os momentos iniciais de Marvel’s Spider-Man 2 servem para de uma maneira inteligente vos ensinar / relembrar os controlos de Peter Parker e Miles Morales.

Os dois jovens aracnídeos estão de volta, 10 meses após os eventos de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, com cada um a lidar com os seus próprios problemas numa Nova Iorque maior e mais bela. Peter Parker procura emprego e tenta conciliar uma vida com Mary Jane, já Miles Morales tem incertezas sobre o seu futuro, alguns problemas do seu passado para resolver e claro conta com o apoio dos seus amigos.

Kraven, criado por Stan Lee e Steve Ditko, apareceu pela primeira vez em agosto de 1964

A estes problemas atiramos vilões como Kraven, o Caçador ou o temível Venom e estão reunidas as condições para uma história épica, sim, vocês vão gostar da história e da montanha russa de emoções que Marvel’s Spider-Man 2 vos vai proporcionar.

Marvel’s Spider-Man 2 é o melhor “filme” da Marvel de 2023

Cada vez mais pessoas estão rendidas aos videojogos, o seu peso no nosso dia-a-dia é cada vez maior e não é por acaso, para além do próprio gameplay são um excelente veículo para contar uma história. Por estes lados não simpatizo muito com spoilers, por isso podem estar seguros que nesta review não vou entrar a pormenor sobre a história de Marvel’s Spider-Man 2, embora houvessem muitíssimos temas interessantes e inesperados para discutir. Aliás fica aqui o concelho, evitem a todo o custo os spoilers online, vão ver que vai valer a pena.

A narrativa de Marvel’s Spider-Man 2 é contada sempre num sentido crescente e há medida que vamos explorando uma Nova Iorque, que agora tem o dobro do tamanho com a adição de Queens e Brooklyn, o sentido de urgência vai aumentando. Vamos conhecendo novos personagens, aprendendo novas habilidades, fazendo missões e encontrando locais interessantes, para ao nosso ritmo sermos conduzidos para um final de história que é…

Apoteótico!

Para fazer apenas as missões principais de Marvel’s Spider-Man 2 precisei de cerca de 14h, o que representa cerca de 59% do jogo. Existe, no entanto, toda uma panóplia de atividades que podem fazer e que vão aumentar exponencialmente o tempo de jogo. Marvel’s Spider-Man 2 tem um mundo de jogo que convida os jogadores a baloiçarem as suas teias sem destino, a beleza do mundo associada a pistas visuais que vão surgindo, significa que muito rapidamente e sem se aperceberam já estão envolvidos numa atividade. O jogo dá assim uma maior sensação de exploração e descoberta.

Não devem ignorar também as missões secundárias, temos múltiplos arcos narrativos que vos vão mostrar outros personagens e história super-interessantes que dão mais contexto ao que está a acontecer. Vão rever cara conhecidas, e até ter um possível vislumbre do que vai acontecer no futuro.

Miles Morales apareceu pela primeira vez em Ultimate Fallout #4 em agosto de 2011

Em Marvel’s Spider-Man 2 o jogador não é empurrado constantemente para fazer a missão principal e grande foco vai para a exploração da cidade que pode ser feita na pele de Peter Parker ou de Miles Morales. Vão poder assim alternar praticamente instantaneamente entre estes dois personagens, basta fazer um gesto na parte tátil do Dualsense e pressionar um botão para passados 2 segundos estarem a controlar outro personagem. Podem assim escolher o personagem que mais se adapta ao vosso estilo de jogo para fazer as missões e deambular pela cidade. Só em situações muito especificas é que o jogo vos vai obrigar a utilizar um personagem específico, e sempre relacionado com o contexto da história que estão a experienciar naquele momento.

As missões e atividades em Marvel’s Spider-Man 2 surgem de uma forma muito natural, foi o jogo de Marvel’s Spider-Man que menos olhei para o mapa. À medida que vão percorrendo Nova Iorque vão encontrando pistas visuais que vão indicando algum ponto de interesse com uma nova aventura à espera. Desde pedidos de auxílio dos habitantes, a experiências, passando pelo habitual combate ao crime, recolha de colecionáveis, fotografia, etc, existe muito para fazer em Marvel’s Spider-Man 2.

Tudo isto é potenciado por uma Nova Iorque bem grande e detalhada, que tem muitos segredos para descobrir e agora com ambientes distintos dependendo da zona da cidade em que estão. Mas um mapa bem maior, significa viagens mais longas, não que baloiçar de teia em teia no meio dos edifícios seja algo monótono, mas rapidamente se vão aperceber que demoram mais tempo a chegar aos locais, aqui entra uma mecânica de jogo, as “Asas de Teia“, ao ativarem no ar esta habilidade a travessia do mapa fica muito mais facilitada, basicamente os nossos Homem-Aranha podem agora planar percorrendo distâncias maiores a uma maior velocidade. Na história principal o jogo também por vezes coloca o jogador a utilizar este recurso.

Com as “Asas de Teia” os nossos personagens podem também utilizar correntes de ar para percorrerem rapidamente corredores predefinidos, ou então utilizar ar quente ascendente para ganharem altitude e assim conseguirem planar para locais mais distantes. Mesmo tendo esta habilidade, como o mapa é tão grande os jogadores também vão querer ativar a “Viagem Rápida“, isto é conseguido quando concluímos todas as atividades de um bairro, e aqui está o jogo a estimular o jogador a afastar-se da missão principal e enveredar por outras atividades.

No que diz respeito a habilidades dos personagens temos 3 árvores de habilidades. Uma para o Peter Parker, outra para o Miles Morales, e outra partilhada pelos dois. A progressão é feita através da utilização de “Pontos de Habilidade” que vão ganhado no jogo.

A árvore de habilidades partilhada é mais focada nos movimentos padrão dos personagens e na maneira como se deslocam no mapa, as árvores de habilidades individuais focam-se nas técnicas especiais de cada Homem-Aranha. Podem ir desenvolvendo as duas de forma equilibrada, ou então focarem-se no vosso personagem favorito, o ágil Peter Parker ou o elétrico Miles Morales. São mais de 60 habilidades para desbloquearem.

Vão ter também à vossa disposição “dispositivos” que vos vão auxiliar em batalha e que não devem ignorar, na fase final do jogo são muito úteis. Estes dispositivos podem ser alvo de upgrades e para tal vão atualizar os diferentes recursos que vão obtendo das missões. Para utilizar os “dispositivos” utilizamos o R1 + 1 dos 4 botões.

Mas não nos podemos esquecer da “Tecnologia de Fatos“, aqui temos 4 categorias, cada uma com a sua própria “árvore” onde vão utilizar os recursos ganhos para melhorar características como por exemplo a saúde ou dano infligido.

Já aqui falamos sobre “Habilidades”, mas e as “Habilidades Especiais“? Estas são utilizadas recorrendo ao L1 + 1 dos 4 botões e como só temos espaço para 4 habilidades, isto significa que o jogador vai ter que pensar um pouco na sua forma de combate, uma vez que ao longo do jogo vamos adquirir muitas “Habilidades Especiais“.

Tudo isto dá ao combate de Marvel’s Spider-Man 2 uma enorme variedade de abordagens. Tal como nos jogos anteriores o combate continua extremamente satisfatório com múltiplos combos e abordagens a explorar, e em certas situações ver Peter Parker e Miles Morales a combinar golpes contra um adversário é mágico.

Em Marvel’s Spider-Man 2 vão também ter uma enorme variedade de fatos que vão poder fabricar com os recursos que vão obtendo nas atividades, desde os fatos clássicos aos originais, são muitos, mas mesmo muitos fatos, para poderem dar um estilo único ao vosso amigo aracnídeo. E se tal não bastar, dentro de cada modelo têm também a opção de “gerar estilos”, basicamente novos padrões de cores, o que multiplica ainda mais as opções ao dispor do jogador.

Mas nem só de Peter Parker ou Miles Morales vive Marvel’s Spider-Man 2, a experiência de controlar Mary Jane apresenta um estilo de gameplay diferente, mais furtivo e tático, e acaba por ser um elemento refrescante na história. Com uma jovem mulher que sem poderes não tem receio de enfrentar os muitos desafios que vão surgindo. Podia aqui falar de mais personagens controláveis, mas não vos quero estragar a surpresa 😉

Sabiam que uma história prequela foi lançada pela Marvel Comics no Free Comic Book Day em maio de 2023, ela foi escrita pelo escritor de Marvel’s Spider-Man, Christos Gage, e ilustrada por Ig Guara.

Marvel’s Spider-Man 2 é uma experiência cinematográfica

Na Insomniac Games são mestres na criação deste tipo de jogo e todo o seu talento é palpável em Marvel’s Spider-Man 2. Visualmente o jogo impressiona, o detalhe dos fatos é fantástico, o mundo e os efeitos de luz dão vontade de parar para apreciar, o combate e travessia da cidade estão mais fluidos do que nunca.

Comparativamente aos jogos anteriores, a cidade de Nova Iorque está muito mais povoada em Marvel’s Spider-Man 2, temos uma grande densidade de pessoas e veículos, e isso faz toda a diferença. Torna o mundo do jogo mais real e acaba por criar uma maior imersão no jogador.

Em Marvel’s Spider-Man 2 é notória uma direção de fotografia a puxar mais para o lado cinematográfico, temos cenas que parecem literalmente sair de um filme, com uma excelente direção e cores.

É incrível como tudo flui sem um único ecrã de loading, temos ação ininterrupta de principio a fim e a Insomniac Games aproveita todos os recursos da Playstation 5, foi o único jogo que vi fazer algo que só vi Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte também fazer, deslocar o jogador por várias localizações distintas de uma forma instantânea e fluida sempre com uma elevada qualidade gráfica.

E o que eu gostaria de vos falar aqui da fase final de Marvel’s Spider-Man 2, mas a minha alergia a spoilers impedido de o fazer, apenas vos digo que a Insomniac Games esteve em alto nível.

E por falar em qualidade gráfica, temos dois modos:

  • Fidelidade: Meta de 30fps com a melhor qualidade gráfica e melhor resolução, com todas as funcionalidades do ray-tracing ativadas.
  • Desempenho: Meta de 60fps com ray-tracing simplificado.

Entre muitas outras opções vão também poder configurar a “Taxa de Atualização Variável” e ativar o “Modo de Imagem a 120HZ” para ecrãs compatíveis.

No que diz respeito a “Acessibilidade“, os jogos publicados pela Sony Interactive Entertainment têm cada vez mais opções. Desde ajudas auditivas, a ajudas em gameplay, passando por controlos, ajudas de câmara, sensibilidade e visuais, este Marvel’s Spider-Man 2 é o jogo de 2023 que por aqui passou com mais opções de acessibilidade.

Como podem ver na foto que tiramos em Marvel’s Spider-Man 2, o “Modo de Fotografia” também recebeu atenção, podemos controlar e modificar inúmeros parâmetros para conseguirem aquela foto perfeita, e acreditem o mundo de Marvel’s Spider-Man 2 está cheio de grandes oportunidades para uma fotos impressionantes.

Uma palavra também para a utilização do Dualsense, desde pingos de chuva a lançar teias ou puxar e arremessar objetos, sentem tudo nas vossas mãos e a tecnologia continua a impressionar. O aproveitamento do altifalante no comando também é notório, para dar aquele input sonoro de uma mensagem ou notificação, para uma maior imersão.

A parte sonora de Marvel’s Spider-Man 2 está competente, temos uma continuação do que já vimos em jogos anteriores com um maior foco na cultura pop, mas sem esquecer aqueles tons mais pesados e acelerados nos momentos mais emotivos. E existe mesmo um modo para streamers que retira do jogo as músicas licenciadas para poderem transmitir o jogo sem problemas.

Intenso, Divertido, Belo

Sem qualquer hesitação, Marvel’s Spider-Man 2 é um jogo obrigatório! Temos uma combinação vencedora de história, jogabildiade e visuais.

Marvel’s Spider-Man 2 oferece ao jogador gráficos requintados, associados a uma jogabilidade fluida e dinâmica acompanhada por uma história interessante. Não vão querer perder este jogo.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments