Monitor Gaming Mi 2K 27 – Análise

Com o 2K a ser considerado por muitos como uma boa opção atendendo ao preço elevado das placas gráficas, a Xiaomi enviou aqui para o OtakuPT o seu monitor Gaming Mi 2K 27, que atualmente custa uns impressionantes 299.99€. Será que é uma boa opção?

O monitor Gaming Mi 2K 27 apresenta uma resolução de 2560×1440 que é acompanhada de uma taxa de atualização de 165Hz (só na DisplayPort 1.4) para terem uma experiência fluida e com um tempo de resposta de apenas 1ms (vamos falar sobre isto mais em baixo) para não ficarem para trás naqueles jogos em que o tempo de disparo é essencial. Com uma ligação HDMI 2.0 o monitor apenas suporta uma taxa de atualização de 144Hz.

Para tal o Gaming Mi 2K 27 recorre a um painel IPS que permite um ângulo de visão de 178º. De salientar também que dispõe de tecnologia Adaptive-Sync (suportando tanto gráficas da Nvidia como da AMD), o que significa que vai ser sincronizada a taxa de transferência entre a placa gráfica e o monitor, impedindo assim a quebra de frames proporcionando um movimento mais fluido e agradável, sem distrações visuais.

Regressando ao tempo de resposta de apenas 1ms, isto é só possível utilizando a tecnologia IMBC (Intelligent Motion Blur Control) da Xiaomi onde a perceção da persistência de um pixel é reduzida para que olhos não consigam detetar a transição de uma cor para outra, mas para tal funcionar precisam do monitor a 165Hz e a vossa placa gráfica tem de estar a fornecer 165fps, mais baixo do que isto e ficam-se pelos 4ms. Esta é uma daquelas características destacadas, mas que devem ter em atenção que na maioria dos casos o tempo de resposta será 4ms (o que já é bastante rápido).

O Gaming Mi 2K 27 também permite HDR, neste caso um VESA DisplayHDR 400, contraste de 1000:1 e 400 nits de brilho. Não é propriamente um líder de classe no HDR, mas devemos ter em conta o preço em que este monitor gaming se posiciona.

Gostei da sua calibração de cores, sem grandes distorções e uma boa representação das cores reais, o que o acaba por tornar numa boa opção para quem trabalha com multimédia.

Relativamente ao seu aspecto físico, o que salta imediatamente à vista são as suas bordas ultrafinas no topo e laterais, dando ao monitor um toque sofisticado e moderno, que é complementado pelas linhas minimalistas da sua base, tornando este um monitor não só dedicado a gaming como também algo que não destoaria num escritório. O Gaming Mi 2K 27 possui ajuste vertical, de inclinação, rotação e modo de retrato. Destaque também para a abertura na sua base para fazer passar os cabos, a sua tampa traseira magnética e o simples facto de que não precisam de qualquer ferramenta extra para o montar.

A maioria do Gaming Mi 2K 27 é de plástico, mas o seu suporte em metal acaba por lhe dar um ar mais premium.

Quanto a portas, temos uma DisplayPort 1.4, duas HDMI 2.0 (o que permite ligarem também ao monitor consolas), uma porta USB IN com duas portas USB 3.0 que permitem até carregar o vosso smartphone. Importante também é a presença de uma entrada 3.5mm para os vossos Headphones. No entanto, não sou grande fã do seu posicionamento, as portas USB e áudio ficam muito no centro da parte traseira do monitor dificultando o seu acesso, deveriam estar ao mais perto da sua extremidade ou na base do monitor viradas para baixo.

As opções do monitor são acessíveis através de um conjunto de botões localizados na parte inferior direita do monitor. Conseguem aceder e navegar pelas opções do monitor sem qualquer problema e de uma maneira bastante rápida e intuitiva.

Este Gaming Mi 2K 27 é um daqueles produtos da Xiaomi que é difícil não recomendar. Com um preço atualmente extremamente competitivo não têm como errar na escolha deste monitor tanto para jogos como para a criação de conteúdo. Encontram no Gaming Mi 2K 27 uma boa qualidade de imagem, um bom desempenho e um design elegante sem terem de pagar um preço premium. A única coisa que poderia ser melhor era mesmo a implementação do HDR, mas aí já estaríamos a falar de uma gama de monitores completamente diferente com preços bem superiores.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments