Prinny Presents NIS Classics Vol.2 é a segunda coletânea de jogos da Nippon Ichi Software (aos quais já podemos chamar de clássicos) da memorável sexta geração de consolas e que estará disponível no mercado a partir do dia 11 de maio deste ano, poderão usufruir desta coletânea na Nintendo Switch ou no PC.

Se a primeira coletânea nos oferecia a possibilidade de jogar (ou voltar a jogar) dois bons RPGs estratégicos (Phantom Brave e Soul Nomad), esta segunda coletânea não deixa cair a bola e oferece uma experiência igualmente satisfatória com mais dois RPGs estratégicos de qualidade, nomeadamente Makai Kingdom: Reclaimed and Rebound e Z.H.P. Unlosing Ranger VS Darkdeath Evilman. Es

Makai Kingdom: Reclaimed and Rebound

Este RPG originalmente foi lançado em 2005 para a Playstation 2 e é um spin-off da série de jogos Disgaea. Apesar de ser um spin-off, é um jogo que funciona perfeitamente sozinho, sem que o jogador sinta necessidade e/ou precise de jogar qualquer outro da franquia. O jogo segue um ser divino chamado Overlord Zetta que depois de evitar a destruição do NetherWorld confia a sua alma ao Sacred Tome e passa a ser obrigado pelo mesmo a encontrar os outros Senhores Supremos para obter a sua ajuda para que a reconstrução do NetherWorld se concretize.

Esta coletânea conta com o modo adicionado posteriormente para a versão da Playstation Portable, o Petta Mode, uma rota alternativa que segue a filha do Overlord Zetta, a Petta, que volta atrás no tempo e tem a sua própria aventura.

Z.H.P. Unlosing Ranger VS Darkdeath Evilman

Lançado em 2010 para a Playstation Portable, este RPG é fortemente inspirado pela temática japonesa dos Tokusatsu e certamente cumpre as expectativas dos fãs do género.

A história segue um protagonista que é um super-herói cujo a origem dos seus poderes é um tanto quanto incomum, isto porque adquiriu o título de herói (intitulado de Absolute Victory Unlosing Ranger) por herança após o herói anterior (Pirohiko Ichimonji) falecer num estranho acidente de viação. Após herdar o título, o Unlosing Ranger dever treinar o máximo possível sobre a alçada do seu mestre (Entranger) para conseguir derrotar o vilão Darkdeath Evilman e resgatar o Super Baby, o salvador do mundo segundo uma profecia.

Os dois jogos são ótimos, mas com ressalvas.

Sendo eu um jogador casual nos últimos anos, obviamente possuo um gosto muito particular no que toca a jogos.

No entanto, ao longo da minha vida os jogos RPGs sempre foram uma paixão que estiveram presentes na minha vida. Logo, sinto-me sempre confortável e entusiasmado ao jogar este tipo de jogos, fazendo com que esta coletânea seja ótima para pessoas como eu.

O Makai Kingdom: Reclaimed and Rebound é um bom jogo no geral, embora não tenha sido o meu favorito, os diálogos bem-humorados ‘casaram’ bem com o contraste da história profunda.

História essa que para os fãs de histórias mais sombrias (como eu) vão ficar sem dúvida alguma satisfeitos. A jogabilidade é simples, o que é um bom ponto, pois facilita com que qualquer pessoa sem nenhum contacto com este tipo de jogos perceba em poucos minutos as mecânicas do jogo.

Outro ponto forte de Makai Kingdom é a gameplay alternativa que se encontra disponível através do modo de jogo Petta Mode, dando outra possibilidade de narrativa dentro do mesmo jogo, oferecendo ao jogador quase dois jogos dentro de um só (o que na verdade são três dentro de um só, visto que isto é uma coletânea de dois jogos).

Por sua vez, o Z.H.P. Unlosing Ranger VS Darkdeath Evilman é um jogo quase perfeito dentro da sua própria proposta. As mecânicas são igualmente simples e objetivas, mas devo dizer que a gameplay deste jogo é muito mais dinâmica em comparação ao anterior, fazendo com que o tempo de jogo passe a voar sem darmos por isso.

Claro, pode ser baseado no meu gosto pessoal por super-heróis, mas penso que a jogabilidade e a interação com as personagens num género semelhante aos jogos Mystery Dungeon me fizeram aproveitar as qualidades do jogo de uma forma melhor, além de que sou da opinião de que Z.H.P tem uma narrativa muito mais imersiva que o jogo anterior.

Ambos são bons jogos, mas como já referi, não são perfeitos. Principalmente porque há uma falta de ambição nas retas finais de ambos os jogos no que toca a criatividade para criar momentos épicos quando a história assim o pede.

Apesar deste ponto negativo, tenho a certeza de que a coletânea vai empolgar os fãs mais antigos do género RPG e as novas gerações que tenham interesse e curiosidade nos mesmos.

Prós e contras de Makai Kingdom: Reclaimed and Rebound:

Jogabilidade simples e fácil de entender;

+ Diálogos bem-humorados;

+ Ambientação sombria bem construída;

Boa trilha sonora;

– Pouca ambição narrativa, especialmente na reta final da narrativa e/ou em momentos épicos;

Prós e contras de Z.H.P. Unlosing Ranger VS Darkdeath Evilman:

Comandos de jogo simples e objetivos;

+ Narrativa bem construída e imersiva;

+ Boa interação com as personagens no decorrer da história;

Influência de género Tokusatsu;

+ Bom conceito/design de personagens.

– Pouca ambição narrativa, especialmente na reta final da narrativa e/ou em momentos épicos;

Review por Eduardo Beja.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments