Sonic x Shadow Generations é um repackaging do já clássico jogo da SEGA, Sonic Generations de 2011, trazendo o jogo para as novas gerações de consolas, contando também com a adição do novo Shadow Generations, cujo enredo segue a aventura de Shadow the Hedgehog enfrentando o seu arqui-inimigo Black Doom em paralelo com os eventos de Sonic Generations.
Sonic Generations e Shadow Generations estão completamente separados no menu inicial, não havendo uma integração do novo conteúdo com o antigo. Escolhendo Sonic Generations, temos acesso a uma versão ligeiramente remasterizada do original, onde uma entidade chamada Time Eater atira a linha temporal para o caos, criando um White Space, onde dois Sonic’s arrancados das suas timeline’s irão entrar em cada nível, inspirados em diferentes jogos de Sonic the Hedgehog (desde o original até Sonic Colors, de 2010), através de portais temporais, contando com uma versão Classic Sonic, e outra em versão Modern Sonic, de maneira a restituir a sua normalidade, derrotando antigos bosses e resgatando os vários amigos de Sonic – Tails, Knuckles, Amy, Rouge, Cream, etc.
Esta versão remastered resolve muitos dos problemas de framerate que o original tinha nas suas plataformas de lançamento, assim como inclui o DLC Casino Night Pinball e conteúdo adicional exclusivo, como diferentes Chao’s para encontrar em cada nível e a adição do Drop Dash proveniente do jogo Sonic Mania, entre outros, tornando-se assim a versão definitiva de Sonic Generations.
Já Shadow Generations conta com a perspectiva completamente inédita dos mesmos eventos, sob o olhara de Shadow. No seu próprio White Space, Shadow irá também correr vários níveis inspirados em clássicos de outros jogos Sonic em que participou, desde a sua primeira participação em Sonic Adventure 2, até Sonic Frontiers (com um nível DLC inspirado no filme Sonic the Hedgehog 3, ainda por estrear, anunciado para Dezembro e que irá contar com a voz de Keanu Reeves). No entanto, devido às propriedades temporais do White Space, Shadow encontra também Maria e o seu criador, Gerald Robotnik, retirados de uma timeline anterior às suas mortes, tornando a sua aventura extremamente pessoal.
Juntamente com o ressurgimento de Black Doom, surgem também várias relíquias que causam mutações no corpo de Shadow que lhe providenciam novos poderes, chamando a atenção de Black Doom que ameaça apoderar-se de Shadow assim que este recupere todos os poderes.
Também incluído no bundle, está uma mini-série de animação por parte do Studio Giggex e SIMAGE Animation que serve de prequela, Sonic x Shadow Generations: Dark Beginnings, com as versões PlayStation a incluir extended versions com alguns extras behind-the-scenes.
Apesar de tudo, Shadow Generations acaba por ser uma experiência relativamente curta em termos de storyline, mas se contarmos com os colecionáveis e os desafios adicionais, há muito conteúdo para desbloquear, sendo que o próprio White Space de Shadow é totalmente explorável em 3D, ao contrário da versão presente em Sonic Generations que é estritamente 2D. Estes colecionáveis acabam por desbloquear várias peças de artwork, peças de banda sonora e até mesmo textos com resumos de jogos anteriores e páginas do diário de Gerald Robotnik, detalhando a criação de Shadow.
Assim, tal como Sonic Generations foi uma celebração de tudo o que era Sonic até à sua data de lançamento, Shadow Generations faz o mesmo para a adorada personagem, aproveitando para re-lançar o jogo original com uma nova camada de polimento em cima ao mesmo tempo que nos apresentam este novo conteúdo.
Review por Tiago Vasconcelos.