Entre os dias 09 a 13 de outubro foi realizada na cidade de São Paulo a edição 2024 do evento Brasil Game Show. Entre os jogos e estúdios que estiveram presentes no evento, o esperado jogo Dune: Awakening estava bastante disputado pelo público.

Desenvolvido pela Funcom e com lançamento previsto para 2025 para PC (Steam) e mais tarde para PlayStation 5 e Xbox Series, o jogo baseia-se na identidade visual e auditiva criada por Denis Villeneuve e nos recentes filmes de grande sucesso da Legendary, e está profundamente enraizado na obra-prima original de Frank Herbert.

Este jogo retira alguns elementos e atmosfera dos aclamados filmes de Denis Villeneuve e vai decorrer numa linha temporal alternativa. Nesta realidade Paul não nasceu e a sua mãe optou por seguir uma vida às ordens das Bene Gesserit, que consequentemente lhe gerou uma filha. Essa criança foi batizada de Ariste Atreides e em Dune: Awakening vai ser a chave para a sobrevivência do Duque Lero Atreides numa guerra entre as famílias Atreides e Harkonnen.

Dune: Awakening promete combinar a coragem e a criatividade dos jogos de sobrevivência com a interatividade social de jogos multijogador persistentes e em larga escala para criar um MMO de sobrevivência em mundo aberto único e ambicioso.

Durante minha adolescência passei por diversos jogos em estilo MMO, alguns foram baseados em franquias famosas do entretenimento mas com características que não lembrava nada o universo de suas obras base. Mesmo sendo uma versão voltada para teste, ao ter jogado Dune: Awakening por 50 minutos foi possível identificar bastante as características principais de ambiente que cercam o universo criado nos livros de Frank Herbert e adaptado recentemente em dois filmes pelo diretor Denis Villeneuve.

Achei bem interessante durante a jogatina que existem muitos elementos naturais que serão os principais desafios para os jogadores, A principal delas será andar pelo deserto e gerenciar o uso de água, isso vai acabar obrigando o jogador a busca por formas de ter sombra durante o período diurno ou o personagem começa a gastar água mais rapidamente só de ficar no sol e a falta de líquido pode resultar em danos no personagem.

Outro fator natural do deserto são as terríveis tempestades de areia. Durante o teste acabei no meio de uma tempestade de areia que foi possível ser avistada de longe, abrindo a possibilidade de buscar um abrigo. No meu caso, durante a passagem da tempestade de areia foi possível ver que o dano a um personagem desprotegido é certeiro.

O período noturno foi o mais tranquilo durante o teste. nele ainda é necessário gerenciar água, mas sem a necessidade de olhar o ambiente o tempo todo em busca de escolher o melhor caminho para evitar o calor.

Dune Awakening gameplay screenshot

A exploração foi um fator bastante determinante para o decorrer do teste, recolher plantas, escanear metais e rochas possibilitaram criar itens que ajudaram a pegar água de formas interessantes. Uma delas foi um item que permitia retirar sangue de inimigos derrotados e transformando em água. Existiam ainda elementos no ambiente que claramente seria preciso de uma artefato específico para serem retirados. Já itens de ataque que o personagem possuía no início do teste chegaram a se desgastar em um determinado momento, o que pode significar que o jogador também vai precisar gerenciar o uso de seu armamento.

Além do gerenciamento de itens e formas de andar no deserto, o fator social talvez seja crucial para se passar pelos inimigos. Não sei se haverá alguma modificação quanto ao balanceamento dos inimigos, mas tentar vencer mais de dois inimigos sozinho acabou se mostrando ser um desafio. Além de inimigos com lâminas, havia também algumas áreas com inimigos armados e atacando a longa distância, o que para uma pessoa agindo sozinha pode significar um fracasso certo, agir em conjunto com outras pessoas pode significar passagem segura.

Para o teste preferi jogar fazendo uso do teclado e mouse e a jogabilidade foi bastante fluida, com o mapeamento dos comandos lembrando bastante os utilizados em outros MMO. Isso facilitou bastante na minha coordenação na hora do combate, possibilitando inclusive descobrir que o boneco fazia um pequeno “combo” quando segurava o comando de correr no teclado e realizava o ataque no mouse.

No geral, com este teste feito na Brasil Game Show foi possível ter uma boa noção de como vai funcionar o futuro jogo Dune: Awakening. Com um vasto deserto e na necessidade de gerenciar recursos, ficou claro que a natureza de Arrakis também será um fator a ser enfrentado junto de outros inimigos.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments