A Apple apresentou hoje três novos smartwatches no evento “Awe Dropping”, destacando-se o Apple Watch Series 11 como o modelo principal da gama. O dispositivo incorpora conectividade 5G nos modelos celulares e uma funcionalidade inédita de deteção de hipertensão arterial que poderá alertar milhões de utilizadores para problemas cardiovasculares não diagnosticados.
A nova funcionalidade de monitorização da tensão arterial foi apresentada pela Dr. Sumbul Ahmad Desai, vice-presidente de saúde da Apple, como uma ferramenta capaz de identificar hipertensão numa condição que afeta mais de mil milhões de pessoas mundialmente e frequentemente não apresenta sintomas óbvios.
O sistema utiliza o mesmo sensor ótico que o Apple Watch possui há anos, mas agora beneficia de um algoritmo desenvolvido através de aprendizagem automática e um estudo envolvendo mais de 100.000 participantes. A funcionalidade trabalha em segundo plano durante um mês para identificar padrões associados à hipertensão.
Desai esclareceu que a tecnologia não consegue detetar todos os casos de hipertensão, mas a Apple espera notificar mais de um milhão de pessoas sobre possível hipertensão não diagnosticada no primeiro ano de disponibilidade, dependendo da aprovação da FDA, que a empresa espera obter em breve.
Ecrã duas vezes mais resistente a riscos
Stan Ng, vice-presidente de marketing do Apple Watch, descreveu o Series 11 como o mais fino e confortável de sempre. O vidro Ion-X recebeu um revestimento cerâmico ligado ao nível atómico, tornando-o duas vezes mais resistente a riscos comparativamente à versão anterior.
A nova cor Space Grey junta-se às opções Rose Gold, Jet Black e Silver dos modelos anteriores. O relógio é agora produzido com 100% de alumínio reciclado, um aumento face aos 95% do Series 10. Está também disponível uma gama de cores em titânio polido 100% reciclado.
O dispositivo introduz uma pontuação de sono. O sistema analisa a qualidade do sono baseando-se na duração, consistência, tempo acordado e outras métricas, fornecendo detalhes sobre fatores que afetaram a pontuação e sugestões para melhorar o descanso.
Os modelos celulares passam a suportar redes 5G em vez de apenas LTE, permitindo ligações de dados mais rápidas no pulso mesmo sem o smartphone por perto. A arquitetura do modem e antena oferece maior cobertura sendo simultaneamente mais eficiente energeticamente.
Design e especificações mantêm-se
O Apple Watch Series 11 utiliza o mesmo chip S10 do ano anterior. O dispositivo mantém os tamanhos de 42mm e 46mm, bem como a espessura de 9,7mm do Series 10.
A autonomia da bateria atinge as 24 horas graças a um redesign interno, permitindo uso durante todo o dia e noite. O relógio é fornecido com o watchOS 26, que apresenta o novo design Liquid Glass, incluindo uma nova face de relógio translúcida chamada Flow e a face Exactograph, descrita como uma “reinterpretação moderna de um relógio regulador tradicional”.
Preços e disponibilidade
O Apple Watch Series 11 começa nos 459 euros para o modelo de 42mm apenas com GPS. O modelo de 46mm custa 489 euros.
As pré-encomendas abriram hoje e o dispositivo estará disponível a 19 de setembro.