Mais...
    InícioTecnologiaHDMI 2.2 já tem especificações finais e promete revolucionar ecrãs de alta...

    HDMI 2.2 já tem especificações finais e promete revolucionar ecrãs de alta resolução

    Novos cabos "Ultra96" suportam até 96Gbps e permitem resolução 16K a 60fps

    cabo HDMI OtakuPT

    O HDMI Forum anunciou hoje as especificações completas e definitivas da versão HDMI 2.2, marcando um salto significativo na transmissão de conteúdo audiovisual de alta qualidade. Esta nova norma, apresentada pela primeira vez na CES 2025, foi desenvolvida especificamente para facilitar o envio de vídeos com elevadas taxas de atualização e resoluções para televisores modernos, incluindo modelos 4K e 8K.

    A principal inovação dos cabos HDMI 2.2 reside na sua capacidade de suportar até 96Gbps de largura de banda, o dobro dos atuais cabos ultra high-speed HDMI que se limitam a 48Gbps. Para garantir que os consumidores adquirem produtos certificados, todos os cabos compatíveis com a nova especificação devem ostentar a designação “Ultra96“.

    As capacidades técnicas do HDMI 2.2 são impressionantes: os cabos conseguem transmitir conteúdo com resolução até 12K a 120fps e 16K a 60fps para dispositivos compatíveis. Além disso, suportam formatos de croma completos não comprimidos, incluindo 8K a 60fps/4:4:4 e 4K a 240fps/4:4:4, tanto em cor de 10 como 12 bits.

    Uma das funcionalidades mais interessantes é o novo Protocolo de Indicação de Latência (LIP), que melhora significativamente a sincronização entre áudio e vídeo. Esta característica será particularmente útil em configurações de sistema mais complexas, como as que incluem recetores audiovisuais ou barras de som.

    O HDMI Forum estabeleceu critérios rigorosos de certificação, exigindo testes para cada modelo e comprimento de cabo para garantir a conformidade. A etiqueta “Ultra96” deve ser visível no próprio cabo, proporcionando aos consumidores a certeza de que estão a adquirir um produto que cumpre todas as especificações da norma HDMI 2.2.

    Com as especificações agora oficialmente lançadas, resta aguardar que fabricantes comecem a disponibilizar cabos certificados e dispositivos compatíveis no mercado português.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares