Mais...
    InícioTecnologiaInstagram aperta regras para adolescentes depois de relatório revelar falhas graves

    Instagram aperta regras para adolescentes depois de relatório revelar falhas graves

    Meta responde a críticas e torna Instagram mais restritivo para jovens utilizadores

    anime Labyrinth pv screenshot smartphone

    A Meta voltou a mexer nas contas para adolescentes do Instagram, desta vez para dificultar ainda mais o acesso a conteúdo potencialmente inadequado. As mudanças chegam numa altura em que a empresa continua a ser pressionada por não fazer o suficiente para proteger os utilizadores mais novos. Encontram aqui o Instagram do OtakuPT.

    Entre as novidades está o bloqueio automático de contas que partilham regularmente material impróprio ou que têm biografias e nomes de utilizador suspeitos. Estas contas simplesmente deixam de aparecer quando um adolescente faz uma pesquisa ou navega pelas recomendações. Mesmo que já sigam uma dessas contas, os jovens não vão conseguir ver as publicações problemáticas, nem sequer se forem enviadas por mensagem privada.

    A empresa também decidiu alargar a lista de palavras proibidas nas pesquisas. Termos como “álcool” ou “gore” ficam de fora, assim como variações com erros ortográficos propositados, um truque que muitos usam para escapar aos filtros. Há ainda outra alteração importante: os adolescentes mais velhos deixam de poder desligar estas proteções por conta própria, sendo agora obrigatória a autorização dos pais.

    A Meta compara o ambiente que quer criar a um filme para maiores de 13 anos, admitindo que ocasionalmente pode aparecer algo mais sugestivo, mas garantindo que vai trabalhar para tornar isso raro. A comparação não é totalmente linear, já que há aspetos onde a plataforma diz ser mais rigorosa do que o cinema, por exemplo, bloqueando completamente imagens de quase nudez ou conteúdo com conotação sexual, mesmo que esse tipo de cenas possa aparecer em filmes dessa categoria etária.

    Quem quiser ir ainda mais longe tem agora à disposição um modo de “conteúdo limitado” que aumenta as restrições e desliga por completo o acesso a comentários, tanto nos posts do próprio adolescente como nos de outras pessoas. A empresa está também a experimentar uma funcionalidade que permite aos pais assinalar posts específicos que considerem problemáticos, forçando uma revisão pela equipa de moderação.

    Plataforma reage a críticas sobre segurança de menores com novas barreiras de proteção

    Estas alterações surgem depois de um relatório da Heat Initiative ter apontado o dedo à Meta, acusando-a de continuar a expor jovens a conteúdo perigoso e mensagens não solicitadas com uma frequência preocupante. A empresa rejeitou as conclusões, considerando-as demasiado subjetivas, mas acabou por avançar com estas medidas adicionais.

    O sistema de contas para adolescentes foi lançado há um ano no Instagram e depois alargado ao Facebook e Messenger. A ideia é usar inteligência artificial para identificar menores que mintam sobre a idade e forçá-los a usar perfis com mais restrições e controlos parentais. As novas funcionalidades estão a começar a ser disponibilizadas nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, com planos de chegar eventualmente ao Facebook.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares