A polícia sul-coreana deteve 215 pessoas envolvidas num esquema de criptomoedas que defraudou cerca de 15.000 investidores em aproximadamente 232 milhões de dólares. Os burlões atraíram as vítimas com promessas de retornos até 20 vezes o investimento inicial.
O principal suspeito é um YouTuber que terá organizado o esquema. Os alegados crimes aconteceram entre dezembro de 2021 e março de 2023 e envolveram a emissão de 28 tipos diferentes de criptomoedas por parte do grupo.
Para implementar o esquema, o YouTuber terá estabelecido mais de 20 empresas de consultoria de quase-investimento e empresas de fachada, lidando com tarefas como a emissão de criptomoedas , a manipulação de preços e o branqueamento de capitais.
Entre os 28 ativos digitais emitidos para investidores, seis foram criadas pelo YouTuber e cotados em bolsas de criptomoedas no estrangeiro.
Para gerar interesse, o YouTuber e os seus associados terão manipulado o valor fazendo as suas próprias compras para aumentar os preços. Estes activos foram posteriormente vendidos a preços inflacionados, deixando os investidores insuspeitos a suportar as perdas.
A polícia em comunicado afirmou:
Os crimes de fraude com investimentos estão a tornar-se mais organizados e inteligentes, produzindo muitas vítimas. Se forem garantidos retornos elevados através de recomendações de investimento não presenciais, existe uma grande possibilidade de que se trate de uma fraude, por isso tenham especial cuidado.