A Sony revelou em comunicado que em fevereiro de 2025 vai deixar de fabricar todos os modelos de discos Blu-ray, MiniDiscs para gravação, MD DATA e cassetes mini-DV.
A decisão da Sony de descontinuar a produção surge como resultado da mudança para o streaming de vídeo e para os serviços de armazenamento na nuvem.
Já em julho de 2024 a Sony tinha revelado que eliminaria gradualmente a produção de Blu-ray e outros discos óticos. Atualmente, a Sony não tem planos para desenvolver um sucessor para estes formatos.
Podemos ler no comunicado:
Obrigado por continuar a patrocinar os produtos Sony. Encerraremos a produção de todos os modelos de suportes Blu-ray Disc, MiniDiscs para gravação, MD DATA e cassetes mini-DV a partir de fevereiro de 2025. Não haverá modelos sucessores. Gostaríamos de expressar a nossa sincera gratidão aos nossos muitos clientes pelo seu patrocínio até à data.
A Sony foi fundamental na criação e popularidade dos discos Blu-ray, chegando ao ponto de promover a PlayStation 3 como um leitor de discos Blu-ray acessível em 2006.
Boa tarde, gostaria que não deixe de fabricar o aparelho de blu-ray player “UHD”e discos de gravadora, pois não existe níveis de qualidade e áudio e vídeo superior que streaming!!
E isso surpreendeu 0 pessoas, principalmente depois da PS5 Pro ou lá como se chama.
É óbvio que isso já estava nos planos deles a muito tempo, não por causa da baixa procura, como eles dizem, mas para que eles sempre tenham controlo total sobre os produtos disponíveis (neste casos os jogos), para que a qualquer altura eles possam fazer o que bem entenderem com eles.
O mercado digital pode ser muito mais cómodo e simples mas o mercado físico é sem dúvida o mais seguro e quando um dia os Gamers se aperceberem do problema talvez já seja tarde para muitos IPs.
A notícia da entender que não vai ter mais Bluray, porém a Sony vai parar de produzir a mídia para gravação, mas continuará produzir os Bluray para jogos e filmes que forem solicitados. Será um modelo semelhante ao da Nintendo com Switch.