Segundo o New York Times os utilizadores do X / Twitter no Brasil podem em breve ter novamente acesso à plataforma uma vez que num processo judicial na sexta-feira à noite, o X / Twitter concordou em acatar o pedido do Supremo Tribunal para assim permitir voltar a estar disponível no Brasil.
Depois de passar as últimas 3 semanas a combater a proibição no Brasil, o New York Times revelou que o X / Twitter tem novos advogados no Brasil e confirmou o desejo da plataforma em voltar ao Brasil. O X / Twitter tem agora 5 dias para enviar documentação a confirmar que obedeceu às ordens do tribunal, incluindo a exclusão de contas.
Isto significa que a empresa de Elon Musk vai fazer o que ele prometeu não fazer, obedecer às ordens judiciais do Brasil.
O X / Twitter já cumpria ordens judiciais semelhantes na Índia e Turquia, mas no Brasil e Austrália o dono da companhia, Elon Musk, protestou contra os governos locais acusando tais países de censura.
O X / Twitter tem no Brasil um importante mercado com mais de 20 milhões de utilizadores. Desde o bloqueio do X / Twitter no Brasil muitos migraram para plataformas como Bluesky e Threads.
Nessa situação toda o Sr. Musk foi pessimamente assessorado.
O Sr. Musk tem seus políticos de estimação e quis utilizar a plataforma como ferramenta de influência política tanto no Brasil (em favor de certo grupo que não deve ser citado) e nos EUA em favor da eleição de Donald Trump.
O Sr. Musk deliberadamente forçou a justiça brasileira a bloquear a rede X para tentar demonstrar uma suposta censura política nas redes sociais e tentar influenciar o congresso e o judiciário… Tudo isso pra inflar a chamada “Manifestação pela Liberdade” em 7 de setembro de 2024, que visava combater a “censura”, mas no fim só foi palanque político.
A maioria do povo não caiu nessa. A manifestação não teve peso e o Sr. Musk deve ter visto que apostou muito errado.
Entre os perfis que a justiça pediu o banimento, houve casos graves de vazamento e exposição de dados, fotos e documentos de policiais federais e familiares. Em suma, o Judiciário e as Polícias concordavam plenamente com a suspensão do X. O Congresso estava dividido, mas o empresariado, sabendo dos vazamentos de dados, estavam ficando do lado do Judiciário.
Ou seja, o X iria ficar suspenso. E o grupo político que o Sr. Musk apoia iria ficar órfão da plataforma. Portanto, ele teve que acatar a justiça. Porém, ele levou, merecidamente, multas milionárias.
As multas visavam o Sr. Musk, então além do X, até a Starlink foi prejudicada no Brasil. Os acionistas da Starlink não devem ter ficado satisfeitos.
Bem, a tendência é essa briga ir para a justiça, o modo correto aliás… Porém, Sr. Musk aprendeu duas coisas; 1) Lacrar na política pode trazer prejuízo. 2) Brasileiro pode falar mal um do outro, mas não admite-se estrangeiros falarem mal do nosso (caos) lar.
No Brasil a constituição e a lei são apenas sugestões, infelizmente. Esse autoritarismo do judiciário corrupto do Brasil uma hora ou outra vai ter que acabar.
Que bom, eu já estava com saudades das postagens dos autores e artistas que eu sigo lá.
Haha. Sentiu que só estava ajudando outras redes sociais a crescerem né?