David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, provocou nova polémica ao afirmar que a HBO Max está “muito subvalorizada” em termos de preço, sugerindo que a plataforma deveria custar mais aos subscritores. As declarações foram feitas durante a conferência Goldman Sachs Cornucopia + Technology, em São Francisco, numa altura em que os consumidores já expressam frustração com o aumento constante dos preços dos serviços de streaming.
“O facto de isto ser qualidade, e isso é verdade em toda a nossa empresa, filmes, produção televisiva e qualidade de streaming, todos nós pensamos que isso nos dá uma oportunidade de aumentar o preço. Pensamos que estamos muito subvalorizados”, declarou Zaslav durante o evento.
O executivo recordou os tempos em que as pessoas dependiam da televisão tradicional e por cabo, pagando valores superiores aos atuais custos de streaming: “Os consumidores americanos pagavam o dobro há 10 anos pelo conteúdo. As pessoas gastavam, em média, 55 dólares pelo conteúdo há 10 anos, e a qualidade do conteúdo, a quantidade de conteúdo que estamos a receber, o investimento é 10 ou 12 vezes maior e estão a pagar dramaticamente menos”.
A Warner Bros. Discovery planeia também intensificar as medidas contra a partilha de palavras-passe, uma estratégia que estava prevista para 2024 mas que foi adiada. Zaslav explicou que a empresa preferiu primeiro fazer com que as pessoas se “apaixonassem” pelo conteúdo da HBO Max antes de implementar restrições mais rigorosas.
No entanto, os dados sugerem que os consumidores podem não estar recetivos a novos aumentos. Um relatório do quarto trimestre de 2024 da TiVo revelou que a percentagem de pessoas que considera os serviços de streaming de “qualidade moderada a muito boa” tem vindo a diminuir desde o final de 2021. Paralelamente, a investigação da Hub Entertainment Research indica que os preços baixos continuam a ser o fator mais importante para os consumidores na escolha de um serviço televisivo.
Os serviços de streaming especializados têm ganho popularidade, com a empresa de investigação Antenna a reportar um crescimento de 12% nas subscrições destes serviços em 2025. Esta tendência pode refletir o cansaço dos espectadores relativamente às bibliotecas das principais plataformas de streaming.
Embora o negócio de streaming da Warner Bros. Discovery tenha registado um lucro de 293 milhões de dólares no último relatório de resultados, a empresa ainda está muito atrás da Netflix, que registou uma receita operacional de 3,8 mil milhões de dólares no seu relatório mais recente.
Assim fica difícil, assino vários serviços. E estou revendo alguns valores. Dá HBO tenho o desconto de 50% ad eternamente, mas vai saber…