Mais...
    InícioTVGolden de KPop Demon Hunters ganha Grammy 2026 e faz história do...

    Golden de KPop Demon Hunters ganha Grammy 2026 e faz história do K-pop

    Canção Golden do filme da Netflix torna-se no primeiro tema K-pop a conquistar um Grammy

    KPop Demon Hunters - Tudum visual

    A canção Golden, do filme KPop Demon Hunters da Netflix, entrou para a história da música na madrugada de domingo ao tornar-se no primeiro tema K-pop a vencer um Grammy. A vitória na categoria de Melhor Canção Escrita para Media Visual foi anunciada durante a cerimónia de pré-transmissão da 68ª edição dos Grammy Awards, em Los Angeles.

    O prémio foi entregue aos compositores EJAE, Mark Sonnenblick, IDO, 24 e Teddy, sendo que EJAE marcou presença na cerimónia para aceitar o galardão. A cantora coreano-americana fez história ao tornar-se na primeira compositora coreano-americana a ser nomeada para Canção do Ano, categoria onde Golden também competia.

    Durante a cerimónia, o produtor Jeong Hoon Seo proferiu um discurso em inglês e coreano, dedicando o prémio ao seu mentor Teddy Park. Na passadeira vermelha, EJAE comentou que o prémio tinha um significado especial para ela enquanto coreano-americana.

    A vitória representa um marco para o K-pop numa indústria que historicamente tem sido resistente a reconhecer o género. Os BTS, grupo que abriu caminho para o K-pop nos Grammy, foi nomeado cinco vezes ao longo da sua carreira mas nunca conquistou qualquer prémio. ROSÉ das BLACKPINK recebeu três nomeações este ano pela sua colaboração APT com Bruno Mars, incluindo Canção do Ano e Gravação do Ano, tornando-se na primeira artista solo de K-pop a atuar nos Grammy, mas também não venceu.

    Golden competiu contra temas de peso como As Alive as You Need Me to Be dos Nine Inch Nails para Tron: Ares, Never Too Late de Elton John e Brandi Carlile, e várias canções do filme Sinners. A canção estava ainda nomeada em mais três categorias: Canção do Ano, Melhor Performance de Duo/Grupo Pop e Melhor Gravação Remixada, perdendo nas duas últimas durante a cerimónia de pré-transmissão.

    O Grammy junta-se a uma impressionante coleção de troféus que Golden já acumulou durante a temporada de prémios. A canção venceu Melhor Canção Original nos Globos de Ouro de 2026 e nos Critics Choice Awards. Na cerimónia dos Globos de Ouro, EJAE proferiu um discurso emocionante onde afimrou: “Quando eu era uma menina pequena, trabalhei incansavelmente durante 10 anos para preencher um sonho, tornar-me numa ídolo de Kpop, e fui rejeitada, e desapontada por a minha voz não ser suficientemente boa”.

    Continuou: “Estou tão [feliz por fazer] parte de uma canção que está a ajudar outras meninas, outras rainhas e toda a gente a superar as suas dificuldades para se aceitarem a si próprias”. Dedicou o prémio “às pessoas a quem as portas foram fechadas, e posso dizer com confiança ‘a rejeição é redirecionamento’, e por isso nunca desistam”. Citando a letra da canção vencedora, terminou acrescentando: “Nunca é tarde demais para brilhar como nasceste para ser”.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares