
O episódio final de Stranger Things chega à Netflix (e a algumas salas de cinema) na véspera de Ano Novo, prometendo uma conclusão épica para a história que começou em 2016 com o rapto de Will Byers em Hawkins, Indiana. Mas embora seja uma despedida emocional das personagens e atores queridos pelo público, não será o fim da franquia que bateu recordes de audiência.
No próximo ano, a Netflix vai lançar a série animada Stranger Things: Tales From ’85, e os criadores Ross e Matt Duffer revelaram à Polygon que vão estar “fortemente envolvidos” num spin-off live-action que está em desenvolvimento inicial. Os Duffer também ajudaram a escritora Kate Trefry e o realizador Stephen Daldry a criar a peça Stranger Things: The First Shadow, que estreou em Londres em 2023 antes de chegar à Broadway em abril de 2025.
Ross Duffer afirmou: “Quando encontramos outros que são super apaixonados por uma história que querem contar neste mundo, isso é emocionante porque eles vão sempre trazer algo diferente do que nós traríamos se estivéssemos a contar uma versão dessa história. Esperamos que o spin-off e o que vier a seguir tenham esse mesmo nível de paixão e entusiasmo”.
Stephen Daldry abordou pela primeira vez a Netflix com a ideia de fazer uma peça de Stranger Things após a segunda temporada da série, mas os Duffer só começaram a trabalhar com ele durante a produção da quarta temporada. Sugeriram fazer o espetáculo sobre Henry Creel porque tinham mais detalhes sobre o seu passado e como se conecta à complexa mitologia de Stranger Things do que conseguiriam encaixar na temporada.
O ator Jamie Campbell Bower, que interpreta Henry Creel/Vecna na série, assistiu a Louis McCartney representar a sua personagem em The First Shadow por duas vezes como parte da sua preparação para a quinta temporada. Ainda mais surpreendente, Bower subiu ao palco no dia 19 de dezembro para interpretar ele próprio a cena final numa apresentação na Broadway.
Bower comentou: “Havia definitivamente coisas que eu tinha considerado ao interpretar Henry para a quarta temporada, coisas em torno da sua relação com a sua mãe e pai e o isolamento, a solidão daquela personagem, ele sentir que há algo de errado com ele, o que continuamos a explorar ainda mais. Há definitivamente pontos da história dentro de The First Shadow que eu queria estar ciente ao entrar na quinta temporada”.
A peça é fundamental para compreender o que Henry (também conhecido como Vecna) está a fazer na quinta temporada porque ambas foram desenvolvidas simultaneamente. Mas isso significou que os Duffer tiveram de continuar a alterar o argumento da série para evitar spoilers.

Matt Duffer explicou: “Foi realmente uma corda bamba no sentido de que a peça precisava de funcionar como algo autónomo e a quinta temporada precisava de ser autónoma. Talvez possamos adicionar muitas ideias de volta à peça uma vez que já não estejamos preocupados em estragar a quinta temporada”.
A quinta e última temporada de Stranger Things está a ser lançada em três volumes. O Volume 1, com quatro episódios, estreou a 26 de novembro, o Volume 2 chegou no Natal com três episódios, e o episódio final, intitulado The Rightside Up e com uma duração de 2 horas e 8 minutos, será lançado a 31 de dezembro às 20h00 (hora de Portugal continental).
A série animada Stranger Things: Tales From ’85, que estreia em 2026, passa-se no inverno rigoroso de 1985, entre as segunda e terceira temporadas da série principal. A sinopse oficial promete: “Bem-vindos de volta a Hawkins no inverno rigoroso de 1985, onde as personagens originais devem lutar contra novos monstros e desvendar um mistério paranormal a aterrorizar a sua cidade”.
Desenvolvido pelo showrunner Eric Robles, com Matt e Ross Duffer, Shawn Levy, Dan Cohen e Hilary Leavitt como produtores executivos, a animação está a cargo da Flying Bark Productions, o estúdio por trás de What If…? e Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles.
As personagens principais da série original regressam todas em forma animada, Eleven, Mike Wheeler, Will Byers, Lucas Sinclair, Dustin Henderson e Max Mayfield, mas com novas vozes. O elenco de vozes inclui Brooklyn Davey Norstedt como Eleven, Luca Diaz como Mike, Ben Plessala como Will, Braxton Quinney como Dustin, Elisha “EJ” Williams como Lucas, Jolie Hoang-Rappaport como Max, e Brett Gipson como Hopper. Odessa A’zion, Janeane Garofalo e Lou Diamond Phillips também se juntam à aventura.
Quanto ao spin-off live-action, os detalhes permanecem escassos, mas os Duffer confirmaram à Deadline em novembro de 2025 que o projeto está oficialmente em andamento: “Estamos a avançar com isso. A Netflix finalmente sabe o que é. Nós guardámos segredo. Eles ficaram tão frustrados. Simplesmente não lhes contávamos. O Finn [Wolfhard] adivinhou o que era. Então ele era o único que sabia”.
Em outubro de 2025, os Duffer disseram à Variety que começarão com “uma lousa limpa” e “novas personagens” para evitar complicar a já complexa mitologia de Stranger Things. O spin-off será parte da “marca” e “estilo de narrativa” da série, “crianças, aventuras, ficção científica/fantasia”, em vez de expandir “o que poderia tornar-se uma mitologia insanamente complicada”.
Matt Duffer explicou: “A ideia do spin-off é algo com que Ross e eu surgimos e pelo qual estamos extremamente entusiasmados. É bastante diferente de Stranger Things, no entanto. Então acho que a chave é que vem de um lugar de paixão, seja de nós ou de outra pessoa. Não é uma tarefa. Não é forçado assim. Já viste isso demasiadas vezes. O mercado, são retornos decrescentes a certa altura. Queres que pareça especial quando sair. Quero que, se algo sair com um título de Stranger Things nele, seja bom, seja qualidade”.

Os irmãos garantem que vão manter-se “muito, muito envolvidos” mesmo que sejam showrunners de outros projetos: “Queremos ser intencionais e muito cuidadosos em termos de como expandimos, no sentido de que não estamos a fazer nada apenas por fazer, apenas por colocar mais Stranger Things no mundo. Tem de ser algo pelo qual estamos extremamente entusiasmados”.
Passada em 1959, Stranger Things: The First Shadow conta a história de origem de Vecna e apresenta versões mais jovens de algumas das personagens favoritas dos fãs da série, como Joyce Byers, Jim Hopper e Bob Newby. Baseada numa história original dos irmãos Duffer, Jack Thorne e Kate Trefry, e enraizada na mitologia e mundo do fenómeno global da Netflix, a peça foi escrita por Kate Trefry, realizada por Stephen Daldry e co-realizada por Justin Martin.








