
Durante toda a quinta temporada de Stranger Things, os fãs repetiam o mesmo mantra: faz sentido se tiveres visto a peça. Essa peça é Stranger Things: The First Shadow, uma prequela à série que estreou no West End de Londres em 2023 e está atualmente em exibição na Broadway. Agora, uma performance da peça está a ser filmada para lançamento na Netflix.
Ainda não há data de estreia definida, mas a filmagem decorre entre 10 e 14 de fevereiro, com o elenco original da Broadway. Para tal, as performances públicas foram canceladas durante estes dias no Marquis Theatre, em Nova Iorque, retomando apenas a 15 de fevereiro. O elenco inclui Louis McCartney como Henry Creel (também conhecido como Vecna), Gabrielle Nevaeh como Patty Newby, T.R. Knight como Victor Creel (o pai de Henry) e Alex Breaux como Dr. Brenner.
A decisão de filmar agora prende-se com o facto de o elenco original estar prestes a deixar a produção a 29 de março. Um novo elenco já foi anunciado, com Victor de Paula Rocha a assumir o papel de Henry Creel, ao lado de Ayana Cymone como Patty Newby, Shea Grant como Joyce Maldonado, Juan Carlos como Bob Newby e Matthew Erick White como James Hopper Jr.
Stranger Things: The First Shadow acompanha Henry Creel enquanto estudante do secundário em Hawkins, onde frequenta a escola com Jim Hopper e Joyce Maldonado (mais tarde Joyce Byers). A história foca-se nos crescentes poderes psíquicos de Henry, que atraem o interesse do Dr. Brenner, e revela também como Henry obteve esses poderes, algo que a série explorou na sua temporada final, mas nunca explicou completamente.
A peça revela ainda que Henry andou na escola com Joyce e Hopper, um facto que a temporada final de Stranger Things ignora por completo. Na verdade, os criadores da série confirmaram que Joyce e Hopper provavelmente tiveram uma conversa sobre isto fora de ecrã, mas decidiram não incluir essa cena para não confundir os espectadores que não viram a peça.
Ross Duffer explicou: “Tivemos de encontrar um equilíbrio delicado com a peça – não queremos frustrar, porque grande parte da nossa audiência não consegue vê-la. Se eles começassem a falar sobre isso, seria confuso no contexto de alguém que não viu a peça”.
Matt Duffer acrescentou que a temporada final foi escrita como se a peça não existisse: “Precisávamos mesmo que a temporada final fosse exatamente como teria sido sem a peça. A peça é a história de fundo de Henry depois de ele ser infetado pelo Mind Flayer”.
A peça estreou na Broadway a 22 de abril de 2025, após a sua estreia no West End em dezembro de 2023. Escrita por Kate Trefry, com base numa história original dos irmãos Duffer, Jack Thorne e Trefry, a produção funciona como uma prequela autónoma enraizada na mitologia da série de sucesso.
Passada em Hawkins, Indiana, em 1959, a história centra-se no adolescente Henry Creel enquanto a sua família se muda à procura de um novo começo. À medida que eventos perturbadores se espalham pela cidade, Henry começa a lidar com a possibilidade assustadora de que possa estar ligado à escuridão que está a tomar conta do local.
A produção tem registado um sucesso comercial considerável, particularmente após o lançamento da temporada final de Stranger Things. Para a semana que terminou a 8 de fevereiro, a peça foi a quinta produção com maior receita na Broadway, com uma arrecadação de 1,4 milhões de dólares. Em dezembro de 2025, a produção bateu o recorde de nove apresentações do Marquis Theatre com uma receita de 2,5 milhões de dólares.









