Mais...
    InícioMangaMangaka critica ataques das editoras aos sites de pirataria

    Mangaka critica ataques das editoras aos sites de pirataria

    Mangaka critica ataques das editoras aos sites de pirataria

    A venda de volumes mangá no Japão caiu 12% em 2017 e enquanto que muitos apontam o dedo aos sites piratas que disponibilizam scans dos mangas, um mangaka veio a publico criticar os ataques das editoras aos sites de pirataria.

    O mangaka é Takashi Yoshida, que ficou conhecido pelo seu mangá Yareta kamo Iinkai (The Almost Got Laid Committee).

    Em declarações ao Huffington Post Japan o mangaka afirmou que as editoras de mangá e os sites de pirataria estão presos num ciclo infinito de comportamento repetitivo porque os editores não conseguem responder proactivamente.

    Antes de tentar esmagar as versões pirateadas, há coisas que devem ser feitas

    Ele afirmou ainda:

    Eu acho que eles não devem esmagar as versões pirateadas, mas como um negócio devem competir para ganhar. Tomar medidas legais e fechar [sites de pirataria] é completamente sem sentido e contraproducente

    Como as pessoas têm uma atração natural pela conveniência, Yoshida acredita que simplesmente atacar distribuidores ilegais que muitas vezes oferecem acesso fácil e gratuito ao mangá é ineficaz.

    Ele quer que os membros da indústria avaliem se o problema dos livros não vendidos realmente tem origem nos sites de pirataria ou se existem outros fatores contribuintes. Yoshida observou que as versões piratas de mangas existem há muitos anos e, embora alguma distribuição ilegal tenha sido afetada, as vendas físicas de mangá continuam a diminuir desde 2005.

    Yoshida acredita que existem muitos problemas com a forma como as editoras produzem e vendem mangá atualmente. Ele acredita que a industria não responde às preocupações dos consumidores em relação ao preço e disponibilidade e tem persistido em usar métodos de vendas já desatualizados nos últimos 20 anos.

    Yoshida é um mangaka único na medida em que ele controla todos os direitos autorais da sua própria série, Iareta kamo Iinkai. Embora a Futabasha publique os volumes do mangá, é Yoshida que gerência a distribuição digital, adaptações para vídeo e outros usos secundários do seu trabalho. Uma adaptação para série live-action de Yareta kamo Iinkai estreou na AbemaTV em janeiro.

    O mangaka afirmou ao Huffington Post Japan que as pessoas que usam sites de pirataria de manga tendem a ser fãs de manga, em oposição aos membros da população geral do Japão. Portanto, Yoshida acredita que os atuais esforços das editoras para terminar com os sites de pirataria inadvertidamente atacam as pessoas que deveriam estar a tentar servir. Ele acha que ostracizar os fãs de mangas e ao mesmo tempo não conseguiu atrair leitores da população geral menos interessada, poderá, em última instância, fazer com que a indústria manga falhe.

    Yoshida pensa que os sites que legalmente permitem que os fãs leiam uma variedade de mangá por um preço fixo poderiam fornecer uma resposta. Ele reconheceu que esses sites já existem, mas ele acredita que a seleção dos títulos oferecidos nesses sites permanece muito limitada. Ele também acha que os preços de acesso ao mangá digital devem diminuir.

    Além disso, Yoshida sugeriu que as editoras devem remover as capas de plástico dos mangas que impedem as pessoas de lê-los nas lojas. Ele também quer que as editoras sejam mais seletivas sobre os trabalhos que escolhem publicar para reduzir o número de publicações.

    Não há nada de novo sobre o que estou a dizer, e várias pessoas já disseram isto no passado. No entanto, nada mudou.

    Ele terminou afirmando que ele sente que pode não ter a autoridade para comentar os problemas de publicação no setor mangá, porque ele não faz parte de uma editora. Mesmo que as suas opiniões valessem a pena considerar, ele duvida que as editoras provavelmente tomem as suas recomendações a sério.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    17 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    17 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    DigFontes
    DigFontes
    11 , Julho , 2019 21:22

    Nunca ouvi falar, caramba como gostam de dar hilofotes para qualquer chororô, o dia q não cair mais dinheiro na caixa esse otário muda de opinião.

    Juan D'Marco
    Juan D'Marco
    11 , Julho , 2019 21:22

    Eu concordo com ele. Maioria dos mangás que eu conheci foi pela internet, e raramente posso comprar em mídia física, ou pq nunca foram lançados oficialmente no Brasil, ou pq não tenho condição.

    Fujoshigirl
    Fujoshigirl
    11 , Julho , 2019 21:22

    Os sites que publicam o material online ganham com propagandas e google ads, postam atualizações todo santo dia ou seja a galera visualiza o site todo dia, se eu fosse me tornar mangaka preferia publicar meu material num site próprio porquê o dinheiro viria todo pra mim e eu administrava tudo, a questão é construir seu nome e ser reconhecido, por isso é mais fácil pra artistas de webcomics eles tem sites pra publicar as histórias e ganham quando os leitores compram e olha que ainda sim a galera faz pirataria porquê não tem dinheiro pra comprar ? Eles tem que mudar a estratégia no futuro vai ser tudo online de qualquer modo! Eles deveriam olhar o exemplo da plataforma Webtoon

    Landon Lenny
    Landon Lenny
    11 , Julho , 2019 21:22

    A distribuição é muito ruim !! se todos volumes da série q eu sou fã chegasse na minha cidade, eu compraria tudo !

    Luiz Oliveira
    Luiz Oliveira
    11 , Julho , 2019 21:22

    Só queria deixar aqui que o manga de one punch man é distribuído de graça pelo autor assim que ele termina um capítulo, antes mesmo de ser vendido. Eu não me lembro deste manga ter problemas de venda….

    NANA
    NANA
    11 , Julho , 2019 21:22

    Na verdade eu não compro pq não vende na minha cidade. Que bom que posso assinar um online e poder ler o mangá

    É Conde Cremoso!
    É Conde Cremoso!
    11 , Julho , 2019 21:22

    Eu leio pela net, mas um dia resolvi comprar um mangá a tradução era uma porcaria, ai liguei o foda-se e continuei lendo online

    Dazai Osamu
    Dazai Osamu
    11 , Julho , 2019 21:22

    Mas as empresas e editoras só querem uma desculpa para destruir a pirataria e oferecer o que quiserem pro consumidor. Logo limitando o consumo, afinal tem obras que provavelmente não serão divulgadas devido a censura ou a qualquer pessoa poderosa que tenha se ofendido, fora que já existe tanta gente louca por aí e doente, já tentaram destruir até jogos da steam com aquele velho argumento chulo “mas o jogo incentiva isso”. A questão é, acho que os mangás vendidos são uma cópia e cola de outros. Ou seja, yin yang. Mesmo o mal tem algo de bom e mesmo o bem tem algo de Ruin.

    Galadriel
    Galadriel
    11 , Julho , 2019 21:22

    Ele ta completamente certo. É isso vale pro mercado brasileiro e também pro mercado de HQs.

    GustaKun
    GustaKun
    11 , Julho , 2019 21:22

    Hoje em dia eu coleciono mangás físicos disponíveis legalmente no Brasil, mas eu conheci os mangás e os animes por sites de pirataria, se não fossem por eles eu nunca iria conhecer mangás e nunca iria adquirir os mangás físicos, é pura bobagem tentar derrubar os sites de pirataria.

    Que poha é essa?
    Que poha é essa?
    11 , Julho , 2019 21:22

    A gente não pode achar que a pirataria é a coisa certa a se fazer, mas se não fosse por ela eu não teria conhecido nem 20% dos mangás que leio hoje em scans. A maioria dos títulos que eu quero comprar hoje em dia eu conheci através das scans, então tipo se eu não tivesse lido na pirataria nem pensaria em comprar uma mídia física.

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    11 , Julho , 2019 21:22

    Os scan , querendo ou não são a porta de entrada do leitor na obra. Varios dos mangás que tenho hj li antes ou tomei conhecimento via scans

    Date
    Date
    11 , Julho , 2019 21:22

    Primeiramente falando por mim, se eu fosse comprar metade dos mangas que eu leio na net gastaria alguns milhares de reais, em segundo lugar 90% do que leio n é publicada no Brasil (fica difícil comprar algo assim), por último se n fosse pelos sites que divulgam os mangas eu e grande parte da população do Brasil só teríamos conhecimento da cultura japonesas pelos “desenhos” da tv de Dragonball, Cavaleiros do Zodiaco, Samurai X, etc

    Ps: eu leio na net, se eu gostar e vender por alguma editora no Brasil eu compro os volumes, simples assim, os piratas fazem é ajudar a espalhar a cultura.

    toygame lan
    toygame lan
    11 , Julho , 2019 21:22

    finalmente alguem com um bom senso,combater a pirataria é burrice.
    Tem que se adaptar e reduzir os custos para aumentar as vendas

    Evandro Pedro
    Evandro Pedro
    11 , Julho , 2019 21:22

    A verdade é que antes de comprar os volumes fisicos de mangás maior parte lê primeiro os scans online. Se n houver sites para isso vai haver menos pessoas a comprar mangás.

    Date
    Date
    Reply to  Evandro Pedro
    12 , Julho , 2019 0:30

    Pura verdade, só compro se tiver lido antes e gostado!

    Narukami Yu
    Narukami Yu
    Reply to  Evandro Pedro
    12 , Julho , 2019 0:30

    Eles não entendem isso, eu não compraria sem antes saber do que se trata

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares