Mais...
    InícioMangaCriador de Ashita no Joe pede para evitarem sites pirata

    Criador de Ashita no Joe pede para evitarem sites pirata

    vários aspetos da cultura japonesa perderão força e, em última instância, podem ser destruídos!!!

    Criador de Ashita no Joe pede para evitarem sites pirata

    Hoje colocamos online um artigo onde o magaka Takashi Yoshida, que ficou conhecido pelo seu mangá Yareta kamo Iinkai (The Almost Got Laid Committee), criticava os ataques das editoras aos sites de pirataria e uma das primeiras reações veio de Tetsuya Chiba, o criador do popular mangá .

    As declarações fazem parte de um artigo dividido em várias partes do site News Web da NHK que inclui comentários de Tetsuya Chiba bem como uma declaração oficial da Japan Cartoonists Association (JCA), uma associação da qual Chiba faz parte.

    Estou muito feliz de ler mangá de várias formas. Agradeço, mas se [mangá] é lido em sites pirata, não será compilado em volumes, e as revistas não venderão. Se isso acontecer, fazer várias pesquisas e colecionar materiais tornar-se-ão impossíveis. Mesmo que tenham boas ideias, bons personagens e produzam histórias interessantes, está a acontecer que os criadores de mangá não podem continuar criando.

    Ele acrescentou que ler mangá em sites piratas afeta particularmente os criadores mais jovens e que estes estão lentamente a “morrer” devido a este fenómeno. Ele pede assim para não lerem em sites pirata.

    A declaração da Japan Cartoonists Association (JCA) discute a expansão do mercado digital. A associação afirmou que os seus membros estão satisfeitos por as pessoas estarem a gostar das suas obras e descreveram criadores e leitores como um círculo. No entanto, a associação continuou afirmando:

    Infelizmente, recentemente, casos de criadores que estão a ser conduzidos para fora desse círculo estão a aumentar. Em vez disso, a realidade é que os sites piratas que não participam de todo nos esforços de produção estão a devorar os lucros.

    A JCA acredita que, se as pessoas continuarem a usar sites piratas, “vários aspetos da cultura japonesa perderão força” e, em última instância, podem ser destruídos.

    O artigo da NHK revela que, de acordo com o Video Research Interactive, o número de pessoas que usam sites piratas recentemente teve um aumento acentuado. A Video Research Interactive afirmou que esse número começou a aumentar em outubro, e em dezembro do ano passado, cerca de 230 mil pessoas estavam a usar sites piratas. Entre os utilizadores, cerca de 42% eram adolescentes, cerca de 21% estavam na faixa etária dos 40 anos e cerca de 19% estavam nos 50 anos.

    De acordo com a NHK, o mercado legal de mangá digital também tem vindo a expandir-se há vários anos. A All Japan Magazine e a Book Publisher and Editor’s Association (AJPEA) informou que o mercado de mangá digital ganhou 171,1 bilhões de ienes (cerca de $1,59 bilhões) em 2017. No entanto, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão declarou num relatório de 2014 que a pirataria custou cerca de 50 bilhões de ienes (cerca de $464 milhões), e a agência está preocupada que o dano piore.

    O artigo da NHK refere ainda os problemas das violações dos direitos autorais associados aos sites piratas. Embora reproduzir e distribuir materiais escritos sem permissão é ilegal no Japão, apenas a leitura de mangá pirata é geralmente vista como não ilegal. Além disso, a NHK citou preocupações de segurança cibernética relacionada com sites de pirataria e observou que os sites piratas às vezes contêm programas que pode prejudicar os dispositivos dos utilizadores.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    7 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    7 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    toygame lan
    toygame lan
    11 , Julho , 2019 21:22

    culpa deles mesmo,anime e manga é um prodtudo e como tal temq ue se adaptar aos novo rumos do negocio

    Asuma Yon
    Asuma Yon
    11 , Julho , 2019 21:22

    É mais o mercado dentro do Japão isso, aí que faz diferença, mas no exterior como no Brasil nunca saberia o que é Ashita no Joe, alias, o mangá terminou de ser traduzido pela scan mês passado. Mangá de esportes raramente são tragos para cá.
    Porém, o mercado nacional eu entendo, se morasse lá preferia comprar tudo, eu já compro aqui pra ajudar os autores e ter a coleção tb.

    Evandro Pedro
    Evandro Pedro
    11 , Julho , 2019 21:22

    Neste caso parece que estão a falar mais sobre a pirataria no Japão. Se for assim eu até poderia concordar sendo que o seu mercado nacional é muito mais essencial para a sua sobrevivência e os preços na maioria dos casos são extremamente baixos. Ex: Ainda á uns tempos tive a pesquisar mangás online em japonês e os preços eram muitas vezes a rondar os 3/4 euros, isso é ridiculamente baixo.

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    11 , Julho , 2019 21:22

    Cara, se não fossem os fansubbers e os scans. Nem saberia quem é essa pessoa, ou alguém aqui tem a versão oficial em PT PT ou PTBR de Ashita no Joe, hein ?

    Excallon '
    Excallon '
    11 , Julho , 2019 21:22

    Quero ver eles dizendo, nao coma no mctrump feliz… As grandes empresas internacionais, vem aqui e mineram nosso pib, usar de pirataria eh o reverso que as grandes empresas fazem nos paises de menor per capita. Eh assim q funciona o.capitalismo, eles vem.aqui colocam suas empresas oferecem salarios pifios e levam o lucro embora. A pobreza gerada eh o gatilho para q os brasileiros, nao gastem dinheiro com essas coisas, pq nem tem.dinheiro pra gastar com nada, e pq eles pirateiam? Pq a sociedade capitalista os torna consumistas. Por mais ironico que possa ser, o capitalismo eh com certeza o maior financiador da pirataria.

    Joker
    Joker
    11 , Julho , 2019 21:22

    Se não fosse a pirataria a industria dos animes lucrariam bem menos aqui no Brasil

    Date
    Date
    11 , Julho , 2019 21:22

    Conheço de nome e referências o manga Ashita no joe, se n fossem os piratas n saberia da existência nem da sombra desse manga!!!

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares