Este mês numa coluna no Web Anime Style, Shin Itagaki, o diretor de animes como Berserk (2016-17) e Ulysses: Jeanne d’Arc, escreveu que um dos problemas negligenciados na indústria de anime é a falta de diretores de animação.
Segundo Itagaki, este é um problema maior do que a falta de animadores-chave. Nesta era atual, onde muito anime está a ser feito, não há tempo para treinar animadores adequadamente, o que significa que os diretores de animação precisam arcar com mais carga da produção.
Os diretores de animação normalmente supervisionam os quadros-chave desenhados pelos animadores, inspecionam os desenhos e dão feedback quando necessário. Como os diretores de animação geralmente são incumbidos da tarefa de manter a consistência na animação, eles são muito procurados entre os estúdios anime.
Ele afirma:
Hoje em dia, é normal que o diretor de unidade / episódio (enshutsu) e o diretor de animação redesenhem 80 a 90% da animação chave que é enviada.
Para enfatizar o alto nível de demanda por diretores de animação, Itagaki disse que, no dia anterior, ele recebeu duas chamadas a pedir que ajudasse como diretor de animação. Ele também mencionou que durante o período decisivo ele atuou como diretor de animação de algumas partes de Ulysses como um papel não creditado.
Itagaki escreveu que quando a “quebra de animação” acontece, geralmente não é por negligência dos assistentes de produção ou porque os storyboards foram concluídos muito tarde, mas porque a pequena / média empresa de produção perdeu para uma empresa maior no mercado da guerra por diretores de animação. Por outras palavras, a produção não tem escolha se não deixar a animação má tal como está.
Na mesma coluna, Itagaki também anunciou que recuperou completamente do seu resfriado após o recente surto de gripe.
Por isso os animes estão tão ruins. Inda mais perdemos Satoshi Kon que talvez junto com Myazaki fosse o melhor diretor vivo atuante na industria.
Logo logo teremos menos animes por temporada
A indústria tá precisando mudar urgentemente, cada vez mais as coisas estão se complicando, sofre os coitados dos animadores e afeta muito na qualidade dos animes.
Já passou da hora das empresas melhorar o ambiente de trabalho e os salários do pessoal que pega mais pesado no serviço.
Se vier uma greve braba que vai parar a produção de anime, não vou ficar surpreendido com isso.
Industria atual carece de muito mais do que a falta de diretores de animação. Carece principalmente de melhores condições de trabalho.
OBS: Esse diretor tá na minha lista negra depois do fiasco que foi Berserk.
Trabalhando muito e ganhar pouco realmente não dá.
Deve ser tbm ,por que o cara tem uma carga maior de trabalho,nesse cargo e a remuneração é mesma de um cargo qualquer.
É mais do que podiam aguentar e com o descaso, piorou ainda mais a situação.
Tem cada animação chinesa boa.
Acho que a China vai ajuda um pouco na animação japonesa.
O studio G.CMay Animation & Film vem se destacando muito em suas produções.
The King Avatar é lindo visualmente.
é o que acontece quanto não se da valor aos trabalhadores pagam uma misera pros caras sendo que animação 2d é incrivelmente trabalhosa.
japas são muito atrassado em certas areas ainda.
já viram as animaçoes 3d da china da pelo menos 1 decada a frente do japão.
Por isso que eu espero que a China consiga salvar a animação “Japonesa” digamos assim, tem um estudio muito baum em animação. Estúdios que duvido que haja “falta” de animador é a KyoAni, Ufotable, Bones, A-1 Pictures são os unicos que consigo pensar. Agora Diretor é algo que não possou conhecimento, e não posso opinar!
Por mim quanto menos animes por temporada melhor. Não sei como vocês fazem para assistir tudo e ainda ter vida social e trabalhar.
Todos animadores da KyoAni são fixos. Ufotable e Bones tem gente talentosa trabalhando para eles. A-1 Pictures depende muito dos contatos do diretor do anime.
Se não me engano ufotable e KyoAni são as que melhores pagam o povo tambem… Então isso ajuda a manterem a qualidade.