O Japão continua a lutar contra uma das mais altas taxas de suicido do mundo e esta segunda-feira o ministério da educação do Japão revelou que o número anual de suicídios juvenis no Japão atingiu os 479 em 2020, o número mais alto desde que começaram a ser registados em 1980.
Os suicídios juvenis aumentaram em 140 em comparação com o ano anterior e foram duas vezes mais altos só em agosto, com 64 casos, de acordo com dados apresentados numa reunião de painel do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia para discutir medidas preventivas.
Houve 138 suicídios de alunas universitárias, um aumento de 71, enquanto entre os alunos o número aumentou 21 para os 191. Os alunos do ensino secundário foram responsáveis por 136 casos e os do ensino básico por 14, de acordo com os dados.
Em 2020, o governo solicitou o fecho de escolas em todo o país a partir de março devido à nova pandemia e um subsequente estado de emergência significou que muitas escolas permaneceram fechadas até maio ou junho, mas se a suspensão das aulas está ligada ao aumento de suicídios não está claro.
O ministério afirmou que as principais razões para o suicídio juvenil permaneceram mais ou menos as mesmas, incluindo baixo desempenho académico e incerteza quanto a carreiras futuras.
O Ministério da Educação espera que o uso de tablets, que planeia distribuir a cada aluno do ensino secundário e básico, ajude a monitorizar a saúde mental das crianças.
Um dos membros do painel afirmou que “Os tablets podem ser usados para monitorizar as mudanças nos alunos quando eles passam mais tempo em casa, bem como para conduzir pesquisas e verificar os seus níveis de stress. Eles desempenharão um grande papel na prevenção de suicídios”.
O ministério opera uma linha gratuita de ajuda ao suicídio para jovens e está a preparar uma plataforma de suporte nas redes sociais devido ao crescente número de crianças com smartphones.
Em Portugal a linha de prevenção do suicídio é:
213 544 545 – 912 802 669 – 963 524 660 / Diariamente das 16h às 24h
Linha Verde gratuita – 800 209 899 / Entre as 21.00 e as 24.00 horas
No Brasil a linha de prevenção do suicídio é o 118.
Japão tem uma pressão gigantesca com as pessoas enquanto são jovens sem contar que é um dos piores países do mundo em relação a bullying. O governo só reconheceu o problema nos anos 80 e desde então não fez basicamente porra alguma pra resolver, eles preferem olhar pro outro lado a tentar fazer alguma coisa que realmente traga a diferença. Eles não querem mudar a forma como sempre trabalharam, mas querem que o país tenha mais jovens.
impressão que se tem é que não tentam mudar essa cultura de pressão absurda (especialmente familiar) sobre notas, carreiras, coisas que claramente interferem demais na formação de pessoas tão psicologicamente frágeis
só que apenas falar em prevenção muda nada se não tentarem cortar na raiz, ou seja, conscientizando as próprias famílias a serem mais compreensivas com os filhos e não exigir desempenhos anormais deles
Isso já é problema social, pra mudar seria algo colossal de acontecer infelizmente .
Eles não querem encarar o problema de fato, creio que é aquele lance do orgulho, deles terem que admitir os próprios erros na própria base da sociedade.
eles ficam só enxugando gelo no fim das contas, pq sem assumir isso, nada vai mudar
Na verdade é porque mudança gera resistência e o Japão em especial é conhecido por sem bem mais cabeça dura que o resto.
São problemas culturais enraizados, provavelmente varios grupos sociais não querem que esse quadro mude, tá confortavel assim .
Triste fim do Japão. Ano após ano a população vez diminuindo. Os velhos morrendo, os jovens se matando e quase nenhuma criança nascendo. Seria castigo divino!?
Infelizmente as estimativas que os japoneses vão ser extintos no próximo seculo vai acontecer.
Pois é mano, tem a população mais velha, natalidade diminuindo isso é muito ruim para o mercado de animes também. Mas na verdade nao é castigo divino, e sim a falta de contato humano na cultura deles, nao é valorizado falar seus sentimentos, e ser diferente na cultura japonesa. Todo mundo tem que aguentar tudo de ruim calado. Isso aumenta depressão, ser antissocial, e isso traz suicido, falta de relacionamentos e etc.
Tá mais colhendo o que plantou, de modo geral.
Na verdade isso não acontece só por lá, varios países deswenvolvidos isso acontece .
Tenso.??
Que tristeza hein
Suicídio é algo bem triste, infelizmente esse é um problema recorrente, tanto no Japão quanto no resto do mundo, creio que no Japão tá mais Ligado ao Bullyng e a Cultura da Busca pelo Perfeccionismo.
Creio que seja mais questao do pais nao querer ser ultrapassado pelos vizinhos menores que até pouco tempo eram extremamente pobres, como a Coreia do Sul, Taiwan e Cingapura, ou seja orgulho como Nação Poderosa .