Se o filme anime Aya e a Feiticeira (Earwig And The Witch / Aya to Majo), o primeiro filme anime totalmente 3DCG do Studio Ghibli, passou despercebido dos cinemas portugueses o que dizer da sua passagem pela Netflix que durou aproximadamente 24 horas. Quem visitar a sua página na Netflix encontra agora a mensagem:
Este título não está atualmente disponível no seu país. A página inicial oferece uma vasta seleção de programas.
Foi com estranheza que vimos o surgimento súbito de Aya e a Feiticeira na Netflix em Portugal e agora esta mensagem pode indicar que o filme terá sido disponibilizado por engano.
Aya e a Feiticeira flopou de forma brutal nos cinemas portugueses
Sinopse de Aya e a Feiticeira
Aya tem 10 anos e foi deixada num orfanato ainda bebé. Ela adora viver lá, sobretudo porque tem a incrível habilidade de fazer com que toda a gente faça exactamente o que quer. A última coisa que Aya deseja é ser adoptada pela feiticeira Bella Yaga… mas, pela primeira vez na sua vida, o seu desejo não é atendido. Apesar de contrariada e triste de abandonar os seus amigos, coloca a sua melhor cara e sorriso forçado e vai. Afinal sempre quis aprender magia! Mas Aya precisará de toda a sua ingenuidade para, com a ajuda do gato de Bella Yaga, conseguir sobreviver e sobretudo florescer.
Earwig and the Witch foi exibido na NHK a 30 de dezembro de 2020, a direção é de Goro Miyazaki (Tales from Earthsea, From Up on Poppy Hill) que teve o auxilio do seu pai, o famoso diretor Hayao Miyazaki, no planeamento do filme.
O argumento é de Keiko Niwa (Ocean Waves, Tales from Earthsea, The Secret World of Arrietty, From Up On Poppy Hill, When Marnie Was There) e de Emi Gunji (diretor assistente de From Up On Poppy Hill), o design de personagens é de Miho Satake (Moribito, Kiki’s Delivery Service) que foi responsável pela ilustração da versão japonesa da novel e a passagem do design para animação é da responsabilidade de Katsuya Kondo (Kiki’s Delivery Service, Ponyo, Ronja the Robber’s Daughter, From Up On Poppy Hill).
O CG foi supervisionado por Yukinori Nakamura (Boro the Caterpillar, Expelled from Paradise), a direção de animação é de Tan Seri, a arte de fundo é de Yuhki Takeuchi, a m+usica é de Satoshi Takebe (From Up On Poppy Hill, Ronja the Robber’s Daughter) e o som é da responsabilidade de Koji Kasamatsu. Kentarō Morishita produziu a animação e Isao Yoshikuni, Keisuke Tsuchihashi e Koji Hoshino são gerentes de produção.

No elenco encontramos Shinobu Terajima (Caterpillar, Helter Skelter, Oh Lucy!), Etsushi Toyokawa (20th Century Boys live-action, Her Granddaughter), Gaku Hamada (Miss Hokusai, One Piece Film Gold, Space Brothers live-action), e Kokoro Hirasawa (live-action de BLEACH).
O primeiro trabalho de direção de Hayao foi Future Boy Conan (1978) e o primeiro trabalho de diretor de Goro foi a série anime CG Ronia, the Robber’s Daughter, que foi exibida na NHK, pelo que o pai e o filho têm um relacionamento próximo com a estação.