Mais...
    InícioAnime36 sites anime fechados no Brasil

    36 sites anime fechados no Brasil

    goyabu.com brasil screenshot

    Finalmente começa a ser revelada toda a envergadura da ação contra pirataria anime das autoridades do Brasil que levou ao fecho de 36 sites anime.

    Foi agora confirmado que a “Operation Anime” foi liderada pelo grupo antipirataria CODA e envolveu várias operações policiais, além de conversas diretas com os piratas. No total, 31 sites foram fechados e outros cinco desistiram.

    O Ministério da Justiça brasileiro informou que a operação recebeu apoio da Content Overseas Distribution Association (CODA), um grupo antipirataria que protege o conteúdo anime no Japão e no ocidente.

    No relatório da CODA podemos ler:

    De fevereiro a março de 2023, vários sites maliciosos de pirataria de animes no Brasil, incluindo “goyabu.com” e “animeyabu.com”, foram fechados devido a acusações de membros da CODA. Esses sites piratas estavam a publicar animes japoneses com legendas em português, o idioma local, na Internet sem a devida autorização dos detentores dos direitos.

    Desde 2019, o governo brasileiro continua a implementar a “Operação 404″, uma parceria público-privada para combater sites piratas, com resultados significativos. Desta vez, como parte desta operação, uma repressão simultânea chamada “Operation Animes” especializada em animação japonesa foi realizada pela primeira vez.

    Até ao momento, a CODA apresentou queixas criminais pelos seus membros e encaminhamento criminal da CODA contra sites piratas japoneses que operam no ocidente, como “Anitube” no Brasil e “B9GOOD” na China. No entanto, os sites visados desta vez não são para japoneses, mas para espectadores locais no Brasil. Esta é a primeira vez que os membros da CODA apresentam queixa criminal contra um site pirata especializado “PAra o Exterior”, e esta é a primeira vez que tal site foi exposto.

    Em novembro de 2022, TOEI ANIMATION CO., TOHO CO. e Bandai Namco Filmworks Inc. entraram com uma ação criminal através da CODA contra quatro sites piratas no Brasil que infringem a animação japonesa. A investigação revelou que dois dos sites foram abertos pelo mesmo operador. Em resposta a isso, desde 8 de fevereiro de 2023, raids e outras investigações foram realizadas em cada um dos três casos, e um total de 13 sites foram fechados, incluindo esses quatro sites, bem como nove sites relacionados operados pelos suspeitos. Além disso, com base nas informações reveladas pela nossa investigação posterior, realizamos negociações diretas com os operadores de outros 9 sites e, como resultado, esses 9 sites e os seus 9 sites afiliados, totalizando 18 sites, foram também fechados. Um total de 31 sites foram fechados como resultado do envolvimento da CODA.

    Em resposta ao fecho desses sites, outros 5 sites de pirataria no Brasil foram fechados voluntariamente, resultando no fecho de 36 sites de pirataria de anime no Brasil até ao momento como resultado da série de operações.

    O tráfego médio mensal para esses 36 sites nos últimos três meses (dezembro de 2022 a fevereiro de 2023) atingiu aproximadamente 83 milhões de visualizações, resultando no fecho de 12 dos 20 principais sites de violação de propriedade intelectual de anime no Brasil antes da implementação dessa medida (fevereiro-abril de 2022).

    Além disso, 22 desses 36 domínios já foram cedidos em negociações, e o acesso a esses sites agora direciona automaticamente o visitante para uma página aberta pela CODA notificando o fecho. As negociações continuarão para os sites restantes cederem os seus domínios.

    CODA brasil sites anime

    Segundo o Google Trend, ferramenta que analisa as tendências de procura por palavras no Google, a popularidade da busca dos nomes dos sites de serviços legítimos atingiu o seu valor máximo de 26 de fevereiro a 4 de março de 2023, durante o período de fechamentos em massa de sites no Brasil. Além disso, de acordo com uma empresa de pesquisa local, vários sites de redes sociais brasileiros também confirmaram comentários referentes a testes em sites legítimos, indicando uma tendência crescente do uso de conteúdo legítimo.

    Com o avanço das redes digitais e a crescente sofisticação dos terminais mobile de informação, o problema da pirataria na Internet torna-se mais grave. Alguns dos sites abordados neste problema tinham o acesso de IPs japoneses bloqueado para impedir que os detentores de direitos japoneses descobrissem a infração. E também não é fácil pesquisar informações em sites que aparecem em português no Brasil.

    Por outro lado, é difícil para os distribuidores legítimos na região da América Latina que estão a fazer negócios com conteúdo japonês licenciado legítimo terem sucesso em negócios legítimos numa situação em que prevalecem sites piratas. A CODA continuará a tomar medidas proativas no ocidente para realizar um mercado saudável onde operadores autorizados de conteúdo japonês possam conduzir negócios adequadamente e distribuir produtos autorizados de conteúdo japonês.

    Esta atividade fez parte de um projeto confiado ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

    SourceCODA
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    22 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    22 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Noᥙzᥱᥒ ΨυκιησD
    Noᥙzᥱᥒ Ψυκιησ
    21 , Abril , 2023 19:00

    Mesmo q tenha aquele negócio de hidra e tal, é triste o fechamento. Vc passa anos interagindo e chega o dia q ele fecha de uma vez 😐

    Sakura Hibiki
    Sakura Hibiki
    Reply to  Noᥙzᥱᥒ Ψυκιησ
    22 , Abril , 2023 2:52

    Não esqueça que a hidra foi exterminada quando a queimaram viva.

    Subaco
    Subaco
    Reply to  Sakura Hibiki
    23 , Abril , 2023 12:28

    O que esse tal de Hidra ?

    NASHD
    NASH
    Reply to  Subaco
    21 , Maio , 2023 1:37

    Hidra é uma forma de falar com referência a Criatura da Mitologia Grega, que quando se corta uma cabeça, se cria outra, no caso derruba-se um site e eles lançam outros.

    satoshi
    satoshi
    21 , Abril , 2023 19:41

    uma tristeza, tem vários animes que não estão em redes legais que estão na pirata, se eles melhorassem o serviço e deixassem acessível o numero de conteúdo pirata iria diminuir muito

    Junior
    Junior
    Reply to  satoshi
    22 , Abril , 2023 0:11

    é uma verdade. fui assistir ginga eiyuu densetsu (1988) e outros e nenhum site legal tem o anime? eai? fico esperando a boa vontade do streaming colocar?
    ou sou obrigado a ver os animes horriveis que eles escolhem enquanto fazem um mal investimento com a mensalidade? prefiro, continuar sem pagar

    NASHD
    NASH
    Reply to  Junior
    21 , Maio , 2023 1:49

    pior que Crunchyroll pega 90% dos Isekais, a Netflix prefere criar as próprias animações, e a Disney que inventou de pegar alguns animes mais famosos, acaba disseminando e separando muito, fazendo com quem queira consumir apenas de forma legal gastar muito, fora empresas que não estão em todos os Países como a Hidive que tem o direito de licença de vários animes acaba dificultando ainda mais, e como você comentou muitos dos animes principalmente mais antigos, anos 70,80,90 e começo dos anos 2000, só podem ser assistidos através desses sites,o maior problema é que esses sites ganham em cima, diferente das fansubs que eram gratuitas no começo, e com isso gera o problema que acaba entrando na lei da maioria dos Países.

    Last edited 11 meses atrás by NASH
    Anthoni Vedovato
    Anthoni Vedovato
    Reply to  satoshi
    22 , Abril , 2023 22:21

    Mas a Bosta da Japão não tem interesse e com isso! Estamos Perdendo Locais que eram um Refúgio!

    NASHD
    NASH
    Reply to  satoshi
    21 , Maio , 2023 1:43

    e as Fansubs,que costumavam pegar animes que nenhuma empresa possui interesse em comercializar no ocidente, e eles legendavam, quantos animes antigos, dos anos 70,80,90 e começo dos anos 2000 que só eram acessíveis atrás dos Fansubs e sites paralelos, e isso ocorre até hoje com animes que estão presos somente em alguns Países como o Hidive que pegou o Oshi no Ko.

    Last edited 11 meses atrás by NASH
    Anônimo
    Anônimo
    21 , Abril , 2023 21:10

    Seria muito melhor o próprio Japão tivesse um site , que você assiste animes com propaganda , parecido com YouTube dessa forma eles lucrariam fica dica.

    conkers
    conkers
    21 , Abril , 2023 21:14

    isso ai os estudios japoneses fazem varoas dessas obras primas com carga de tranalho pesada pra moleque na intenet ficar falando bosta fecha tudo nessa porra.

    Sakura Hibiki
    Sakura Hibiki
    22 , Abril , 2023 2:50

    Que continue assim. Por mais legalidade neste país.

    Tal como aprendi com os animes de detetive, os criminosos sempre começam com algo pequeno, e sempre vai escalando.
    Primeiro pirataria digital, depois sonegação, fraude, corrupção e vai indo…

    E se alguma obra não está disponível, é porque não era pra estar e ponto.

    Não recorram nunca a pirataria, simplesmente apreciem o que está disponível legalmente e sejam felizes e gratos pelo que tem. Carpe Diem.

    Marcelo KyoyaD
    Marcelo Kyoya
    Reply to  Sakura Hibiki
    22 , Abril , 2023 6:17

    Sabe o que esta disponível pra todos no Brasil ? crack, eu prefiro um anime baixado em site pirata.

    Riquelme França da Silva
    Riquelme França da Silva
    Reply to  Sakura Hibiki
    23 , Abril , 2023 20:42

    Tá aí uma pessoa que vive no mundo da fantasia(ou só é rica msm).

    Primeiro que tem pessoas que não tem condições de assinar um serviço de streaming, além de ter que pagar água, energia e o mais necessário: a comida.

    Segundo: quando foi que assistir ANIMES de detetive te faz se tornar um expert em alguma coisa? Kkkkkkk.

    “Não recorram nunca a pirataria, simplesmente apreciem o que está disponível legalmente e sejam felizes e gratos pelo que tem.”
    Ok, irei apreciar os 10/20 animes isekais que lança todo dia no Crunchyroll, eba!
    E o que fazer se não ter o anime que eu quero assistir na Crunchy? Assinar Netflix/HBO?

    Existem animes antigos que não tem mais chances de vir pra algum streaming e, infelizmente só tem nos sites piratas. É inegável que foi por causa dos sites de animes piratas que os animes e a cultura otaku são tão conhecidos por aqui!
    
    Não é derrubando sites piratas, além de não ter um preço acessível e deixar as pessoas bravas, que vão acabar com a pirataria.

    OrcbolgD
    Orcbolg
    22 , Abril , 2023 17:50

    O Brasil não consegue acabar e nem diminuir com tráfico de drogas, prostituição, contrabando, corrupção, jogo do bicho, mosquito da dengue e outras mazelas, vai acabar com a pirataria? Só acredito vendo.

    Marcelo KyoyaD
    Marcelo Kyoya
    Reply to  Orcbolg
    23 , Abril , 2023 21:41

    Concordo plenamente Orcbolg, indo pra outro assunto vc reparou que anunciaram a segunda temp de Goblin Slayer em janeiro de 2021 e em janeiro de 2023 já tem 2 anos do anuncio e nem previsão de quando vai sair, pela sua foto e nome imagino que seja fã do matador goblins.

    Last edited 1 ano atrás by Marcelo Kyoya
    Gustavo
    Gustavo
    22 , Abril , 2023 19:54

    japoneses adoram jogar whac mole.
    nunca vai ter fim.
    mas continuem quem sabe em 2045 tenha resultados.

    luizD
    luiz
    22 , Abril , 2023 20:13

    Vendo o q se oferece hj e o qto de animes estão perdidos no tempo espaço, fico pensando o q esse pessoal acha q acontece

    Inclusive me lembrei do caso de uma novela q a emissora não tinha o capítulo e precisaram pegar no YouTube

    Fora isso, mtos, mas mtos mesmo animes q passaram pelo Brasil meio estão disponíveis em NENHUM lugar. Quer dizer, se vc quer ver pq não lembra ou mesmo pq gosta, sua opção é não ver?

    Pra efeito de comparação, isso é tão absurdo qto o caso de Chaves, que a briga entre televisa e família do Bolanos não termina e a emissora fica dando Strike em conteúdo do YouTube pra ninguém ter acesso a nada

    Joel Vicente
    Joel Vicente
    22 , Abril , 2023 22:13

    É uma pena mesmo🥲,mais fazer o quê é a vida 😮‍💨

    Anthoni Vedovato
    Anthoni Vedovato
    22 , Abril , 2023 22:20

    #JapãoSaiDoBrasilAgora!
    #ForaCrunchyrollPaga
    #AnimesCrunchyrollGrátisSemPremium
    #GloboLixo
    #JapãoNazista

    Essa Ditadura do CODA tem que Parar!!!!
    Temos que Queimar o Local onde ele foi criado!!!

    QUE A CYBER-HYDRA SURGE DAS TREVAS!!

    Kommissar Lohmann
    Kommissar Lohmann
    27 , Abril , 2023 15:22

    Os bons animes estão apenas nos sites de pirataria. Ninguém consegue sobreviver a ver o lixo de animes que estão no Crunchyroll e na Netflix. Deixamos simplesmente de ver anime e ponto final.

    NASHD
    NASH
    21 , Maio , 2023 2:09

    o pior é que o público na maior parte só consome e se contenta com os animes famosos de cada temporada, e as empresas buscam muito o que está na moda, como no caso da Crunchy que pega a maior parte sendo Isekai, e pessoas que possuem curiosidade ou nostalgia, ou queiram conhecer animes que não estão na mídia, vamos supor, o pessoa queira assistir de forma oficial e legal o Power Stone,e vamos ainda mais a fundo ela queira assistir dublado em PTBr, não se tem em nenhuma empresa de streaming oficial, ou seja as chances de conseguir assistir será somente em um site desses que são “ilegais” fora inúmeros animes que ficaram literalmente perdidos desde as quedas mais antigas de outros sites e Fansubs, animes dos anos 70,80,90 e começo dos anos 2000, mesmo no japão algumas obras que não fizeram muito sucesso, ou que são mais antigas, ou que a empresa não liberou a licença, são extremamente raros e difíceis de se conseguir ver ou ter material oficial, fazendo até mesmo muitos acessarem e recorrerem a esses sites.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares