Mais...
    InícioMangaAutora do mangá The Apothecary Diaries pede desculpa por fugir aos impostos

    Autora do mangá The Apothecary Diaries pede desculpa por fugir aos impostos

    The Apothecary Diaries manga vol 13 cover

    No seu twitter Nekokurage (Erika Ikeda), a mangaká responsável pela adaptação para mangá da novel The Apothecary Diaries (Kusuriya no Hitorigoto) escrita por Natsu Hyuuga e ilustrada por Touko Shino, pediu desculpa por ter fugido aos impostos, algo que tal como noticiámos anteriormente lhe valeu uma pena de prisão suspensa de 10 meses de prisão.

    Nekokurage escreveu:

    Lamento profundamente ter causado tantos problemas relacionados com as minhas obrigações fiscais. Após a recente sentença, pensei seriamente no incidente. Atualmente estou a receber o apoio de um contabilista fiscal de confiança e prometo que algo assim não voltará a acontecer.

    Ela acrescentou também:

    Aos que ainda desejam ler o meu trabalho, e às pessoas que decidiram permitir-me continuar a desenhar, estou profundamente grato. Espero retribuir continuando com The Apothecary Diaries e dedicando-me a criar o melhor trabalho possível.

    Ela foi em julho de 2024 condenada pelo Tribunal Distrital de Fukuoka a uma pena suspensa de 10 meses de prisão e a uma multa de 11 milhões de ienes (65 mil euros) pelo crime de evasão fiscal.

    A fraude fiscal foi descoberta com base na suspeita de que a artista não declarou mais de 47 milhões de ienes em impostos, o que equivale a mais de 300 mil dólares.

    Na audiência, Ikeda, de 36 anos, admitiu as acusações, argumentando que pretendia apresentar as suas declarações fiscais acumuladas ao longo de vários anos.

    De acordo com a acusação, entre 2019 e 2021, Ikeda teve rendimentos de aproximadamente 260 milhões de ienes como mangaká (mais de 1,65 milhões de dólares), mas não os declarou a tempo, resultando numa evasão fiscal de cerca de 47 milhões de ienes. Posteriormente, a Ikeda pagou todos os impostos devidos, incluindo juros de mora.

    Após condenação da autora, a Square Enix “não considera” cancelar o mangá The Apothecary Diaries

    The Apothecary Diaries (Kusuriya no Hitorigoto) começou a ser publicada em outubro de 2011 na Shousetsuka ni Narou e em formato físico começou a sua publicação em agosto de 2014. A novel inspira duas adaptações mangá simultaneamente, uma de Nekokurage publicada na Big Gangan e outra de Minoki Kurata publicada na Sunday Gene-X.

    Uma adaptação para série anime estreou em outubro de 2023. Com animação pelos estúdios TOHO animation e OLM (Pokémon, Inazuma Eleven), a direção é de Norihiro Naganuma (The Ancient Magus’ Bride) que também está a supervisionar o guião e o design de personagens é de Yukiko Nakatani (Go! Princess Precure, Tropical-Rouge! Precure). A direção de arte é de Katsumi Takao (Pokémon the Movie: Secrets of the Jungle) com Yū Nagai (Komi Can’t Communicate) a dirigir o CGI.

    Sinopse de The Apothecary Diaries

    Numa corte imperial na China antiga, alguns meses passaram-se desde que uma menina de 17 anos conhecida como Maomao foi sequestrada e forçada a trabalhar como serva de baixo escalão do palácio do imperador. Ainda assim, ela consegue manter o seu espírito curioso e pragmático, planeando trabalhar até que os seus anos de servidão terminem. Um dia, no entanto, ela percebe que dois dos filhos do imperador ficaram gravemente doentes, então ela decide agir em segredo, usando a sua experiência como farmacêutica criada  num bairro pobre.

    Apesar dos esforços de Maomao para permanecer anónima, ela logo chama a atenção de Jinshi, um influente eunuco que reconhece os seus talentos. Maomao logo começa a ganhar posições no império e gradualmente começa a destacar-se usando o seu conhecimento e personalidade excêntrica para resolver mistérios médicos.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares