Dia 3 de junho a Levoir vai publicar O Desassossegado Senhor Pessoa de Nicolas Barral. Podem comprar aqui com desconto.
O Desassossegado Senhor Pessoa vai ser apresentado no Festival Maia BD a 24 de Maio, com uma exposição sobre as obras do autor editadas em Portugal.
Esta obra foi uma das grandes sensações no mundo da Banda Desenhada em França em 2024 e Candidato aos prémios do festival de banda desenhada de Angoulême 2025, O Desassossegado Senhor Pessoa, é “um retrato comovente de Fernando Pessoa, um dos maiores escritores do século XX”.
Simão Cerdeira, um jovem jornalista do Diário de Lisboa é indicado para escrever o obituário de Fernando Pessoa, porque corre o rumor, em Novembro de 1935, de que o poeta está doente e morrerá em breve. Mas Cerdeira nada sabe sobre o poeta lançando-se numa investigação, percorrendo o seu rasto, entrevistando as principais testemunhas da vida desta enigmática figura.
Ao mesmo tempo, Pessoa prepara a sua morte. Na altura Fernando Pessoa trabalhava nos textos do Livro do Desassossego, do heterónimo Bernardo Soares. Esta obra tem um posfácio e tradução de Ricardo Belo de Morais, escritor, investigador e especialista em Fernando Pessoa.
Dizem que Pessoa tinha um baú cheio de milhares de textos, uma espécie de caixa de correio onde todos esses escritores vinham regularmente deixar os seus manuscritos. Um baú cheio de pessoas que talvez só existam na imaginação do seu dono.
O Desassossegado Senhor Pessoa de Nicolas Barral
- ISBN: 9789896829971
- Editor: Levoir
- Idioma: Português
- Dimensões: 195 x 270 x 10 mm
- Encadernação: Capa dura
- Páginas: 144
A tradução e o posfácio são da autoria de Ricardo Belo de Morais, escritor e investigador da Casa Fernando Pessoa.
A obra do francês Nicolas Barral foi uma das grandes sensações no mundo da Banda Desenhada em França em 2024 e candidato aos prémios do Festival de Banda Desenhada de Angoulême 2025.
Licenciado pela Escola de Belas-Artes de Angoulême, Nicolas Barral iniciou a sua carreira na revista Fluide Glacial, mas foi a sua colaboração com Pierre Veys em Baker Street e As Aventuras de Philip e Francis – uma paródia à série Blake e Mortimer – que o tornou conhecido do grande público. Nicolas é autor de Ao Som do Fado, uma emotiva e bem documentada banda desenhada sobre Portugal antes do 25 de Abril de 1974. Publicada pela Levoir em 2020 em Portugal, ainda antes da sua saída em França, o livro esgotou e teve uma segunda edição em 2024 aquando dos 50 anos da Revolução dos Cravos.
O Desassossegado Senhor Pessoa, tem uma capa exclusiva para a FNAC.