Dia 3 de junho a Levoir vai publicar Fouché o Génio Tenebroso de Kim e Stefan Zweig. Mas antes, dia 24 de maio vai acontecer uma pré-lançamento no Festival Maia BD com a presença do autor e sessão de autógrafos. Podem comprar aqui com desconto.
Baseado na famosa biografia de Stefan Zweig, Kim recria em vinhetas a ascensão e a queda de um verdadeiro animal político, um dos homens mais temidos e influentes do seu tempo, é considerado como o precursor da espionagem política e criador daquilo que actualmente denominamos como Ministério de Administração interna.
Joseph Fouché é o conspirador político por excelência. Intrigante e astuto, foi a sombra do poder durante os anos que vão da Revolução Francesa à Restauração dos Bourbon. Fouché foi professor eclesiástico — e depois saqueou igrejas — e em poucos anos era milionário. Sem qualquer pudor, ao longo da vida, sempre se manteve ao lado do poder e alinhava-se às pessoas e ideias que estivessem no comando.
Fouché o Génio Tenebroso de Kim e Stefan Zweig
- ISBN: 9789896829858
- Editor: Levoir
- Idioma: Português
- Dimensões: 200 x 290 x 6 mm
- Encadernação: Capa dura
- Páginas: 128
Kim de seu nome Joaquim Aubert Puigarnau, é autor de várias novelas gráficas publicadas pela Levoir, A Asa Quebrada e A Arte de Voar em colaboração com Antonio Altarriba e também da novela autobiográfica, Neve nos Bolsos, sobre a sua experiência como imigrante na Alemanha no anos 60.
Fundador da revista El Jueves, última resistente da explosão criativa do comic adulto espanhol, para a qual criou uma popular sátira da extrema-direita, Martínez el Facha. Ao longo dos anos conquistou todos os principais prémios de BD espanhóis.
Fouché nasceu em 1759, em Le Pellerin, França. Estudou em instituições católicas e foi professor de matemática e física no seminário. Sem qualquer pudor, ao longo da vida, manteve-se sempre ao lado do poder e alinhava com as pessoas e ideias que estivessem no comando.
A ambição e a intriga são as únicas paixões deste homem político, desprovido de escrúpulos e de moral, que atravessa sem vacilar as convulsões sociais e políticas da França revolucionária e do império.
Fouché, o Génio Tenebroso é a adaptação para BD da obra do escritor austríaco Stefan Zweig que o aponta como o “Maquiavel da era moderna”. Também Fernando Schüler, especialista em filosofia política retrata Fouché como um “génio da política”.