Mais...
    InícioJogosKojima quase criou um shooter de Metal Gear Solid

    Kojima quase criou um shooter de Metal Gear Solid

    Hideo Kojima e Vince Zampella discutiram parceria para shooter da saga Metal Gear, numa revelação feita durante homenagem na cimeira DICE 2026

    Hideo Kojima hideotube screenshot

    Durante a cimeira DICE 2026, que decorreu esta semana em Las Vegas, Hideo Kojima partilhou uma revelação surpreendente, após o lançamento de Metal Gear Solid 4 em 2008, ele e Vince Zampella mantiveram conversas sobre a possibilidade de desenvolver um shooter em primeira pessoa da icónica saga Metal Gear.

    A informação surgiu numa sessão emotiva intitulada “Remembering A Titan” (“Recordando um Titã”), onde figuras proeminentes da indústria dos videojogos prestaram tributo a Vince Zampella, que morreu tragicamente num acidente de viação em dezembro de 2025. Zampella, co-criador de Call of Duty e fundador da Respawn Entertainment, faleceu aos 55 anos quando o seu Ferrari embateu contra uma barreira de betão na Angeles Crest Highway, perto de Los Angeles.

    Segundo o criador de Death Stranding, estas discussões aconteceram precisamente numa altura crucial, em 2010, quando Vince Zampella e Jason West foram despedidos da Infinity Ward e decidiram fundar a Respawn Entertainment. O projeto de Metal Gear shooter estava entre as várias opções que a nova empresa considerou inicialmente.

    “Sem ele, a indústria dos videojogos não seria o que é hoje”, afirmou Kojima sobre Zampella durante a sua intervenção gravada em vídeo.

    A ligação entre os dois não ficou por aí. Quando Kojima decidiu tornar-se independente e criar a Kojima Productions após a sua saída da Konami, procurou ativamente o conselho de Zampella. O fundador da Respawn, que tinha passado por uma experiência semelhante ao deixar a Infinity Ward, partilhou generosamente os seus conhecimentos sobre como montar e gerir um estúdio independente.

    “Ele deu-me muito apoio e conselhos”, revelou Kojima. “Mostrou-me o seu estúdio e incorporei alguns dos aspetos positivos no nosso próprio estúdio”.

    A sessão de homenagem na DICE juntou alguns dos nomes mais importantes da indústria. Phil Spencer, responsável pela Xbox, esteve presente e partilhou as suas memórias: “Ele conseguia sempre trabalhar com a equipa para elevar ainda mais a fasquia e inspirar um trabalho fantástico”.

    Todd Howard, designer de jogos da Bethesda e amigo de Zampella há mais de 20 anos, descreveu-o como “autêntico”. “Procurava sempre o seu conselho com cada jogo que fazia, ou sobre como lidar com tudo o que se passa na indústria”, partilhou Howard, que também revelou ter nomeado Zampella para um prémio de carreira na DICE, proposta que este recusou aceitar.

    Laura Miele, presidente da EA Entertainment, destacou o impacto duradouro de Zampella: “Vince Zampella mudou a forma como os jogos são feitos. Mas, mais importante ainda, mudou a forma como as pessoas são tratadas enquanto os fazem. O seu legado não está apenas nas franquias ou nos prémios. Vive em cada estúdio que escolhe confiança em vez de medo, arte em vez de atalhos, pessoas em vez de ego”.

    Entre os outros participantes na homenagem estiveram Geoff Keighley, apresentador dos The Game Awards, Randy Pitchford da Gearbox, e Ted Price da Insomniac Games. Todos partilharam histórias sobre como Zampella influenciou o seu trabalho, as suas vidas e a indústria em geral.

    O currículo de Zampella fala por si: liderou Medal of Honor: Allied Assault em 2002, co-criou Call of Duty e Modern Warfare, fundou a Respawn Entertainment (responsável por Titanfall, Apex Legends e a série Star Wars Jedi), e mais recentemente supervisionou o aclamado Battlefield 6, que estabeleceu novos recordes de vendas para a franquia.

    Criador de Call of Duty morre em acidente trágico e a indústria dos videojogos está em CHOQUE

    A Electronic Arts confirmou a morte de Zampella através de um comunicado onde descreveu a sua influência como “profunda e de longo alcance”. “Esta é uma perda inimaginável, e os nossos corações estão com a família de Vince, os seus entes queridos e todos aqueles tocados pelo seu trabalho”, referia o comunicado. “O trabalho de Vince ajudou a moldar o entretenimento interativo moderno e inspirou milhões de jogadores e programadores em todo o mundo”.

    Quanto ao Metal Gear shooter que nunca chegou a ser desenvolvido, Kojima não entrou em pormenores sobre as razões que levaram ao cancelamento do projeto. No entanto, a mera possibilidade de combinar a visão criativa de Kojima com a mestria de Zampella em jogos na primeira pessoa continua a alimentar a imaginação dos fãs sobre o que poderia ter sido uma das colaborações mais extraordinárias da história dos videojogos.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares